Informa??es da Disciplina

Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0550 - Harmonia I
Harmony I

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2008 Desativação:

Objetivos
Desenvolver noções de simultaneidade e sucessividade (Monteverdi) em linhas musicais, ao mesmo tempo em que se trata das disposições dos acordes tanto isolados (reconhecimento de acordes) como em suas funcionalidades (reconhecimento das funções tonais), assim como dos movimentos internos das vozes na polifonia, tanto na realização de análises funcionais como na confecção de encadeamentos (a quatro vozes e outros), abrangendo os fundamentos históricos do sistema tonal do período barroco ao clássico. O aluno estará lidando também com referências (obras musicais e tratados) do período colonial brasileiro.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1682511 - Rubens Russomanno Ricciardi
 
Programa Resumido
Fundamentos da Harmonia Funcional (a dialética da motilidade horizontal dos acordes verticalmente reconhecidos, cujo significado depende do contexto composicional) – análises e confecções de encadeamentos tonais desde os primórdios deste sistema até o final do século XVIII.
 
 
 
Programa
Introdução à harmonia e os tratados históricos. Os intervalos diatônicos e cromáticos. A série harmônica e suas transposições. Fundamentos da harmonia funcional (de Riemann a Krämer). A nomenclatura padrão internacional de Wilhelm Maler. Conceitos do sistema tonal. As cadências básicas (autêntica, plagal e completa). Os acordes perfeitos, suas inversões e transposições. Regras para duplicação de notas. Regras de contraponto para o encadeamento tonal a quatro vozes (para o exercício acadêmico). Conceito de movimento das vozes (paralelo, oblíquo e contrário, por graus conjuntos ou afastados). Realizações de encadeamentos acadêmicos. Os acordes de 6ª (3ª e 6ª). Os acordes de 4ª e 6ª. Funções em apojaturas de 4ª e 6ª para 3ª e 5ª, e de 4ª e 5ª para 3ª e 5ª, entre outras apojaturas. As funções de T, S, D, t, s, d, portanto, o modo maior (cantus durus) e o modo menor (cantus mollis) (segundo Glareanus). As afinidades das 3ª (relativas e anti-relativas). Notas estranhas à harmonia (passagem, bordadura, antecipação, indeterminada e retardo). Os acordes de 7a e as funções de D7 e S7 e derivadas. As dominantes e subdominantes individuais. Acordes sem fundamental (acorde de 5ª diminuta, acorde de 7ª diminuta e acorde de 7ª de sensível). Outras cadências e marchas harmônicas de uso freqüente. Cadências de engano. A Cadência Pré-Clássica (Ricciardi). A Cadência Frígia. Acordes com 6ª da fundamental: 6ª acrescentada (sixte ajoutée de Rameau); 6ª napolitana e 6ª aumentada (germânica, francesa e italiana). Acordes de 13ª. Funções sem fundamental e a terça. Conceito de nota pedal. Acordes de 9ª. Acordes de 5ª aumentada. Análises funcionais (até Mozart).
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas, exercícios em classe, entrega de trabalhos.
Critério
Desempenho acadêmico em sala de aula.
Norma de Recuperação
Prova de recuperação abrangendo toda a matéria dada no semestre.
 
