Informa??es da Disciplina

Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0581 - Pedagogia do Instrumento II
Instrument Pedagogy II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2008 Desativação:

Objetivos
Discutir os aspectos fundamentais necessários para a formação do futuro professor de música através da análise e aplicação de diversas estratégias de ensino específicas para o seu instrumento.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
518095 - Eliane Tokeshi
4973639 - Fátima Graça Monteiro Corvisier
 
Programa Resumido
Revisão do histórico do instrumento e sua relação com as práticas interpretativas referentes aos períodos Barroco, Clássico, Romântico e dos séculos XX/XXI no que se refere tanto aos elementos técnicos quanto interpretativos da execução. Aplicação deste conhecimento no ensino do instrumento através de exercícios práticos e simulações de aulas.
 
 
 
Programa
Revisão do histórico do instrumento e sua relação com as práticas interpretativas referentes aos períodos Romântico e dos séculos XX/XXI no que se refere tanto aos elementos técnicos quanto interpretativos da execução. Aplicação deste conhecimento no ensino do instrumento através de exercícios práticos e simulações de aulas. Tópicos principais: principais trabalhos de técnica do século XX; leitura à primeira vista; como estudar e ensinar a estudar; aula particular e em grupo; exposição de pesquisas realizadas sobre problemas físicos comuns em instrumentistas causados por tensão e falta de preparo físico; comparação entre as abordagens de pedagogos do instrumento sobre organização do estudo diário e preparo mental, para alunos iniciantes e de nível avançado.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A nota final baseia-se na apresentação de trabalho final oral e escrito, na participação em sala de aula, em exercícios aplicados durante o semestre, e freqüência.
Critério
Trabalho final:
50% da nota final
Exercícios semanais: 30%
Participação em sala: 20%
Norma de Recuperação
Não há prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
Agay, Denes(ed.). Teaching Piano. New York: Yorktown Music Press, 1981.Badura-Skoda, Paul. Interpreting Bach at the Keyboard. Oxford: Clarendon Press, 1995.__________ . Interpreting Mozart on the Keyboard. London: Barrie and Rockliff, 1962. Banowetz, Joseph. The Pianist's Guide to Pedaling. Bloomington: Indiana University Press, 1992.Bastien, James W. How to Teach Piano Successfully. Park Ridge: General Words and Music Co., 1973.Billier, Sylvaine. Le Déchiffrage ou L'Art de la Première Interprétation. Paris: Alphonse Leduc, 1990.Bruser, Madeline. The Art of Practicing. New York: Bell Tower, 1997.Burge, David. Twentieth-Century Piano Music. New York: Schirmer Books, 1990.Camp, Max W. Developing Piano Performance: A Teaching Philosophy. Chapel Hill: Hinshaw Music, Inc., 1981.Casella, Alfredo. El Piano. Bueno Aires: Ricordi Americana, 1936.Chiantore, Luca. Historia de la técnica pianística. Madrid: Alianza Música, 2004 Chronister, Richard. "The Irrelevant Controversy: Group Teaching vs Private Teaching." Keyboard Arts, Vol.1, no.2 Spring, 1972.__________ . "The Relevant Controversy: Group Teaching vs Private Teaching." Keyboard Arts, Vol.1, no.3, Autumn, 1972.Dubal, David. Reflections from the Keyboard. New York: Schirmer Books, 1997.Ehrlich, Cyril. The Piano: a History. Oxford: Clarendon Press, 1990. Eigeldinger, Jean-Jacques. Chopin vu par ses élèves. Neuchâtel: Editions de la Baconnière 1988.Enoch, Yvonne. Group Piano Teaching. London: Oxford University Press, 1974. Estrella, Arnaldo de Azevedo. Em Torno dos Problemas Pianísticos. Tese de concurso para provimento da cadeira de piano da Escola Nacional de Música da Universidade do Brasil, 1941.Ferguson, Howard. Keyboard Interpretation. London: Oxford University Press, 1975.Fontainha, Guilherme H. O Ensino do Piano: seus Problemas Técnicos e Estéticos. Rio de Janeiro: Carlos Wehrs e Cia. Ltda., 1956.Gainza, Violeta Hemsy de. Estudos de Psicopedagogia Musical. São Paulo: Summus Editorial, 1988.Gerig, Reginald. Famous Pianists and their Technique. Washington D.C.: Robert Luce 1990.Hinson, Maurice. Guide to the Pianist's Repertoire. Bloomington: Indiana University Press, 1973.Kaemper, Gerd. Techniques Pianistiques. Paris: Alphonse Leduc, 1968.Kaplan, José Alberto. Teoria da Aprendizagem Pianística. Porto Alegre: Editora Movimento, 1985.Keilmann, Wilhelm. Introduction to Sight-Reading at the Piano or Other Keyboard Instrument. New York: Litolff/Peters, 1978.Kirshbaum, Bernard. The Challenging World of Piano Teaching. Starrest Music Publishers, 1986.Kohlberg, Lawrence e Mayer, Rochelle. "Development as the Aim of Education." Harvard Educational Review, Vol.42, no.4, November, 1972.Last, Joan. The Young Pianist: An Approach for Teachers and Students. London: Oxford University Press, 1972. __________ . Interpretation in Piano Study. Oxford University Press, 1960.Leimer, Karl e Gieseking, Walter. Como Devemos Etudar Piano. São Paulo: Editorial Mangione S.A., 1950.__________ . Rítmica, Dinâmica e Pedal. Buenos Aires: Ricordi Americana, 1938.__________ . Piano Technique. New York: Dover Publications, Inc., 1972.Long, Marguerite. Au Piano avec Claude Debussy. Paris: Gérard Billaudot, 1960.Lyke, James e Enoch Yvonne. Creative Piano Teaching. Illinois: Stipes Publishing Co., 1987.__________ . "What Should our Piano Minors Study?" Music Educators Journal. Vol.56 no.4, December, 1969.Matthay, Tobias. The Visible and Invisible in Pianoforte Technique. New York: Oxford University Press, 1988.Neuhauss, Heinrich. L'Art du Piano. Bourges: Editions Van de Velde, 1971.Newman, William S. The Pianist's Problems. New York: Harper and Row, 1984.Ott, Bertrand. Liszt et la Pédagogie du Piano. Issy-les-Molineaux: Editons Scientifiques et Psycologiques, 1978.Pace, Robert. "Piano Lessons: Private or Group?" Keyboard Journal, Vol.4, no.2, Fall, 1978. Pereira, Antônio Sá. Ensino Moderno de Piano: Aprendizagem Racionalizada. São Paulo, Ricordi, 1964.__________ . O Pedal na Técnica do Piano. Rio de Janeiro: Carlos Wehrs, s/ data.Rosenblum, Sandra. Performance Practice in Classical Piano Music. Bloomington: Indiana, 1988.Rowland, David (ed.). The Cambridge Companion to the Piano. Cambridge University Press, 1998.Sandor, Gyorgy. On Piano Playing: Motion, Sound and Expression. New York: Schirmer Books, 1981.Schulemberg, David. The Keyboard Music of J.S. Bach. New York: Schirmer Books, 1992.Siki, Béla. Piano Repertoire: A Guide to Interpretation and Performance. New York: Schirmer Books, 1981.
 

Clique para consultar os requisitos para CMU0581

Clique para consultar o oferecimento para CMU0581

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP