Informa??es da Disciplina

Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0551 - Harmonia II
Harmony II

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2008 Desativação:

Objetivos
Desenvolver noções de simultaneidade e sucessividade (Monteverdi) em linhas musicais, ao mesmo tempo em que se trata das disposições dos acordes tanto isolados (reconhecimento de acordes) como em suas funcionalidades (reconhecimento das funções tonais), assim como dos movimentos internos das vozes na textura polifônica vocal e/ou instrumental, tanto na realização de análises funcionais como na confecção de encadeamentos (a quatro vozes e outros também, já em escritas instrumentais), abrangendo os fundamentos históricos do sistema tonal do período clássico ao romântico. O Curso incluiu em sua etapa final os fundamentos do baixo contínuo, como forma também de introdução à Harmonia de Graus (ou Tradicional).
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1682511 - Rubens Russomanno Ricciardi
 
Programa Resumido
Fundamentos da Harmonia Funcional (a dialética da motilidade horizontal dos acordes verticalmente reconhecidos, cujo significado depende do contexto composicional) – análises e confecções de encadeamentos tonais, incluindo-se princípios da melodia acompanhada e dos recursos harmônicos do Romantismo (século XIX).
 
 
 
Programa
Modulação e enharmonia. As modulações românticas (Schubert, Schumann, Chopin e Fauré, entre outros). A melodia acompanhada. Análises funcionais (até o final do Romantismo). O cromatismo exacerbado no crepúsculo do Romantismo. Fundamentos do baixo contínuo (Bach e Rameau) como introdução à Harmonia de Graus (conhecida também por Harmonia Tradicional). Exercícios de baixo contínuo (obras referenciais dos grandes mestres europeus e do período colonial brasileiro).
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas, exercícios em classe, entrega de trabalhos.
Critério
Desempenho acadêmico em sala de aula.
Norma de Recuperação
Prova de recuperação abrangendo toda a matéria dada no semestre.
 
Bibliografia
     
BACH, Johann Sebastian (1988). Einige höchst nöthige Regeln von General Basso di J. S. Bach – Einige Reguln vom General Bass. In: Klavierbüchlein für Anna Magdalena Bach – 1725. Faksimile der Originalhandschrift [Fac-símile do manuscrito original] mit einem Nachwort herausgegeben von Georg Dadelsen [editor e posfácio]. Série Documenta Musicologica nº XXV. Kassel, Bärenreiter. p.123-126. DISTLER, Hugo [1940]. Funktionelle Harmonielehre. Kassel und Basel, Bärenreiter.GRABNER, Hermann (1995). Handbuch der funktionellen Harmonielehre – I. Teil: Lehrbuch; II. Teil: Aufgabenbuch. 11. Auflage. Kassel, Gustav Bosse. (1a ed. 1967).FRANCESCHINI, Fúrio (outubro de 1946). Estudos sobre os Modos – Modulações Modais-Tonais – Bimodalidade. In: Revista Música Sacra. Ano VI - Nº 10. Petrópolis. p.182-186.FRANCESCHINI, Fúrio (novembro de 1946). Estudos sobre os Modos – Modulações Modais-Tonais – Bimoladidade (continuação). In: Revista Música Sacra. Ano VI - Nº 11. Petrópolis. p.213-216.KRÄMER, Thomas (1995). Harmonielehre im Selbststudium [2a ed. corrigida]. Wiesbaden, Breitkopf & Härtel. (1a ed. 1991).MACHADO, Raphael Coelho (4a edicção – s.d.). Breve tratado d’harmonia. Rio de Janeiro, Narciso & Arthur Napoleão. [1a ed. 1852].MALER, Wilhelm (2000). Beitrag zur Durmolltonalen Harmonielehre. München, F. E. C. Leuckart. [Volumes I e II]. 16ª ed. [1ª ed. 1931].MICHELS, Ulrich (2001). dtv-Atlas - Musik. München, Deutscher Taschenbuch & Kassel, Bärenreiter. (1a ed. 1977).MOTTE, Diether de la (1997). Harmonielehre. 10. Auflage. Kassel, Deutscher Taschenbuch & Bärenreiter. (1a ed. 1976).RAMEAU, [Jean-Philippe] (1722). Traité de l’harmonie. Paris, Jean-Baptiste-Christophe Ballard. .RICCIARDI, Rubens Russomano (2007). Apostila de Harmonia II (TELEDUC – USP/RP).RIEMANN, Hugo (1893). Vereinfachte Harmonie oder die Lehre von der tonalen Funktionen der Akkorde. London und New York.RIEMANN, Hugo (1918). Handbuch der Harmonie und Modulations-Lehre. Berlin, Max Hesses Verlag.TORRES, Joseph de (1702). Reglas generales de acompañar, en organo, clavicordio, y harpa, con solo saber cantar la parte, ò un baxo en Canto figurado. Madrid, Imprenta de Musica.TORRES Martinez Bravo, Joseph de (1736). Reglas generales de acompañar, en organo, clavicordio, y harpa, con solo saber cantar la parte, ò un baxo en Canto figurado – añadido aora un nuevo tratado, donde se explica el modo de acompañar las obras de musica, segun el estilo italiano. Madrid, Imprenta de Musica.
 

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