: Apresentação física e cultural do instrumento. Relação do instrumento com o executante como meio de expressão cultural. Repertório básico a ser trabalhado: principais obras que levam à compreensão do instrumento; o instrumento tradicional como instrumento de vanguarda. O instrumento em conjunto: na orquestra, na música de câmara e acompanhador.
Apresentação física e cultural do instrumento. Relação do instrumento com o executante como meio de expressão cultural. Repertório básico a ser trabalhado: principais obras que levam à compreensão do instrumento; o instrumento tradicional como instrumento de vanguarda. O instrumento em conjunto: na orquestra, na música de câmara e acompanhador.
O nome "Práticas Instrumentais" é genérico, pois diz respeito a catorze especialidades musicais: violão, piano, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, trompete, trombone, trompa, flauta 1. Descrição histórica do instrumento.2. Principais problemas técnicos quanto a emissão do som.3. Função do referido instrumento em grupos camerísticos e orquestrais.4. Prática instrumental, propriamente dita.Desse modo, o programa específico de cada uma destas especialidades estará à disposição na secretaria do CMU. Não obstante, podemos afirmar que "Práticas Instrumentais" (seja qual for o "Instrumento escolhido") se organizará com base na bibliografia de conteúdo especificamente técnico-instrumetal, somada a toda literatura de repertório do instrumento cursado. Quando ministrada para alunos do curso de Regência ou Composição, essa disciplina poderá abordar:12.Conteúdo:Teste inicial para cada estudante a fim de classificá-lo no nível correto de proficiência (intermediário ou avançado)Utilizando a bibliografia citada, os alunos serão treinados nos seguintes aspectos da língua:vocabulário, exercícios de escuta, gramática, escrita, pronúncia e leitura.Serão aprendidos e aplicados o Vocabulário musical e as expressões musicaisDebates em classe sobre assuntos musicais pertencentes às áreas da teoria, harmonia, história, regência, etc.Representações de situações reais sobre assuntos musicais (por exemplo: aulas particulares, aulas para uma classe, regência de um conjunto, etc)Serão realizadas atividades em grupo (4 a 5 pessoas) sobre assuntos de músicaCrítica musical: os alunos farão comentários críticos em inglês, depois de ouvir apresentações musicais.
Será usada toda bibliografia que compõe a historiografia musical, para o aprendizado e prática dos diversos instrumentos oferecidos nos cursos do Departamento.