Discutir os aspectos fundamentais necessários para a formação do futuro professor de música, através da análise e aplicação de diversas estratégias de ensino específicas para o seu instrumento.
Revisão do histórico do instrumento e sua relação com as práticas interpretativas referentes aos períodos Barroco, Clássico no que se refere tanto aos elementos técnicos quanto interpretativos da execução. Aplicação deste conhecimento no ensino do instrumento através de exercícios práticos e simulações de aulas. Principais tópicos: História do desenvolvimento dos instrumentos, associada à evolução do repertório e das diversas escolas e técnicas. Memória e aprendizado; Técnica: histórico, escolas, discussão de diversos tratados de técnica, Métodos: discussão dos principais trabalhos e sua aplicação. Compreensão da função do professor e psicologia do aprendizado. Exposição e comparação entre métodos de ensino do instrumento.
AUER, Leopold. Violin Playing: As I Teach It. Nova York: Dover Publications, Inc. 1980.BACHMANN, J. An Encyclopedia of the Violin. Ed. Albert E. Wier. Nova York: Da Capo Press, 1966.BAILLOT, Pierre. The Art of the Violin. Ed. e tradução de Louise Goldberg. Evanston: Northwestern University Press, 1835.BARKER, S. A técnica de Alexander. São Paulo: Summus, 1991.BOYDEN, David. The History of Violin Playing from its Origins to 1761. Nova York: Oxford University Press, 1990.CAMPBELL, Margareth. The Great Violinists. Nova York: Doubleday, 1981. GEMINIANI, Francesco. The Art of Playing on the Violin. Londres: 1751. GERLE, Robert. The Art of Practising the Violin. Londres: Stainer & Bell, 1983.FISCHER, Simon. Basics: 300 exercises and practice routines for the violin. Londres: Peters, 1997.FLESCH, Carl. The Art of Violin Playing, vol. 1 e 2. Nova York: Carl Fischer, Inc. 1930.GALAMIAN, Ivan e Elizabeth A. H. Green. Principles of Violin Playing and Teaching. E. Cliffs: Prentice-Hall, Inc., 1962. GILL, Dominic, ed. The Book of the Violin. Oxford: Phaidon Press Limited, 1984.HARNONCOURT, N. O Discurso dos Sons. Rio de Janeiro: Zahar, 1998. HAVAS, Kató. Stage Fright: its causes and cures. New York: Bosworth, 1973.________. A New Approach to Violin Playing. Londres: Bosworth, 2001.LELAND, Valborg. The Dounis Principles of Violin Playing: their meaning and practical application. Londres: The Strad, 1949.MOZART, Leopold. A Treatise on the Fundamental Principles of Violin Playing. Tradução de Editha Lnocker. Londres: 1951.PARNCUTT, R. McPHERSON, G., ed. The Science and Psychology of Music Performance: creative strategies for teaching and learning. New York: Oxford, 2002.PERKINS, Marianne M. A Comparison of Violin Playing Techniques: Kato Havas, Paul Roland and Shinichi Suzuki. Bloomington: ASTA, 1995.ROSTAL, Max. Handbuch zum Geigenspiel. Bern: Müller & Schade, s.d.ROTH, H. Violin Virtuosos: From Paganini to the 21st Century. Los Angeles: California Classics Books, 1997. SADIE, S. e H. BROWN, ed. Performance Practice: Music after 1600. Nova York: W.W. Norton, 1989.STOWELL, Robin, ed. The Cambridge Companion to the Violin. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.________. Violin Technique and Performance Practice in the Late Eighteenth and Early Nineteenth Centuries. Cambridge: Cambridge University Press, 1985. STRANGE, Patricia. The Contemporary Violin: extended performance techniques. Berkeley: University of California Press, 2001.SUZUKI, Shinichi. Nurtured by Love: a new approach to education. Nova York: Exposition Press, 1969.TARLING, Judy. Baroque String Playing for ingenious learners. Hertfordshire: Corda Music, 2000.