Bibliografia
     
ALAIN, Olivier (1969). L’harmonie. Paris, Presses Universitaires de France. (1a ed. 1965).BENEDICTIS, Savino de (1948). Tratado de harmonia – clássico e moderno. São Paulo, Ricordi Brasileira.BERTON, Henry Montan (1815). Traité d’harmonie. Paris.BRISOLLA, Cyro Monteiro (1979). Princípios de harmonia funcional. São Paulo, Novas Metas.DISTLER, Hugo [1940]. Funktionelle Harmonielehre. Kassel und Basel, Bärenreiter.DURAND, Émile (s.d. – século XIX). Tratado completo de harmonia – theorica e pratica. Traducção portugueza de Julio Neuparth [do original francês]. Volumes I e II. Paris, Alphonse Leduc.GALILEI, Vincentio (1581). Dialogo della musica antica, et della moderna. Fiorenza, Giorgio Marescotti.GRABNER, Hermann (1995). Handbuch der funktionellen Harmonielehre – I. Teil: Lehrbuch; II. Teil: Aufgabenbuch. 11. Auflage. Kassel, Gustav Bosse. (1a ed. 1967).HINDEMITH, Paul (1987). Armonia tradicional – libro 1º. Traducción del inglés de Emilio Argel. Buenos Aires, Ricordi. (Edição original 1943).HINDEMITH, Paul (1987). Armonia tradicional – parte (II). Traducción de Walter Liebling [do original inglês]. Buenos Aires, Ricordi. (Edição original 1949).JESUS, padre Caetano de Melo de (1985). Discurso apologético - polêmica musical. Edição do texto e introdução de José Augusto Alegria. [Lisboa], Fundação Calouste Gulbenkian. [Manuscritos originais da Bahia, 1734].KENNAN, Kent Wheeler (1972). Counterpoint – based on eighteenth-century practice. 2a ed. New Jersey, Prentice-Hall. (1a ed. 1959).KOELLREUTTER, H[anns] [Joachim] (1986). Harmonia funcional – introdução à teoria das funções harmônicas. 2a ed. São Paulo, Ricordi.KRÄMER, Thomas (1995). Harmonielehre im Selbststudium [2a ed. corrigida]. Wiesbaden, Breitkopf & Härtel. (1a ed. 1991).MACHADO, Raphael Coelho (4a edicção – s.d.). Breve tratado d’harmonia. Rio de Janeiro, Narciso & Arthur Napoleão. [1a ed. 1852].MALER, Wilhelm (2000). Beitrag zur Durmolltonalen Harmonielehre. München, F. E. C. Leuckart. [Volumes I e II]. 16ª ed. [1ª ed. 1931].MICHELS, Ulrich (2001). dtv-Atlas - Musik. München, Deutscher Taschenbuch & Kassel, Bärenreiter. (1a ed. 1977).MOTTE, Diether de la (1997). Harmonielehre. 10. Auflage. Kassel, Deutscher Taschenbuch & Bärenreiter. (1a ed. 1976).PAREJA, Bartolomé Ramos de (1983). Música práctica [versões integrais em latim e castelhano]. Estudio preliminar, edición y comentarios por Clemente Terni. Texto traducido al castellano por Gaetano Chiappini y revisado por Clemente Terni [do original latino]. Madrid, Joyas Bibliográficas. [1a ed. Itália, século XV].PISTON, Walter (1978). Harmony. Revised and expanded by Mark DeVoto. London, Victor Gollancz. (Edição original 1941).RAMEAU, [Jean-Philippe] (1722). Traité de l’harmonie. Paris, Jean-Baptiste-Christophe Ballard. .RICCIARDI, Rubens Russomano (2007). Apostila de Harmonia I (TELEDUC – USP/RP).RIEMANN, Hugo (1893). Vereinfachte Harmonie oder die Lehre von der tonalen Funktionen der Akkorde. London und New York.RIEMANN, Hugo (1918). Handbuch der Harmonie und Modulations-Lehre. Berlin, Max Hesses Verlag.RIMSKY–KORSAKOV, Nicolás (1959). Tratado practico de armonia. 6a edicion corregida de la nueva traducción efectuada por Jacobo Ficher y Miguel Ficher [1946], directamente de la 13ª edición rusa ampliada por Maximilian Steinberg [1924]. Buenos Aires, Ricordi. (Edição original russa 1886).SCHOENBERG, Arnold (1986). Harmonielehre. [Wien], Universal. (1a ed. 1911). TORRES, Joseph de (1702). Reglas generales de acompañar, en organo, clavicordio, y harpa, con solo saber cantar la parte, ò un baxo en Canto figurado. Madrid, Imprenta de Musica.TORRES Martinez Bravo, Joseph de (1736). Reglas generales de acompañar, en organo, clavicordio, y harpa, con solo saber cantar la parte, ò un baxo en Canto figurado – añadido aora un nuevo tratado, donde se explica el modo de acompañar las obras de musica, segun el estilo italiano. Madrid, Imprenta de Musica.ZARLINO DA CHIOGGIA, Gioseffo (1558). Le istitutioni harmoniche. Venetia.
 

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