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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0612 - Música Popular Brasileira II
Brazilian Popular Music II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
A Música Popular Brasileira, enquanto um domínio espontâneo do povo, manteve-se como a principal cronista das comunidades que não tiveram outra maneira de registrarem a sua história, sobretudo porque a história que estudamos sempre foi a narrada pela elite, pelos reis e administradores e nunca a do povo. 
Construída quase que predominantemente de maneira oral, mesmo quando criada pelas pessoas letradas, a música popular narrou fatos - a partir da perspectiva de quem os viveu - que passariam despercebidos por todos nós como o êxodo migratório para o Sudeste, o ocaso da agricultura e avanço da pecuária na conquista do Oeste na metade do século XX, a realidade das insurgentes comunidades (outrora favelas) no Rio de Janeiro no início do século XX e a realidade presente hoje nas periferias das grandes cidades. E tudo isso construído com grande criatividade artística e diálogo com as músicas do mundo que aqui chegavam, antes pelo cinema e depois pelo rádio, pelo disco, pela TV e agora pela internet. 
Sendo o Brasil um país multicultural, embora poucas vezes tenha sido visto como tal, a nossa história resulta de um conjunto de micro-histórias ainda que a voz predominante insista ainda em tratar alguns gêneros como pertencentes à MPB e outros como música regional, como se num país multicultural fosse possível haver algo que não fosse regional. 
Muito da história da música popular que foi estudada na academia teve como principal parâmetro de conhecimento os livros que foram escritos a partir de impressões pessoais de cada autor em sua respectiva área de conhecimento. 
Num outro caminho de busca do conhecimento, esse curso pretende preparar o aluno através de farta contextualização histórica de cada época estudada somada a uma escuta atenta e objetiva a partir das fontes primárias, que são os discos. Toda a literatura estará disponível na forma de livros e artigos, mas sempre depois, e nunca antes, do contato com as fontes primárias, no caso, as gravações.
Como objetivo final pretende-se formar cidadãos que conheçam mais a fundo a cultura e a realidade que os cerca buscando fortalecer uma maior relação de pertencimento desses com o país que lhes pertence.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5282637 - Ivan Vilela Pinto
 
Programa Resumido
A partir de um fio temporal, fazer uma contextualização sociohistórica de música popular brasileira desde sua inclusão no disco, em 1902. Seguido à contextualização sociohistórica, segue-se a audição, apreciação e entendimento da referida produção musical buscando, sobretudo, entender a sua localização dentro de um campo estético-criativo e social no país em que estamos inseridos.
 
 
 
Programa
1. Contextualização Histórica
2. Escuta Ativa
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e apreciativas onde o aluno, através da adição de conceitos e estudos de época e de casos, incorporará elementos que o farão ampliar o entendimento sobre a música e a cultura popular brasileira. Literatura complementar acerca dos movimentos estudados. (esta sempre oferecida após a escuta, nunca antes).
Critério
Além da presença obrigatória nas aulas (3 horas/semana), os alunos elaborarão monografia sobre algum dos temas estudados.
Norma de Recuperação
Não há recuperação.
 
Bibliografia
     
Além da busca de toda a discografia produzida na Música Popular Brasileira,
ABREU, Martha. 1999. O IMPÉRIO DO DIVINO. Rio de Janeiro, Nova Fronteira.
AZEVEDO, Ricardo. 2013. ABENÇOADO E DANADO DO SAMBA. São Paulo, Edusp.
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GINSBURG, Carlo. 2013. O QUEIJO E OS VERMES. São Paulo. Companhia das Letras.
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MARTINS, José de Souza. 2008. A SOCIABILIDADE DO HOMEM SIMPLES. São Paulo, Contexto.
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VILELA, Ivan. 2013. CANTANDO A PRÓPRIA HISTÓRIA - MÚSICA CAIPIRA E ENRAIZAMENTO. São Paulo, EDUSP.
XIDIEH, Oswaldo Elias. 1993. NARRATIVAS POPULARES. Belo Horizonte, Itaitaia/EDUSP.
 

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