Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0546 - Análise e Produção de Materiais Didáticos
Analysis and Production of Teaching Materials

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 150 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
Desenvolver no futuro professor um olhar crítico e analítico diante dos materiais didáticos e métodos de ensino de música conhecidos e, mais do que isso, motivá-lo a desenvolver materiais didáticos que tenham qualidade pedagógica e didática, que sejam coerentes com a realidade contemporânea e com as necessidades conceituais da área em seus mais diversos segmentos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
58568 - Pedro Paulo Salles
 
Programa Resumido
1. Levantamento e análise de materiais didáticos
2. Análise do material e levantamento de critérios de avaliação
3. Produção de materiais didáticos.
 
 
 
Programa
1. Discussão sobre os materiais didáticos e sua função no ensino de música: adequação, eficiência, orientação pedagógica, qualidade artística, etc.
2. Levantamento e análise de materiais didáticos na área de música: métodos, coletâneas de músicas, livros didáticos e paradidáticos, jogos, softwares e outros.
3. Análise crítica do material observando: adequação à faixa etária e ao contexto histórico, concepção de criança contida no método, qualidade conceitual, grau de ludicidade e interatividade, qualidade didática, musical, e visual. 
4. Produção de materiais didáticos para o ensino de música: métodos, coletâneas de música, textos didáticos de paradidáticos, jogos, softwares ou outros.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aula expositiva, análise de materiais, discussões em grupo, leituras e elaboração de materiais didáticos.
Critério
Serão levados em conta na avaliação o envolvimento do aluno nas discussões e os materiais didáticos desenvolvidos.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
ABAURRE, Maria Luiza. Produção de Texto - Interlocução e Gêneros. MODERNA 2018.
BONAZZI, M.; ECO, U. Mentiras que Parecem verdades. São Paulo: Summus, 1980. 
MEC-BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Ensino de primeira à quarta séries, 1997. 
MEC-BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Ensino de quinta à oitava séries, 1998.
COOK, N. Analysing musical multimedia. New York: Oxford University Press, 1998.
FERRAZ, Maria Heloisa C.T. e Siqueira, Idméa S.P. Arte-educação: vivência, experienciação ou livro didático? São Paulo: Loyola, 1987.
GAINZA, Violeta Hemsy de. Fundamentos, materiales y tecnicas de la educación musical.Buenos Aires: Ricordi, 1977.
KOCHE, Vanilda S.; BOFF, Odete M.B.; MARINELLO, Adriana F. Leitura e Produção Textual: gêneros textuais do argumentar e expor. Petrópolis, Vozes, 2010.
LEVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
QUEIROZ, Luis Ricardo Silva ; PENNA, Maura . POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE MÚSICA. Educação (UFSM), v. 37, p. 91-106, 2012.
 

Clique para consultar os requisitos para CMU0546

Clique para consultar o oferecimento para CMU0546

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP