Estabelecer uma rede de reflexões e práticas pedagógicas considerando estudos relacionados a diferentes contextos sociais e culturais ao longo de um percurso histórico dentro da educação musical e do ensino das artes em geral.
Bases teóricas da educação musical em tempos e contextos distintos. Procedimentos pedagógicos direcionados ao fazer musical de diferentes faixas etárias. Percursos da Educação Musical no Brasil e na América Latina.
1. Métodos ativos de Educação Musical (Dalcroze, Willems, Orff, Kodaly, Suzuki, Martenot). 2. Concepções de Educação Musical em períodos históricos distintos e modos de realização segundo pesquisadore(a)s como Keith Swanwick, Violeta Gainza, Carlos Kater, Marisa Fonterrada e outros. 3. Percurso da Educação Musical no Brasil e na América Latina: políticas educacionais, iniciativas e propostas desenvolvidas. 4. Estudo do desenvolvimento de atividades musicais na infância, adolescência e fase adulta a partir das propostas de Maria Teresa Alencar de Brito, Esther Beyer, Grupo Barbatuques, Keith Terry e outros. 5. Estudos de repertórios aplicados a músicas tradicionais de culturas diversas, como as musicas dedicadas à infância, músicas da tradição indígena, músicas populares e músicas do mundo. 6. Incorporação das pedagogias estudadas em seminários, propostas práticas e demais compartilhamentos a partir da reflexão e análise no material estudado.
ABEM – Revista da ABEM – vários volumes (disponíveis em: www.abemeducacaomusical.com.br) BRITO, Teca A.; LACAZ, Guto. Um Jogo chamado Música: escuta, experiência, educação, criação. São Paulo: Editora Peirópolis, 2019. BRITO, Teca Alencar de. Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. SP: Ed. Peirópolis, 2003. BEYER, Esther (org.) Ideias em Educação Musical. Porto Alegre: Editora Mediação, 1999. ISBN: 85-87063-30-8. CAMPBELL, Patricia S. Orality, Literacy and Music's Creative Potential: A Comparative Approach. Bulletin of the Council for Research in Music Education No. 101 (Summer, 1989), pp. 30-40. ELLIOT, D. J. Music Matters: A New Philosophy of Music Education. New York and Oxford: Oxford University Press, 1995. FONTERRADA, M. T. O. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. SP: Ed.Unesp, 2005 GAINZA, V. H. (Org.) . La educación musical frente al futuro. BA: Editorial Guadalupe, 1993. IAVELBERG, Rosa. Para gostar de aprender arte: sala de aula e formação de professores. Porto Alegre: Artmed, 2003. FREIRE, V. Música e Sociedade: uma perspectiva histórica e uma reflexão aplicada ao ensino superior de música, ABEM Florianópolis, 2011. MATEIRO, T.; ILARI, B. (Org.). Pedagogias em Educação Musical, Curitiba: Editora IBPEX, 2011. MATEIRO, T.; SOUZA, J. (Org.). Práticas de Ensinar Música. Porto Alegre: Editora Sulina, 2ª ed., 2009. PERRENOUD, P. Pedagogia Diferenciada: das intenções à ação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. SALLES, P. P. A reinvenção da música pela criança: implicações pedagógicas da criação musical. Tese de Doutorado. São Paulo: FEUSP, 2002. SINCLAIR, H (Org.). A produção de notações na criança. São Paulo: Cortez, 1990. SLOBODA, J. A mente musical: a psicologia definitiva da música. Trad. de Beatriz Ilari e Rodolfo Ilari. Londrina: Editora da UEL, 2008. SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. SP: Moderna, 2005 WILLEMS, Edgar. As Bases Psicológicas da Educação Musical. Bienne: Editions Pro Música, 1970.