Informa??es da Disciplina

Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0568 - Seminário de Execução Musical VI
Seminary of Musical Performance VI

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 15 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2008 Desativação:

Objetivos
Instrumentalização do aluno para efetuar escolhas técnicas e artísticas conscientes na preparação de obras específicas do seu repertório. As oportunidades de execução perante os colegas visam viabilizar o debate sobre os critérios de um bom desempenho musical e um melhor entendimento do processo constante a que o artista é submetido.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
518095 - Eliane Tokeshi
 
Programa Resumido
Simulação de situação de apresentação pública e oportunidade para testar a solidez do equipamento técnico do aluno e o estágio de preparo das obras.
 
 
 
Programa
Apresentação dos alunos em classe de: Obras sem acompanhamento - Estudos e repertórioSonatas com acompanhamento de pianoConcertos com acompanhamento de orquestra (redução para piano)Peças características e virtuosísticas com acompanhamento de pianoSeminários sobre assuntos relativos à práticas interpretativasObras do repertório solo pianístico.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Apreciação de execuções em aulas, das aulas expositivas sobre tópicos relevantes à execução musical, análise de partituras e audição de gravações.
Critério
CONCEITO DE PARTICIPAÇÃO:
Conceito atribuído pelo professor do aluno relativo ao desempenho durante o semestre (assiduidade, pontualidade, preparo do material, comprometimento, interesse e participação tocando).
CONCEITO DE AUTO-AVALIAÇÃO:
Opcionalmente, a critério de cada professor, poderá ser solicitada ao aluno uma auto-avaliação de seu desempenho.
Norma de Recuperação
não há prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
Farnbach, Rod, Eversley, Farnbach. Overcoming Performance Anxiety. East Roseville: Simon & Schuster, 2001.Bruser, Madaleine. The Art Of Practicing. New York: Bell Tower, 1997.Schockley, Rebecca Payne. Mapping Music For Faster Learning and Secure Memory: a guide for piano teachers and students. Middleton: A-R Editions, 1997.Kohut, Daniel L. Musical Performance- Learning Theory and Pedagogy. Champaign, IL: Stipes Publishing, L.L.C., 1992.Herrigel, Eugen. Zen In The Art Of Archery. UK:Vintage Books, 1999.Ristad, Eloise. A soprano on her head. Boulder, CO: Real People Press, 1982.Fischer, Simon. Basics: 300 exercises and practice routines for the violin. London: Peters, 1997. Gerle, Robert. The Art of Practicing the Violin: with useful hints for all string players. London: Stainer & Bell, 1985.Barker, S. A Técnica de Alexander. São Paulo: Summus, 1991.Flesch, Carl. The Art of Violin Playing, v. 1 e 2. New York: Carl Fischer, 1930.Galamian, Ivan e Elizabeth A. H. Green. Principles of Violin Playing and Teaching. E. Cliffs: Prentice-Hall, 1962. Havas, Kató. Stage Fright: its causes and cures. New York: Bosworth, 1973.Badura-Skoda, Paul. Interpreting Bach at the Keyboard. Oxford: Clarendon Press, 1995.__________ . Interpreting Mozart on the Keyboard. London: Barrie and Rockliff, 1962.Bernstein, Seymour. With Your Own Two Hands. New York: Schirmer Books, 1981. Eigeldinger, Jean-Jacques. Chopin vu par ses élèves. Neuchâtel: Editions de la Baconnière 1988.Ferguson, Howard. Keyboard Interpretation. London: Oxford University Press, 1975.Rosenblum, Sandra. Performance Practice in Classical Piano Music. Bloomington: Indiana, 1988.Sandor, Gyorgy. On Piano Playing: Motion, Sound and Expression. New York: Schirmer Books, 1981.Schulemberg, David. The Keyboard Music of J.S. Bach. New York: Schirmer Books, 1992.
 

Clique para consultar os requisitos para CMU0568

Clique para consultar o oferecimento para CMU0568

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP