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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0544 - Música, Infância e Educação Musical
Music, Childhood and Education

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
-Introduzir estudos e pesquisas referentes às condutas musicais de bebês e crianças, com vias a ampliar conhecimentos acerca do acontecimento musical no curso da infância;
-Desenvolver procedimentos pedagógicos adequados ao fazer musical da infância.
-Realizar pesquisas na área, de cunho teórico e prático, valendo-se, inclusive, das Tecnologias da Comunicação e Informação (TICs) como recurso pedagógico, bem como, para o desenvolvimento pessoal e profissional.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
58568 - Pedro Paulo Salles
 
Programa Resumido
Estudo das condutas musicais da infância, com ênfase para os aspectos relativos à escuta, à produção de gestos, ao cantar e ao movimento.
Análise dos processos de criação musicais no curso da infância.
Estudo das propostas pedagógico-musicais adequadas à etapa da infância
Pesquisa relativa à música da cultura infantil; criação de blog como meio facilitador para o compartilhamento de  conhecimentos, repertório e atividades.
 
 
 
Programa
1-O desenvolvimento das condutas musicais no curso da infância, segundo pesquisadores como François Delalande, Claire Renard, Keith Swanwick, Violeta Gainza, Esther Beyer, dentre outros. 
2-Escuta e análise de produções musicais infantis;
3-Estudo das pedagogias musicais para a infância, discutindo criticamente as distintas concepções.
4-Estudo das produções musicais para a infância 
5- Música tradicional da cultura infantil;
 
 
 
Avaliação
     
Método
Leituras, seminários, pesquisa de campo, relatório de atividades, realizações práticas, produção de textos, utilização das TICs e participação no desenvolvimento do Blog.
Critério
Avaliação contínua considerando o envolvimento do aluno no decorrer do processo, nos trabalhos em classe, seminários, apresentação de propostas e produção de textos escritos.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical). Fundamentos da Educação Musical 4, 1998.
ABERASTURY, Arminda. A criança e seus jogos. Trad. De Marialzira Perestrello, 2ª ed.Porto Alegre: Artes Médicas. 
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SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. SP: Moderna, 2005
TAJRA, S. F. Informática na Educação. São Paulo: Érica, 2012.
THELEN, Esther e SMITH, Linda B. (1998) – A dynamic systems approach to the development of cognition and action; 3º edition. Cambridge: The MIT Press (A Bradford Book)
 

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