Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0545 - Performance, Educação e Sociedade
Musical Performance, Education and Society

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 150 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação: 31/12/2023

Objetivos
1. Buscar uma inserção social, antropológica e cultural do conhecimento musical e pedagógico que o aluno adquiriu até aqui, levando-o a tomar uma postura crítica e prática diante da realidade social, sobretudo na relação música (músico) x plateia (outras pessoas) e também mediada por meios eletrônicos de gravação ou difusão. Tal inserção se dará por meio de discussões teóricas, análises de ações já efetuadas e principalmente por meio da elaboração de projetos práticos e efetivos.
2. Orientar grupos de câmara em projetos de performances educativas, concertos didáticos, improvisações interativas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
541498 - Ana Luisa Fridman
 
Programa Resumido
1. Inserção social e cultural do conhecimento musical e pedagógico adquirido.
2. Elaboração de projetos de performance com viés educacional e performático.
 
 
 
Programa
1. Inserção social e cultural do conhecimento musical e pedagógico adquirido.
2. Análise de práticas performáticas: leituras e discussões sobre a música no contexto artístico e social e sobre a relação músico-plateia na contemporaneidade.
3. Conhecimento de grupos musicais com projetos de performance educativa ou voltados para uma escuta diferenciada.
4. Discutir a formação de plateia e concerto didático.
5. A performance musical diferenciada: o cômico, o trágico, o científico, o estético, o performático, o lúdico.
6 Processos de emissão e de escuta envolvidos na performance da música: a performance voltada a uma escuta ativa, reflexiva e criativa.
7. O uso da Linguagem falada durante concertos didáticos ou performáticos, uso correto e criativo da Língua Portuguesa e da voz em situações de performance musical.
8. Elaboração e execução de projetos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação continuada a partir de aulas práticas e expositivas e avaliação final a partir da análise, elaboração e execução de projetos.
Critério
Envolvimento discente nas práticas, discussões e projetos desenvolvidos, além de avaliação dos resultados alcançados a partir das produções e performances realizadas em conjunto.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
ALONSO, C. Enseñanza Y Aprendizaje De La Improvisacion Libre: Propuestas Y Reflexiones, Madrid: Editorial ALPUERTO, 2014.
BARBOSA, A. M. (Org.). Inquietações e Mudanças no Ensino da Arte. São Paulo: Editora Cortez, 4ª ed., 2008.
CERQUEIRA, D.L.C. Considerações sobre a elaboração de um método de Piano para Ensino Individual e Coletivo, Revista do Conservatório de Música da UFPel, v. 5. Pelotas: UFPel, 2012, p.98-125, 2012.
COHEN, Renato. Performance como Linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2004
COSTA, R. L. M.; FRIDMAN, A. L. Flows between improvisation, perception and spatiality as creative tools: report of two teaching experiments in music. Conference Proceedings CIVAE 2020, Madrid: MusicoGuia Magazzine, 2020.
DUARTE, M.A. Objetos musicais como objetos de representações sociais. Em Pauta, Porto Alegre, v. 13, n. 20, p. 123-141, 2002.
GUEST, I. Arranjo: Método Prático, vol. 1, Rio de Janeiro: Irmãos Vitale, 1ª edição, 2020.
PUCCI, M.; ALMEIDA, B. Cantos da floresta: Iniciação ao universo musical indígena, São Paulo: Editora Peirópolis, 2017.
RAY, S. Pedagogia da Performance Musical, Goiânia: EMAC, Universidade de Goiás, 2019
SANTOS, B. T. ; SCARPIN, S. ; SILVA, R. P. (Org.). Trânsitos Interdisciplinares em Artes, São Carlos: Editora Scienza, 2021
TONI, A.; VELOSO, D.D. Prática musical em conjunto: um olhar ao ensino e à aprendizagem, Curitiba: Editora InterSaberes, 2022.
TAVARES, L. B. (Org.) Notas Proêmias: acessibilidade comunicacional para produções culturais. Pernambuco: Funcultura; Fundarpe; Secretaria de Cultura de Pernambuco, 2014.
 

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