Informa??es da Disciplina

Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0578 - Instrumento complementar I
Complementary Instrument I

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 15 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2008 Desativação:

Objetivos
Esta disciplina visa proporcionar aos alunos um domínio instrumental básico.. è voltado para alunos de licenciatura e de bacharelado em canto. Tem por objetivo fornecer ferramentas para as mais variadas atividades práticas e de ensino. Serão compostas três classes distintas para esta disciplina, a saber: piano, violão e canto.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
518095 - Eliane Tokeshi
4973639 - Fátima Graça Monteiro Corvisier
 
Programa Resumido
A disciplina será focalizada sob três aspectos principais, distintos, distribuídos equitativamente dentro dos dois semestres. a) formação de repertório para alunos com prévio conhecimento instrumental;b) Iniciação ao instrumento, bem como formação de repertório para alunos que não tenham conhecimento do instrumento;c) abordagem instrumental, tendo em vista o nível de conhecimento de cada aluno.
 
 
 
Programa
A disciplina será focalizada sob três aspectos principais, distintos, distribuídos equitativamente dentro dos dois semestres. a) formação de repertório para alunos com prévio conhecimento instrumental;b) Iniciação ao instrumento, bem como formação de repertório para alunos que não tenham conhecimento do instrumento;c) abordagem instrumental, tendo em vista o nível de conhecimento de cada aluno.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Será realizada por meio de prova perante banca examinadora no final do semestre.
Critério
A disciplina terá como critério de avaliação a média aritmética da nota da prova de final de semestre e da nota de conceito elaborada com base no rendimento individual do aluno, de seu comprometimento com a matéria e frequência.
Norma de Recuperação
Não há prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
Agay, Denes(ed.). Teaching Piano. New York: Yorktown Music Press, 1981.Badura-Skoda, Paul. Interpreting Bach at the Keyboard. Oxford: Clarendon Press, 1995.__________ . Interpreting Mozart on the Keyboard. London: Barrie and Rockliff, 1962. Banowetz, Joseph. The Pianist's Guide to Pedaling. Bloomington: Indiana University Press, 1992.Bernstein, Seymour. With Your Own Two Hands. New York: Schirmer Books, 1981.Billier, Sylvaine. Le Déchiffrage ou L'Art de la Première Interprétation. Paris: Alphonse Leduc, 1990.Bruser, Madeline. The Art of Practicing. New York: Bell Tower, 1997.Burge, David. Twentieth-Century Piano Music. New York: Schirmer Books, 1990.Casella, Alfredo. El Piano. Bueno Aires: Ricordi Americana, 1936.Ehrlich, Cyril. The Piano: a History. Oxford: Clarendon Press, 1990. Enoch, Yvonne. Group Piano Teaching. London: Oxford University Press, 1974. Gerig, Reginald. Famous Pianists and their Technique. Washington D.C.: Robert Luce 1990.Hinson, Maurice. Guide to the Pianist's Repertoire. Bloomington: Indiana University Press, 1973.Kaemper, Gerd. Techniques Pianistiques. Paris: Alphonse Leduc, 1968.Last, Joan. The Young Pianist: An Approach for Teachers and Students. London: Oxford University Press, 1972. __________ . Interpretation in Piano Study. Oxford University Press, 1960.Leimer, Karl e Gieseking, Walter. Como Devemos Etudar Piano. São Paulo: Editorial Mangione S.A., 1950.__________ . Rítmica, Dinâmica e Pedal. Buenos Aires: Ricordi Americana, 1938.__________ . Piano Technique. New York: Dover Publications, Inc., 1972.__________ . "What Should our Piano Minors Study?" Music Educators Journal. Vol.56 no.4, December, 1969.Neuhauss, Heinrich. L'Art du Piano. Bourges: Editions Van de Velde, 1971.Newman, William S. The Pianist's Problems. New York: Harper and Row, 1984.__________ . O Pedal na Técnica do Piano. Rio de Janeiro: Carlos Wehrs, s/ data.Sandor, Gyorgy. On Piano Playing: Motion, Sound and Expression. New York: Schirmer Books, 1981.Schulemberg, David. The Keyboard Music of J.S. Bach. New York: Schirmer Books, 1992.Siki, Béla. Piano Repertoire: A Guide to Interpretation and Performance. New York: Schirmer Books, 1981.SUZUKI, Shinichi. Nurtured by Love: a new approach to education. Nova York: Exposition Press, 1969.TARLING, Judy. Baroque String Playing for ingenious learners. Hertfordshire: Corda Music, 2000.
 

Clique para consultar os requisitos para CMU0578

Clique para consultar o oferecimento para CMU0578

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP