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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0610 - Didática de Instrumentos II
Instrumental Pedagogy II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2009 Desativação:

Objetivos
Discutir os aspectos fundamentais necessários para a formação do futuro professor de música, através da análise e aplicação de diversas estratégias de ensino específicas para o seu instrumento.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
518095 - Eliane Tokeshi
 
Programa Resumido
Revisão do histórico do instrumento e sua relação com as práticas interpretativas referentes aos períodos Romântico e dos séculos XX/XXI no que se refere tanto aos elementos técnicos quanto interpretativos da execução. Aplicação deste conhecimento no ensino do instrumento através de exercícios práticos e simulações de aulas. Tópicos principais: principais trabalhos de técnica do século XX; leitura à primeira vista; como estudar e ensinar a estudar; aula particular e em grupo; exposição de pesquisas realizadas sobre problemas físicos comuns em instrumentistas causados por tensão e falta de preparo físico; comparação entre as abordagens de pedagogos do instrumento sobre organização do estudo diário e preparo mental, para alunos iniciantes e de nível avançado.
 
 
 
Programa
Revisão do histórico do instrumento e sua relação com as práticas interpretativas referentes aos períodos Romântico e dos séculos XX/XXI no que se refere tanto aos elementos técnicos quanto interpretativos da execução. Aplicação deste conhecimento no ensino do instrumento através de exercícios práticos e simulações de aulas. Tópicos principais: principais trabalhos de técnica do século XX; leitura à primeira vista; como estudar e ensinar a estudar; aula particular e em grupo; exposição de pesquisas realizadas sobre problemas físicos comuns em instrumentistas causados por tensão e falta de preparo físico; comparação entre as abordagens de pedagogos do instrumento sobre organização do estudo diário e preparo mental, para alunos iniciantes e de nível avançado.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Além das aulas expositivas o professor solicitará atividades complementares, como apresentações de trabalhos e seminários sobre tópicos determinados.
Critério
A nota final baseia-se na apresentação de trabalho final oral e escrito, na participação em sala de aula, em exercícios aplicados durante o semestre, e freqüência.
Trabalho final:
50% da nota final
Exercícios semanais: 30%
Participação em sala: 20%
Norma de Recuperação
Não há prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
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HAVAS, Kató. Stage Fright: its causes and cures. New York: Bosworth, 1973.
________. A New Approach to Violin Playing. Londres: Bosworth, 2001.
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SUZUKI, Shinichi. Nurtured by Love: a new approach to education. Nova York: Exposition Press, 1969.
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