Estabelecer uma base teórica para as reflexões e as práticas em educação musical considerando aspectos relacionados à filosofia, à psicologia e a questões sociais.Desenvolver análises críticas relativas aos fundamentos da educação musical, em tempos, culturas e contextos distintos. Ler, analisar e elaborar textos, fichamentos e relatórios, enfatizando o uso adequado do idioma.
Estudo das bases teóricas da educação musical, investigando sentidos e significados que permearam e permeiam o fazer musical nos espaços da educação, em tempos e contextos distintos.Produção e análise de textos, resenhas e artigos com focos na área.
Análise de concepções de educação musical em períodos históricos distintos, considerando objetivos e modos de realização.Análise das propostas de Bennet Reimer e David Elliot.A proposta de Keith Swanwick e François Delalande, dentre outros.Hans-Joachim Koellreutter e o ensino pré-figurativo.Música e inclusão social.A formação musical em distintos contextos: escola de música, ensino básico, projetos sociais.A educação musical nas distintas etapas da vida: sentidos, significados e possibilidades de realização.
ABEM – Revista da ABEM – vários volumes (disponíveis em: www.abemeducacaomusical.com.br) BRITO, Teca A.; LACAZ, Guto. Um Jogo chamado Música: escuta, experiência, educação, criação. São Paulo: Editora Peirópolis, 2019. BRITO, Teca Alencar de. Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. SP: Ed. Peirópolis, 2003. BEYER, Esther (org.) Ideias em Educação Musical. Porto Alegre: Editora Mediação, 1999. ISBN: 85-87063-30-8. CAMPBELL, Patricia S. Orality, Literacy and Music's Creative Potential: A Comparative Approach. Bulletin of the Council for Research in Music Education No. 101 (Summer, 1989), pp. 30-40. ELLIOT, D. J. Music Matters: A New Philosophy of Music Education. New York and Oxford: Oxford University Press, 1995. FONTERRADA, M. T. O. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. SP: Ed.Unesp, 2005 GAINZA, V. H. (Org.) . La educación musical frente al futuro. BA: Editorial Guadalupe, 1993. IAVELBERG, Rosa. Para gostar de aprender arte: sala de aula e formação de professores. Porto Alegre: Artmed, 2003. FREIRE, V. Música e Sociedade: uma perspectiva histórica e uma reflexão aplicada ao ensino superior de música, ABEM Florianópolis, 2011. MATEIRO, T.; ILARI, B. (Org.). Pedagogias em Educação Musical, Curitiba: Editora IBPEX, 2011. MATEIRO, T.; SOUZA, J. (Org.). Práticas de Ensinar Música. Porto Alegre: Editora Sulina, 2ª ed., 2009. PERRENOUD, P. Pedagogia Diferenciada: das intenções à ação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. SALLES, P. P. A reinvenção da música pela criança: implicações pedagógicas da criação musical. Tese de Doutorado. São Paulo: FEUSP, 2002. SINCLAIR, H (Org.). A produção de notações na criança. São Paulo: Cortez, 1990. SLOBODA, J. A mente musical: a psicologia definitiva da música. Trad. de Beatriz Ilari e Rodolfo Ilari. Londrina: Editora da UEL, 2008. SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. SP: Moderna, 2005 WILLEMS, Edgar. As Bases Psicológicas da Educação Musical. Bienne: Editions Pro Música, 1970.