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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0592 - Peculiaridades Estilísticas na Interpretação da Música Tonal
Stylistic particularities of the interpretation of tonal music

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2008 Desativação: 30/01/2023

Objetivos
É comum que em um mesmo recital sejam apresentadas obras que distem uma da outra por século. Essas peças foram criadas para instrumentos diferentes dos atuais e  dentro de uma outra tradição de interpretação. O objetivo desta disciplina é o reconhecimento das particularidades de cada período e estilo e seu reflexo dentro da performance do repertório tonal.
 
 
 
Programa Resumido
1. Tratados de época e sua utilização como fonte de pesquisa e consulta;
2. Estilos nacionais do Barroco;
3. Peculiaridades da música barroco: princípio da desigualdade, influência da retórica, afetos etc.;
4. Articulação, sonoridade, ornamentação e fraseado no Barroco e Classicismo;
5. Qualidade de som, articulação, fraseado e vibrato dentro do período romântico.
6. Comparação dos estilos
 
 
 
Programa
1. Tratados de época e sua utilização como fonte de pesquisa e consulta;
2. Estilos nacionais do Barroco;
3. Peculiaridades da música barroco: princípio da desigualdade, influência da retórica, afetos etc.;
4. Articulação, sonoridade, ornamentação e fraseado no Barroco e Classicismo;
5. Qualidade de som, articulação, fraseado e vibrato dentro do período romântico.
6. Comparação dos estilos
 
 
 
Avaliação
     
Método
As aulas semanais serão dedicadas, em parte, à discussão de textos selecionados pelo professor referentes aos tópicos temáticos acima apresentados e, em parte, à execução de trechos musicais que possam ilustrar os assuntos propostos e seu emprego prático.
Critério
O aluno deverá redigir um breve trabalho que demonstre a assimilação teórica do conteúdo do curso e ilustrar os princípios apreendidos na interpretação de peças ou trechos de obras, seja em aula, seja em recital.
Norma de Recuperação
A recuperação deixará de ser oferecida, por motivos operacionais, de acordo com a Resolução COG-3583, artigo 3º e parágrafo 1º, de 29.09.89
 
Bibliografia
     
SACHS, C. The history of musical instruments. 2.ed. Nova Iorque: W. W. Norton, 1968. 505p. 
SACHS, C. Handbuch der Musikinstrumentenkunde. 5.ed. Wiesbaden: Breitkopf und Härtel. 1990. 419p.
QUANTZ, J. J. On playing the flute. 2.ed. Nova Iorque: Schirmer Books. 1985. 412p. Versão inglesa de Edward R. Reilly. Original alemão.
PALISCA, C. V. Baroque Music. 3.ed. New Jersey: Prentice Hall. 1991. 356p.
MOZART, L. A treatise on the fundamental principles of violin playing. 2. ed. Londres: Oxford University Press. 1985. 237p. Versão inglesa de E. Knocker. Original alemão.
HOTTETERRE, J. Principes de la flute traversiere ou flute d’Allemagne, de la flute à bec ou flute douce et du haut-bois. Faksimile da edição de Amsterdam, 1728. 1.ed. Kassel: Bärenreiter-Verlag, 1998. 46p.
HARTIG, L. B. Johann Georg Tromlitz’s Unterricht die Flöte zu spielen: a translation and comparative study. Ann Arbor, 1981. 545p. Tese (Doutorado em Filosofia) – Departamento de Música, Michigan University.
DONINGTON, R. The interpretation of early music. 6.ed. London: Faber and Faber, 1990. 768p.
DONINGTON, R. Baroque music: style and performance. 3.ed. London: Faber Music, 1996, 206p.
CURY, F. Fundamentos para a performance no fagote barroco. Campinas, 1999. 338p. Dissertação (Mestrado em Artes). Universidade Estadual de Campinas.
BROWN, Clive. Classical & romantic performing practice 1750-1900. Nova Iorque: Oxford University Press, 1999, 662p.
BACH, C. P. Essay on the true art of playing keyboard instruments. Nova Iorque: W. W. Norton, 1949. 449p. Versão inglesa de William J. Mitchell. Original alemão.
BAINES, A. Woodwind instruments and their history. 3.ed. London. Faber and Faber. 1977. 384p.
 

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