Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0612 - Música Popular Brasileira II
Brazilian Popular Music II

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
Este curso pretende dar uma formação básica ao aluno no que toca ao conhecimento da música popular brasileira em seus diversos aspectos, quais sejam: história social, transformação da linguagem no correr dos anos, renovações estéticas, movimentos musicais, transformações do uso das harmonias, a interação com os movimentos internacionais como a contracultura, o existencialismo francês. Conhecimento das principais correntes transformadoras como o choro, o samba, a bossa-nova, a música do Brasil de dentro, a tropicália, o clube da esquina, a música instrumental.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5282637 - Ivan Vilela Pinto
 
Programa Resumido
1. Aulas expositivas apresentando e contextualizando historicamente os movimentos abordados.
2. Audição e apreciação de músicas.
3. Execução e análise de algumas das músicas estudadas.
4. Análise semântica de alguns dos poemas abordados.
5. Observação acerca da incorporação de elementos e posterior transformação da linguagem musical.
6. Análise das harmonias e suas transformações ao longo dos períodos abordados.
7. Prática popular de tocar as músicas a partir do aprendizado auditivo, procedimento comum na música popular.
 
 
 
Programa
1. Aulas expositivas apresentando e contextualizando historicamente os movimentos abordados.
2. Audição e apreciação de músicas.
3. Execução e análise de algumas das músicas estudadas.
4. Análise semântica de alguns dos poemas abordados.
5. Observação acerca da incorporação de elementos e posterior transformação da linguagem musical.
6. Análise das harmonias e suas transformações ao longo dos períodos abordados.
7. Prática popular de tocar as músicas a partir do aprendizado auditivo, procedimento comum na música popular.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e apreciativas onde o aluno, aos poucos, incorporará elementos que o farão ampliar o entendimento sobre a música popular. Prática de conjunto e execução de algumas das músicas estudadas. Literatura complementar acerca dos movimentos estudados. Elaboração de monografia sobre um dos temas estudados.
Critério
Participação em aula, elaboração de trabalho teórico e desempenho na prática de conjunto.
Norma de Recuperação
A recuperação deixará de ser oferecida, por motivos operacionais, de acordo com a Resolução COG-3583, artigo 3º e parágrafo 1º, de 29.09.89
 
Bibliografia
     
A discografia existente na Música Popular Brasileira.

ALVARENGA Oneyda (1982) MÚSICA POPULAR BRASILEIRA, São Paulo, Livraria
BAHIANA, Ana Maria (1979), ANOS 70, Rio de Janeiro, Europa Editora.
(1980), NADA SERÁ COMO ANTES, Rio de Janeiro, Civilização Brasileira.
BARBOSA, Orestes (1978), SAMBA, Rio de Janeiro, Funarte.Duas Cidades.
BORGES, Márcio (1999). OS SONHOS NÃO ENVELHECEM , São Paulo, Geração editorial.
CAMPOS, Augusto (1978) O BALANÇO DA BOSSA E OUTRAS BOSSAS, São Paulo, Editora Perspectiva.
CANCLINI, Nestor García (2003) CULTURAS HÍBRIDAS, São Paulo, Edusp.
CARNEIRO, Edison (1961), SAMBA DE UMBIGADA, Rio de Janeiro, MEC.
CORRÊA, Tupã Gomes, (1989), ROCK, NOS PASSOS DA MODA, Campinas, Papirus.
EFEGÊ, Jota (1980), FIGURAS E COISAS DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA, Rio de Janeiro, Funarte.
FAVARETTO, Celso (1996), TROPICÁLIA, ALEGORIA, ALEGRIA, São Paulo, Ateliê, GAVA, José Estevam (2002), A LINGUAGEM HARMÔNICA DA BOSSA NOVA, São Paulo, Editora da Unesp.Editorial.
HOLANDA, Nestor de (1969), MEMÓRIAS DO CAFÉ NICE, Rio de Janeiro, Conquista.
JAMBEIRO, Othon (1975), CANÇÃO DE MASSA, São Paulo, Livraria Pioneira Editora.
LIPPARD, Lucy R. (1976), A ARTE POP, São Paulo, Ed. Verbo – Edusp.
MAMMI, Lorenzo (2004) TRÊS CANÇÕES DE JOBIM, São Paulo, Cosac Naif.
MEDAGLIA, Julio, (1988), MÚSICA IMPOPULAR, São Paulo, Global Editora.
MORELLI, Rita C.L. (1991), INDÚSTRIA FONOGRÁFICA, Campinas, Editora da Unicamp.
MOURA, Roberto (1983), TIA CIATA E A PEQUENA ÁFRICA NO RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro, Funarte.
MUKUNA, Kazadi Wa ( ), CONTRIBUIÇÃO BANTU NA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA, São Paulo, Global Editora.
NAPOLITANO, Marcos (2006), CULTURA BRASILEIRA UTOPIA E MASSIFICAÇÃO (1959-1980), São Paulo, Editora Contexto.
NAPOLITANO, Marcos (2007), A SÍNCOPE DAS IDÉIAS, São Paulo, Editora Fundação Perseu Abramo.
NOVAES, Iris Costa (1986), BRINCANDO DE RODA, São Paulo, Livraria Agir Editora.
RIBEIRO, José Hamilton (2006), MÚSICA CAIPIRA, São Paulo, Globo Editora.
SANDRONI, Carlos ( ), FEITIÇO DECENTE, Rio de Janeiro, Zahar Editora.
SANT’ANNA, Affonso Romano de (1978), MÚSICA POPULAR E MODERNA POESIA BRASILEIRA, Petrópolis, Editora Vozes.
SANT’ANNA, Romildo (2000), A MODA É VIOLA. São Paulo, Arte e Ciência.
SEVERIANO, Jairo e HOMEM DE MELLO, Zuza (2006), A CANÇÃO NO TEMPO VOLS. I e II, São Paulo, Editora 34.
SIQUEIRA, Baptista (1979), MODINHAS DO BRASIL, Rio de Janeiro, Biblioteca SODRÉ, Muniz (1979), SAMBA O DONO DO CORPO, Rio de Janeiro, Editora Codecri.
Nacional.
SOLER, Luis (1995) ORIGENS ÁRABES NO FOLCLORE DO SERTÃO BRASILEIRO, Florianópolis, editora da UFSC.
SOUZA,Tárik (1979), ROSTOS E GOSTOS DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA, Porto Alegre, L&PM Editores.
(2003), TEM MAIS SAMBA: DAS RAÍZES À ELETRÔNICA, Sào Paulo, Editora 34.
(1976), O SOM DO PASQUIM, Rio de janeiro, Editora Codecri.
TATIT, Luiz (2002), O CANCIONISTA: COMPOSIÇÃO DE CANÇÕES NO BRASIL, São Paulo, Edusp.
TINHORÃO, José Ramos (1972), MÚSICA POPULAR DE ÍNDIOS NEGROS E MESTIÇOS, Petrópolis, Editora Vozes
TINHORÃO, José Ramos (1981), MÚSICA POPULAR DO GRAMOFONE AO RÁDIO E TV, São Paulo, Editora Ática.
(1990), HISTÓRIA SOCIAL DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA, Lisboa, Editorial Caminho.
TRAVASSOS, Elizabeth, MATOS, Cláudia Neiva de, MEDEIROS, Fernanda Teixeira de – ORG. (2008), PALAVRA CANTANDA: ENSAIOS SOBRE POESIA, MÚSICA E VOZ, Rio de Janeiro, Viveiros de Castro Editora.
VELOSO, Caetano (1999), VERDADE TROPICAL, São Paulo, Companhia das Letras.
VIDOSSICH, Edoardo (1975), SINCRETISMOS NA MÚSICA AFRO-AMERICANA, São Paulo, Edições Quíron Ltda.
VIVEIROS, Bruno (2009), SOM IMAGINÁRIO: A REINVENÇÃO DA CIDADE NAS CANÇÕES DO CLUBE DA ESQUINA Belo Horizonte, Edtora da UFMG.
XIDIEH, Oswaldo Elias (1993) NARRATIVAS PIAS POPULARES, São Paulo, Edusp.
 

Clique para consultar os requisitos para CMU0612

Clique para consultar o oferecimento para CMU0612

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2018 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP