Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0598 - Prática de Coro de Câmara VI
Chamber Choir VI

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação:

Objetivos
1.Oferecer aos alunos um espaço de performance nas obras de referência específicas para coro de câmara; 2.Criar condições objetivas e práticas para a futura profissionalização do estudante de canto, seja como coralista profissional, seja como solista (no que para isto possa colaborar a prática de coro de câmara); 3.Integrar o conhecimento musical adquirido nas demais disciplinas (vocais ou não) oferecidas na graduação através de vivência em canto coral de câmara, no interior do Comunicantus - Laboratório Coral do CMU; 4.Aproximar da linguagem coral camerística estudantes de educação, composição, instrumento e regência que possuam bom domínio da técnica vocal; 5.Aproximar da linguagem coral camerística quaisquer outros estudantes da USP em condições de acompanhar o trabalho nos níveis exigidos, conforme condições explicitadas abaixo (em Métodos Utilizados); 6. Ensinar Arte fazendo Arte, em condições de ensaio e concerto.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
74427 - Marco Antonio da Silva Ramos
 
Programa Resumido
Prática em Coro de Câmara. Os estudantes cantarão no Coro de Câmara da USP em ensaios e apresentações públicas dentro ou fora do campus da USP, podendo realizar até 2 viagens por semestre como estudo de campo, atividade em verdade didática, para aprendizado do enfrentamento de novos e diferentes públicos, novas e diferentes situações acústicas e ainda de conteúdos comportamentais inerentes à profissão.
 
 
 
Programa
1. Repertório específico para coro de câmara, escolhido a cada semestre; 2. Processos de equilíbrio entre naipes; 3. Processos de aceleração da leitura coral à primeira vista; 4. Ensaios em ritmo profissional, com exigências artísticas e pedagógicas de padrão elevado; 5. Apresentações públicas sob a regência do professor ou por regentes por ele convidados, dentro ou fora do campus da USP, podendo realizar até 2 viagens por semestre como estudo de campo, atividade em verdade didática, para aprendizado do enfrentamento de novos e diferentes públicos, novas e diferentes situações acústicas e ainda de conteúdos comportamentais inerentes à profissão.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Ensaios e apresentações públicas e pedagógicas. OBS: 1) O aluno deverá, para sua aceitação de matrícula, apresentar-se previamente ao professor para audição e avaliação de suas condições de participação. 2) A disciplina será igualmente facultada a estudantes de toda a USP capazes de leitura musical fluente e com um mínimo de 3 anos de prática coral, estando sua aceitação sujeita aos mesmos critérios exigidos dos alunos do CMU; 3) O professor observará, ao constituir o grupo aceito, um critério de equilíbrio sonoro entre naipes e vozes; 4) As audições serão marcadas sempre antes do início do semestre, sendo que será aceito um número indefinido de pré-matrículas. A confirmação de matrícula só será feita a partir da lista divulgada pelo professor responsável.
Critério
Serão avaliados o envolvimento e a eficácia do estudante em sua relação com o resultado geral do grupo, sua performance vocal enquanto coralista,sua afinação, sua velocidade de leitura coral, pontualidade e assiduidade, sua capacidade de aprender e assim melhorar o grupo.
Norma de Recuperação
Não há recuperação.
 
Bibliografia
     
BLOCKER, Robert (Ed). The Robert Shaw Reader. New Haven/London: Yale University Press, 2004.
BOWEN, José Antonio (Ed). The Cambridge Companion to Conducting. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.
CROWTHER, Duane. Teaching Choral Concepts. Horizon Pub. And Distr., West Bountiful,1981.
DART, Thurston. Interpretação da Música. Martins Fontes, São Paulo, 1990.
GARRETSON, Robert L. Conducting Choral Music. 7a Ed. Prentice Hall, Nmew Jersey, 1993.
POTTEr, John (Ed). The Cambridge Companion to Singing. Cambridge: Cambridge University Press, 2001
RAMOS, Marco Antonio da Silva .
Canto Coral: do repertório temático à construção do programa. Dissertação de Mestrado apresentada à ECA-USP, 1989.
O ensino da Regência Coral. Tese de Livre Docência apresentada à ECA-USP, 2003.
ROBINSON, Ray e WINOLD, Allen. The Choral experience. Harper and Row,Publishers, New York, London, 1976.
 

Clique para consultar os requisitos para CMU0598

Clique para consultar o oferecimento para CMU0598

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2018 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP