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Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0543 - Tendências Pedagógicas na Educação Musical I
Teaching Trends in Music Education I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Pesquisar e analisar criticamente as tendências pedagógico-musicais ao longo da Historia, considerando o fluxo das ideias de música, os contextos sócio-históricos, os objetivos e procedimentos adotados para o ensino de música em momentos distintos, bem como, os múltiplos territórios da educação musical.
Estimular o desenvolvimento de pesquisas na área, bem como, a leitura e a produção de textos em língua portuguesa, com atenção às normas gramaticais e de estilo.
Desenvolver atividades e propostas pedagógico-musicais voltadas ao ciclo básico de educação, bem como, aos distintos contextos próprios à educação musical.
Valer-se dos recursos das TICs no desenvolvimento de pesquisas, produções bibliográficas e materiais didáticos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
58568 - Pedro Paulo Salles
 
Programa Resumido
Dos primórdios do ensino musical à sistematização de procedimentos pedagógicos, no fluxo dinâmico que chega à primeira metade do século XX, com o advento dos chamados métodos ativos.
A educação musical no mesmo período, no Brasil e América Latina.
As Pedagogias Abertas propostas pela educadora musical argentina Violeta H.Gainza e o FLADEM – Fórum Latinoamericano de Educação Musical.
As pesquisas desenvolvidas na área.
 
 
 
Programa
- Os primórdios da educação musical no Ocidente, a partir da Antiguidade.
- O surgimento dos Conservatórios e escolas de música.
- Os métodos ativos de educação musical (Dalcroze, Willems, Orff, Kodaly, Suzuki, Martenot).
- A educação musical no Brasil e América Latina até o século XX.
- As pesquisas na área.
 
 
 
Avaliação
     
Método
À avaliação continuada, que considera o envolvimento do aluno nas discussões e atividades práticas, integrar-se-á a avaliação dos seminários, produção de textos e de monografia no final do curso.
Critério
Observação e análise da participação e da produção do aluno (prática e teórica).
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
ABEM (Assoc.Bras.Educ.Musical). Fundamentos da Educação Musical – 4,1998. ABEM. Revistas da ABEM (disponíveis em www.abemeducacaomusical.com.br) BRITO, Teca Alencar de. Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. SP: Ed. Peirópolis, 2003. DALCROZE, E.J.- Ritmo, Música, Educazione - Hoepli, Milano, 1919. FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira – De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. SP: Editora Unesp, 2003. IAZZETTA, Fernando. Técnica como meio, processo como fim. In: Volpe, Maria Alice. (Org.). Teoria, Crítica e Música na Atualidade. Rio de Janeiro: UFRJ, 2012, v. 2. JORDÃO, Gisele; Alluci, Renata R et al. Música na Escola. SP: Allucci &Associados Comunicações, 2012. OLIVEIRA, ALDA - A Educação Musical no Brasil. Revista da Associação Brasileira de Ed. Musical, Porto Alegre: 1, 35-40, 1992. PAZ, Ermelinda A. Pedagogia musical brasileira no século XX: metodologias e tendências. Brasília: Musimed, 2000. SIMONOVICH, ALejandro. Apertura, Identidad y Musicalización: bases para una educación musical latino-americana. BA: FLADEM - Foro Latinoamericano de educacion musical, 2009 TAJRA, S. F. Informática na Educação. São Paulo: Érica, 2012. VILLA-LOBOS, Heitor – Canto Orfeônico, 1º vol, SP: Vitale, 1940 WHEELER, Lawrence, RAEBECH, Lois. Orff and Kodaly adapted for the Elementary School. Iowa: Wm.C.Brown Company Publishers, 1972. WILLEMS, Edgar. As Bases Psicológicas da Educação Musical. Bienne: Editions Pro Música, 1970.
 

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