Informa??es da Disciplina

Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0582 - Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento I
Theoretical and Practical Complementary Activities I

Créditos Aula: 0
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 60 h ( Atividades Acadêmicos-Científico-Culturais = 40 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
1) Estimular a participação em eventos científicos, grupos de estudo, iniciação à docência, residência docente, monitoria em projetos de extensão e organização de eventos. 2) Estimular atividades práticas de música e educação musical em ONGs, Escolas, comunidades de educadores, coletivos e outras localidades, difundindo o conhecimento artístico e compartilhando formas e expressões simbólicas, assim como propostas didáticas voltadas à música. 3) Estimular a mobilidade estudantil, o intercâmbio e outras atividades em que o aluno dialogue com outras áreas, grupos de estudo e instituições visando conhecimentos interdisciplinares e projetos coletivos. 4) Estimular atividades de comunicação e expressão visando à aquisição e apropriação de recursos de linguagem capazes de comunicar, interpretar a realidade estudada e criar conexões com a vida social por meio da arte e da música, contemplando a problemática da inclusão, dos direitos humanos, da diversidade étnico racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional entre outras.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
58568 - Pedro Paulo Salles
 
Programa Resumido
Motivar o aluno a desenvolver o espírito científico e a se integrar em projetos de pesquisa e eventos científicos, assim como a se engajar em projetos sociais por meio da extensão à comunidade e às escolas e outras entidades formadoras e coletivos de educadores.
 
 
 
Programa
a) Participação em cursos livres, festivais, oficinas e workshops; b) Participação em Grupos de estudos e de Projetos de Pesquisa (IC, etc); c) Participação em recitais e concertos didáticos como músico, regente, compositor ou diretor; d) Participação em seminários, debates, congressos e correlatos; e) Publicação de artigos científicos; f) Organização de eventos científicos e artísticos; g) Participação em projetos de Iniciação Científica, Bolsas, Intercâmbio; h) Participação em atividades de extensão cultural; i) Participação em projetos de ensino e difusão musical em espaços educacionais e culturais; j) Relatório de atividades documentado e circunstanciado.
 
 
 
Avaliação
     
Método
1. Introdução metodológica e apresentação do regulamento das ATPA 2. Pesquisa de campo 3. Relatório documentado
Critério
1 - Avaliação dos relatórios documentados do aluno de acordo com as Normas das ATPA (disponíveis no site do Departamento). 2 - Deverão estar comprovadas nos relatórios 40 horas (a cada semestre) de atividades conforme o regulamento das ATPA.
Norma de Recuperação
Face à natureza da disciplina, não há possibilidade de recuperação.
 
Bibliografia
     
Amaral, Kleide do. Pesquisa em Música e Educação. São Paulo: Loyola, 1991.
Loureiro, Alicia M.A. O Desenvolvimento da pesquisa em Educação Musical no Brasil. São Paulo: Papirus, 2003.
Severino, Antônio Severino. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2002
 

Clique para consultar os requisitos para CMU0582

Clique para consultar o oferecimento para CMU0582

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP