Informa??es da Disciplina

Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0542 - Fundamentos da Educação Musical
Foundations of Music Education

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Estabelecer uma base teórica para as reflexões e as práticas em educação musical considerando aspectos relacionados à filosofia, à psicologia e a questões sociais.
Desenvolver análises críticas relativas aos fundamentos da educação musical, em tempos, culturas e contextos distintos.
Ler, analisar e elaborar textos, fichamentos e relatórios, enfatizando o uso adequado do idioma.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
58568 - Pedro Paulo Salles
 
Programa Resumido
Estudo das bases teóricas da educação musical, investigando sentidos e significados que permearam e permeiam o fazer musical nos espaços da educação, em tempos e contextos distintos.
Produção e análise de textos, resenhas e artigos com focos na área.
 
 
 
Programa
Análise de concepções de educação musical em períodos históricos distintos, considerando objetivos e modos de realização.
Análise das propostas de Bennet Reimer e David Elliot.
A proposta de Keith Swanwick e François Delalande, dentre outros.
Hans-Joachim Koellreutter e o ensino pré-figurativo.
Música e inclusão social.
A formação musical em distintos contextos: escola de música, ensino básico, projetos sociais.
A educação musical nas distintas etapas da vida: sentidos, significados e possibilidades de realização.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação contínua, no decorrer do curso, preparação e apresentação de seminários e produção de trabalho escrito.
Critério
Serão levados em conta na avaliação a participação e o envolvimento do aluno nas aulas, nos debates e seminários, bem como, sua produção escrita.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
ABEM – Associação Brasileira de Educação Musical – Fundamentos da Educação Musical – vários volumes ABEM – Revista da ABEM – vários volumes (disponíveis em www.abemeducacaomusical.com.br) Brito, Maria Teresa A de. Criar e comunicar um novo mundo: as ideias de música de H-J Koellreutter. Dissertação de Mestrado. Programa de Comunicação e Semiótica. Puc-SP: 2004. Brito, T. A. Koellreutter educador: o humano como objetivo da educação musical. São Paulo: Peirópolis, 2001. Brito, Maria Teresa A de. Por uma educação musical do Pensamento: novas estratégias de comunicação. Tese de Doutorado. Programa de Comunicação e Semiótica. PUC-SP:2007. CAMPBELL, Patricia S. Orality, Literacy and Music's Creative Potential: A Comparative Approach. Bulletin of the Council for Research in Music Education No. 101 (Summer, 1989), pp. 30-40. Elliott, David J. Music Matters: A New Philosophy of Music Education. New York and Oxford: Oxford University Press, 1995. Fonterrada, Marisa T.de O. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. SP: Ed.Unesp, 2005 Gainza, Violeta H. de (editora) . La educación musical frente al futuro. BA: Editorial Guadalupe, 1993. International Journal of Music Education/ISME (vários) HAIR, Harriet I. Children's Descriptions of Music: Overview of Research. Bulletin of the Council for Research in Music Education, No. 147, The 18th ISME. Research Seminar (Winter, 2000/2001), pp.66-71. IAVELBERG, Rosa. Para gostar de aprender arte: sala de aula e formação de professores. Porto Alegre: Artmed, 2003. Jordão, Gisele; Alluci, Renata R et al. Música na Escola. SP: Allucci &Associados Comunicações, 2012. PERRENOUD, P. Pedagogia Diferenciada – das intenções à ação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. Salles, Pedro P. A reinvenção da música pela criança: implicações pedagógicas da criação musical. Tese de Doutorado. São Paulo: FEUSP,2002. Santos, Regina Márcia Simões. Música, cultura e educação: os múltiplos espaços de educação musical. PA: Sulina, 2011 SCHAFER, R. Murray. O Ouvido Pensante. São Paulo: Unesp, 1991. Simonovich, Alejandro (org). Apertura, Identidad y Musicalización: bases para una educación musical latinoamericana.BA: Foro Latinoamericano de Educación Musical, 1a ed., 2009. Sloboda, John.A. A Mente Musical: a psicologia cognitiva da música. PR:Eduel,2008. Souza, Jusamara; Bozzetto, Adriana et al. Música, Cotidiano e Educação.PA: Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da UFRGS, 2000.
 

Clique para consultar os requisitos para CMU0542

Clique para consultar o oferecimento para CMU0542

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP