Informa??es da Disciplina

Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0545 - Performance, Educação e Sociedade
Musical Performance, Education and Society

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 150 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
1. Buscar uma inserção social, antropológica e cultural do conhecimento musical e pedagógico que o aluno adquiriu até aqui, levando-o a tomar uma postura crítica e prática diante da realidade social, sobretudo na relação música (músico) x plateia (outras pessoas) e também mediada por meios eletrônicos de gravação ou difusão. Tal inserção se dará por meio de discussões teóricas, análises de ações já efetuadas e principalmente por meio da elaboração de projetos práticos e efetivos.
2. Orientar grupos de câmara em projetos de performances educativas, concertos didáticos, improvisações interativas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
58568 - Pedro Paulo Salles
 
Programa Resumido
1. Inserção social e cultural do conhecimento musical e pedagógico adquirido.
2. Elaboração de projetos de performance com viés educacional e performático.
 
 
 
Programa
1. Inserção social e cultural do conhecimento musical e pedagógico adquirido.
2. Análise de práticas performáticas: leituras e discussões sobre a música no contexto artístico e social e sobre a relação músico-plateia na contemporaneidade.
3. Conhecimento de grupos musicais com projetos de performance educativa ou voltados para uma escuta diferenciada.
4. Discutir a formação de plateia e concerto didático.
5. A performance musical diferenciada: o cômico, o trágico, o científico, o estético, o performático, o lúdico.
6 Processos de emissão e de escuta envolvidos na performance da música: a performance voltada a uma escuta ativa, reflexiva e criativa.
7. O uso da Linguagem falada durante concertos didáticos ou performáticos, uso correto e criativo da Língua Portuguesa e da voz em situações de performance musical.
8. Elaboração e execução de projetos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aula expositiva, leituras, análise de projetos e elaboração e execução de projetos.
Critério
Serão levados em conta na avaliação o envolvimento do aluno nas discussões e os projetos desenvolvidos.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
ADORNO, T. W. O fetichismo na música e a regressão da audição. In: Os Pensadores, Trad.: José Lino Grünnenwald. São Paulo: Abril Cultural, 1980.
ALVES-MAZZOTTI, A.J. Representações sociais e exclusão: em busca da qualidade na pesquisa. In:. Jornada Internacional sobre Representações Sociais, 3., 2003, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro, 2003.
BENJAMIN, W. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. obras escolhidas. Vol. 1. São Paulo: Brasiliense, 1996.
COHEN, Renato. Performance como Linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2004
DUARTE, M.A.; MAZZOTTI, T.B. La creación de sentido de música a través de la teoria de las representaciones sociales. Comunicação apresentada no 6. Congresso Internacional sobre Representaciones Sociales, Guadalajara, México, set. 2004c.
DUARTE, M.A. Objetos musicais como objetos de representações sociais. Em Pauta, Porto Alegre, v. 13, n. 20, p. 123-141, 2002.
GAINZA, V. H. Pedagogia musical: dos décadas de pensamiento y acción educativa. Buenos Aires: Lúmen, 2002.
McCARTHY, Marie, ed. "Social and Cultural Contexts Section," in the New Handbook of Research on Music Teaching and Learning. Edited by Richard J. Colwell and Carol P. Richardson. Oxford University Press in cooperation with MENC: National Association for Music Education, 2002, Part V, pp. 563-753. (See contents below.)
MARTTELART, André e Neveu, Érik. Introdução aos estudos Culturais. São Paulo: Parábola, 2004..
ORLANDI, Eni Puccinelli. As Formas do Silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas: Editora da Unicamp, 1982
SHEPHERD, John e WICKE, Peter. Music and Cultural Theory. Cambridge: Policy Press, 1997, p. 6-27.
TURNER, Victor. The Anthropology of Performance, New York: Paj Publications, 1988.
ZUMTOR, Paul. Escritura e Nomadismo. São Paulo: Ateliê Editorial, 2005.
http://earlymusichicago.org/ensembles_mixed.htm
http://www.alteramusica.ru/Eng/history.htm#a
www.canbrass.com
http://webserver.cm-lisboa.pt/fonoteca/eventos/2006/ensemble/EnsembleCordasI.htm
 

Clique para consultar os requisitos para CMU0545

Clique para consultar o oferecimento para CMU0545

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP