Informa??es da Disciplina

Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0608 - Técnica de Execução do Violino VIII
Violin Techniques in Performance VIII

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2016 Desativação:

Objetivos
Instrumentalização do aluno para efetuar escolhas técnicas e artísticas conscientes na preparação de obras específicas do seu repertório. As oportunidades de execução perante os colegas visam viabilizar o debate sobre os critérios de um bom desempenho musical e um melhor entendimento do processo constante a que o artista é submetido.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
518095 - Eliane Tokeshi
 
Programa Resumido
Simulação de situação de apresentação pública e oportunidade para testar a solidez do equipamento técnico do aluno e o estágio de preparo das obras. Apresentação dos alunos em classe de: Obras sem acompanhamento - Estudos e repertório Sonatas com acompanhamento de piano Concertos com acompanhamento de orquestra (redução para piano) Peças características e virtuosísticas com acompanhamento de piano Seminários sobre assuntos relativos à práticas interpretativas
 
 
 
Programa
Simulação de situação de apresentação pública e oportunidade para testar a solidez do equipamento técnico do aluno e o estágio de preparo das obras. Apresentação dos alunos em classe de: Obras sem acompanhamento - Estudos e repertório Sonatas com acompanhamento de piano Concertos com acompanhamento de orquestra (redução para piano) Peças características e virtuosísticas com acompanhamento de piano Seminários sobre assuntos relativos à práticas interpretativas
 
 
 
Avaliação
     
Método
Apreciação de execuções em aulas, das aulas expositivas sobre tópicos relevantes à execução musical, análise de partituras e audição de gravações.
Critério
CONCEITO DE PARTICIPAÇÃO:
Conceito atribuído pelo professor do aluno relativo ao desempenho durante o semestre (assiduidade, pontualidade, preparo do material, comprometimento, interesse e participação tocando).
CONCEITO DE AUTO-AVALIAÇÃO:
Opcionalmente, a critério de cada professor, poderá ser solicitada ao aluno uma auto-avaliação de seu desempenho.
Norma de Recuperação
Não haverá prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
AUER, Leopold. Violin Playing: As I Teach It. Nova York: Dover Publications, Inc. 1980.
BACHMANN, J. An Encyclopedia of the Violin. Ed. Albert E. Wier. Nova York: Da Capo Press, 1966.
BAILLOT, Pierre. The Art of the Violin. Ed. e tradução de Louise Goldberg. Evanston: Northwestern University Press, 1835.
BARKER, S. A técnica de Alexander. São Paulo: Summus, 1991.
BOYDEN, David. The History of Violin Playing from its Origins to 1761. Nova York: Oxford University Press, 1990.
CAMPBELL, Margareth. The Great Violinists. Nova York: Doubleday, 1981. GEMINIANI, Francesco. The Art of Playing on the Violin. Londres: 1751.
GERLE, Robert. The Art of Practising the Violin. Londres: Stainer & Bell, 1983.
FISCHER, Simon. Basics: 300 exercises and practice routines for the violin. Londres: Peters, 1997.
FLESCH, Carl. The Art of Violin Playing, vol. 1 e 2. Nova York: Carl Fischer, Inc. 1930.
GALAMIAN, Ivan e Elizabeth A. H. Green. Principles of Violin Playing and Teaching. E. Cliffs: Prentice-Hall, Inc., 1962.
GILL, Dominic, ed. The Book of the Violin. Oxford: Phaidon Press Limited, 1984.
HARNONCOURT, N. O Discurso dos Sons. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
HAVAS, Kató. Stage Fright: its causes and cures. New York: Bosworth, 1973.
________. A New Approach to Violin Playing. Londres: Bosworth, 2001.
LELAND, Valborg. The Dounis Principles of Violin Playing: their meaning and practical application. Londres: The Strad, 1949.
MOZART, Leopold. A Treatise on the Fundamental Principles of Violin Playing. Tradução de Editha Lnocker. Londres: 1951.
PARNCUTT, R. McPHERSON, G., ed. The Science and Psychology of Music Performance: creative strategies for teaching and learning. New York: Oxford, 2002.
PERKINS, Marianne M. A Comparison of Violin Playing Techniques: Kato Havas, Paul Roland and Shinichi Suzuki. Bloomington: ASTA, 1995.
ROSTAL, Max. Handbuch zum Geigenspiel. Bern: Müller & Schade, s.d.
ROTH, H. Violin Virtuosos: From Paganini to the 21st Century. Los Angeles: California Classics Books, 1997.
SADIE, S. e H. BROWN, ed. Performance Practice: Music after 1600. Nova York: W.W. Norton, 1989.
STOWELL, Robin, ed. The Cambridge Companion to the Violin. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.
________. Violin Technique and Performance Practice in the Late Eighteenth and Early Nineteenth Centuries. Cambridge: Cambridge University Press, 1985.
STRANGE, Patricia. The Contemporary Violin: extended performance techniques. Berkeley: University of California Press, 2001.
SUZUKI, Shinichi. Nurtured by Love: a new approach to education. Nova York: Exposition Press, 1969.
TARLING, Judy. Baroque String Playing for ingenious learners. Hertfordshire: Corda Music, 2000.
 

Clique para consultar os requisitos para CMU0608

Clique para consultar o oferecimento para CMU0608

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP