Instrumentalização do aluno para efetuar escolhas técnicas e artísticas conscientes na preparação de obras específicas do seu repertório. As oportunidades de execução perante os colegas visam viabilizar o debate sobre os critérios de um bom desempenho musical e um melhor entendimento do processo constante a que o artista é submetido.
Simulação de situação de apresentação pública e oportunidade para testar a solidez do equipamento técnico do aluno e o estágio de preparo das obras. Apresentação dos alunos em classe de: Obras sem acompanhamento - Estudos e repertório Sonatas com acompanhamento de piano Concertos com acompanhamento de orquestra (redução para piano) Peças características e virtuosísticas com acompanhamento de piano Seminários sobre assuntos relativos à práticas interpretativas
AUER, Leopold. Violin Playing: As I Teach It. Nova York: Dover Publications, Inc. 1980.BACHMANN, J. An Encyclopedia of the Violin. Ed. Albert E. Wier. Nova York: Da Capo Press, 1966.BAILLOT, Pierre. The Art of the Violin. Ed. e tradução de Louise Goldberg. Evanston: Northwestern University Press, 1835.BARKER, S. A técnica de Alexander. São Paulo: Summus, 1991.BOYDEN, David. The History of Violin Playing from its Origins to 1761. Nova York: Oxford University Press, 1990.CAMPBELL, Margareth. The Great Violinists. Nova York: Doubleday, 1981. GEMINIANI, Francesco. The Art of Playing on the Violin. Londres: 1751. GERLE, Robert. The Art of Practising the Violin. Londres: Stainer & Bell, 1983.FISCHER, Simon. Basics: 300 exercises and practice routines for the violin. Londres: Peters, 1997.FLESCH, Carl. The Art of Violin Playing, vol. 1 e 2. Nova York: Carl Fischer, Inc. 1930.GALAMIAN, Ivan e Elizabeth A. H. Green. Principles of Violin Playing and Teaching. E. Cliffs: Prentice-Hall, Inc., 1962. GILL, Dominic, ed. The Book of the Violin. Oxford: Phaidon Press Limited, 1984.HARNONCOURT, N. O Discurso dos Sons. Rio de Janeiro: Zahar, 1998. HAVAS, Kató. Stage Fright: its causes and cures. New York: Bosworth, 1973.________. A New Approach to Violin Playing. Londres: Bosworth, 2001.LELAND, Valborg. The Dounis Principles of Violin Playing: their meaning and practical application. Londres: The Strad, 1949.MOZART, Leopold. A Treatise on the Fundamental Principles of Violin Playing. Tradução de Editha Lnocker. Londres: 1951.PARNCUTT, R. McPHERSON, G., ed. The Science and Psychology of Music Performance: creative strategies for teaching and learning. New York: Oxford, 2002.PERKINS, Marianne M. A Comparison of Violin Playing Techniques: Kato Havas, Paul Roland and Shinichi Suzuki. Bloomington: ASTA, 1995.ROSTAL, Max. Handbuch zum Geigenspiel. Bern: Müller & Schade, s.d.ROTH, H. Violin Virtuosos: From Paganini to the 21st Century. Los Angeles: California Classics Books, 1997. SADIE, S. e H. BROWN, ed. Performance Practice: Music after 1600. Nova York: W.W. Norton, 1989.STOWELL, Robin, ed. The Cambridge Companion to the Violin. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.________. Violin Technique and Performance Practice in the Late Eighteenth and Early Nineteenth Centuries. Cambridge: Cambridge University Press, 1985. STRANGE, Patricia. The Contemporary Violin: extended performance techniques. Berkeley: University of California Press, 2001.SUZUKI, Shinichi. Nurtured by Love: a new approach to education. Nova York: Exposition Press, 1969.TARLING, Judy. Baroque String Playing for ingenious learners. Hertfordshire: Corda Music, 2000.