Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0542 - Fundamentos da Educação Musical
Foundations of Music Education

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Estabelecer uma rede de reflexões e práticas pedagógicas considerando estudos relacionados a diferentes contextos sociais e culturais ao longo de um percurso histórico dentro da educação musical e do ensino das artes em geral.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
541498 - Ana Luisa Fridman
 
Programa Resumido
Bases teóricas da educação musical em tempos e contextos distintos. Procedimentos pedagógicos direcionados ao fazer musical de diferentes faixas etárias. Percursos da Educação Musical no Brasil e na América Latina.
 
 
 
Programa
1. Métodos ativos de Educação Musical (Dalcroze, Willems, Orff, Kodaly, Suzuki, Martenot).
2. Concepções de Educação Musical em períodos históricos distintos e modos de realização segundo pesquisadore(a)s como Keith Swanwick, Violeta Gainza, Carlos Kater, Marisa Fonterrada e outros.
3. Percurso da Educação Musical no Brasil e na América Latina: políticas educacionais, iniciativas e propostas desenvolvidas.
4. Estudo do desenvolvimento de atividades musicais na infância, adolescência e fase adulta a partir das propostas de Maria Teresa Alencar de Brito, Esther Beyer, Grupo Barbatuques, Keith Terry e outros.  
5. Estudos de repertórios aplicados a músicas tradicionais de culturas diversas, como as musicas dedicadas à infância, músicas da tradição indígena, músicas populares e músicas do mundo. 
6. Incorporação das pedagogias estudadas em seminários, propostas práticas e demais compartilhamentos a partir da reflexão e análise no material estudado.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação contínua no decorrer do curso, preparação e apresentação de seminários ou projetos didáticos externos e relatório final da disciplina.
Critério
Participação e o envolvimento discente nas aulas, seminários, elaboração e aplicação de projetos didáticos, além de análise de relatório final.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
ABEM – Revista da ABEM – vários volumes (disponíveis em: www.abemeducacaomusical.com.br)
BRITO, Teca A.; LACAZ, Guto. Um Jogo chamado Música: escuta, experiência, educação, criação. São Paulo: Editora Peirópolis, 2019.
BRITO, Teca Alencar de. Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. SP: Ed. Peirópolis, 2003.
BEYER, Esther (org.) Ideias em Educação Musical. Porto Alegre: Editora Mediação, 1999. ISBN: 85-87063-30-8.
CAMPBELL, Patricia S. Orality, Literacy and Music's Creative Potential: A Comparative Approach. Bulletin of the Council for Research in Music Education No. 101 (Summer, 1989), pp. 30-40.
ELLIOT, D. J. Music Matters: A New Philosophy of Music Education. New York and Oxford: Oxford University Press, 1995.
FONTERRADA, M. T. O. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. SP: Ed.Unesp, 2005
GAINZA, V. H. (Org.) . La educación musical frente al futuro. BA: Editorial Guadalupe, 1993. 
IAVELBERG, Rosa. Para gostar de aprender arte: sala de aula e formação de professores. Porto Alegre: Artmed, 2003.
FREIRE, V. Música e Sociedade: uma perspectiva histórica e uma reflexão aplicada ao ensino superior de música, ABEM Florianópolis, 2011.
MATEIRO, T.; ILARI, B. (Org.). Pedagogias em Educação Musical, Curitiba: Editora IBPEX, 2011.
MATEIRO, T.; SOUZA, J. (Org.). Práticas de Ensinar Música. Porto Alegre: Editora Sulina, 2ª ed., 2009.
PERRENOUD, P. Pedagogia Diferenciada: das intenções à ação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
SALLES, P. P. A reinvenção da música pela criança: implicações pedagógicas da criação musical. Tese de Doutorado. São Paulo: FEUSP, 2002.
SINCLAIR, H (Org.). A produção de notações na criança. São Paulo: Cortez, 1990.
SLOBODA, J. A mente musical: a psicologia definitiva da música. Trad. de Beatriz Ilari e Rodolfo Ilari. Londrina: Editora da UEL, 2008.
SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. SP: Moderna, 2005
WILLEMS, Edgar. As Bases Psicológicas da Educação Musical. Bienne: Editions Pro Música, 1970.
 

Clique para consultar os requisitos para CMU0542

Clique para consultar o oferecimento para CMU0542

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP