Estabelecer uma ampla discussão sobre as práticas interpretativas vigentes na música do período clássico, registradas em tratados da época, e sua aplicação nos dias de hoje. Ao desenvolver a proficiência do aluno na apreciação e compreensão das obras dos grandes mestres do classicismo, espera-se que ele evolua enquanto músico e intérprete de todos os estilos.
1.Referências históricas.2.A questão da autenticidade na interpretação. 3.A evolução dos instrumentos musicais.4.Dinâmica5.Articulação6.Ritmo e tempo
BADURA-SKODA, Eva, BADURA-SKODA, Paul. Interpreting Mozart on the piano. trad. Leo Black. London: Barrie and Rockliff, 1962.NEWMAN, William S. Beethoven on Beethoven: Playing his piano music his way. New York: Norton, 1988.RATNER, Leonard G. Classic music: expression, form, and style. New York: Schirmer Books, 1980.ROSEN, Charles. The classical style: Haydn, Mozart, Beethoven. New York: Norton, 1972.Sonata Forms. New York: Norton, 1988.Beethoven’s piano sonatas: a short companion. New Haven: Yale University Press, 2001.ROSENBLUM, Sandra P. Performance practices in classic piano music. Bloomington: Indiana University Press, 1988.