Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0618 - Introdução à Retórica da Música Setecentista
Introduction to Eighteenth-Century Music Rhetoric

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2010 Desativação: 30/01/2023

Objetivos
Introduzir e aprofundar o conhecimento da retórica como alternativa para uma visão histórica a respeito da música setecentista.
Prover ferramentas para a análise e interpretação do repertório barroco e do classicismo segundo o viés historicamente informado.
 
 
 
Programa Resumido
Serão tratados os seguintes tópicos da Retórica Musical:
Aspecto histórico, que abarca desde a inclusão da música no sistema do trivium (artes liberales), no início do século XVII, até o nascimento da idéia de Belas-Artes (e da Estética), no final do século XVIII.
Aspecto sistemático:
•estágios de produção do discurso;
•lugares comuns para a invenção;
•gêneros e estilos; partes do discurso;
•funções do discurso;
•ornatos (figuras musicais);
•teoria dos afetos
Aspecto prático: análises musicais.
 
 
 
Programa
Serão tratados os seguintes tópicos da Retórica Musical:
Aspecto histórico, que abarca desde a inclusão da música no sistema do trivium (artes liberales), no início do século XVII, até o nascimento da idéia de Belas-Artes (e da Estética), no final do século XVIII.
Aspecto sistemático:
•estágios de produção do discurso;
•lugares comuns para a invenção;
•gêneros e estilos; partes do discurso;
•funções do discurso;
•ornatos (figuras musicais);
•teoria dos afetos
Aspecto prático: análises musicais.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Apresentação da retórica musical em seus aspectos históricos e sistemáticos.
Leituras semanais de fontes primárias e secundárias.
Análises musicais segundo preceitos retóricos.
Palestras com professores convidados de outras unidades da USP e externos.
Critério
A avaliação será realizada através de uma monografia abordando uma obra do repertório setecenstista segundo o viés da retórica.
Norma de Recuperação
A recuperação deixará de ser oferecida, por motivos operacionais, de acordo com a Resolução COG-3583, artigo 3º e parágrafo 1º, de 29.09.89
 
Bibliografia
     
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Brasília:UNB, 1985
ARISTÓTELES. Poética. Madrid: Gredos, 1974
ARISTÓTELES. Retórica. Madrid: Gredos, 1991
BAUMGARTEN, Alexander Gottlieb. Aesthetica. (Frankfurt an der Oder, 1750).
Hildesheim: Georg Olms, 2001. (fac-simile)
BATTEUX, Charles. Einschränkung der schönen Künste auf einen einzigen Grundsatz
(Leipzig, 1770) [Les Beaux Arts Réduits en un même Príncipe. Paris, 1746].
Hildesheim: Georg Olms, 1976 (fac-simile) (tradução de J. A. Schlegel)
BURMEISTER, Joachim. Musica Poetica (Rostock, 1601). Laaber: Laaber Verlag, 2004
CASTIGLIONE, Baldassare. O Cortesão (Il Libro del Corteggiano. Mantova, 1567). São
Paulo: Martins fontes, 1997
CÍCERO, Marco Túlio. Dos Deveres (De Officiis). São Paulo: Martins Fontes, 1999
CÍCERO, Marco Tulio. El Orador. Madrid: Alianza, 1991
FORKEL, Johann Nicolaus. Allgemeine Geschichte der Musik. Leipzig: Schwickert, 1788
GOTTSCHED, Johann Christoph. Ausführliche Redekunst, nach Anleitung der Griechen und Römer,
wie auch der neuern Ausländer; Geistlichen und weltlichen Rednern zu gut. [Leipzig:
Bernhardt Christoph Breitkopf, 1736]. Hildesheim: Georg Olms, [199-?]
GRACIÁN, Baltasar. Agudeza Y Arte de Ingenio (Madrid, 1642). Madrid: Castalia, 1987
KOCH, Heinrich Christoph. Versuch einer Anleitung zur Composition (Rudolstadt, 1782-
93). Hildesheim: Georg Olms, 1969 (fac-simile)
__________. Musikalisches Lexikon (Frankfurt, 1802). Kassel: Bärenreiter,
2001 (fac-simile)
MOZART, Leopold. Gründliche Violinschule (Augsburg, 1756). Kassel: Bärenreiter, 1997
MATTHESON, Johann. Kern Melodischer Wissenschaft (Hamburg, 1737).
Hildesheim: Georg Olms, 1990 (fac-simile)
__________. Der Vollkommene Capellmeister (Hamburg, 1739). Kassel:
Bärenreiter, 1954 (fac-simile)
__________. Das Neu-eröffnete Orchestre. In: MATTHESON, Johann. Die Drei
Orchestre-Schriften. Laaber: Laaber Verlag, 2004
QUANTZ, Johann Joachim. Versuch einer Anleitung die Flöte Traversière zu Spielen
(Berlin, 1752). Leipzig, VEB, 1983 (fac-simile)
QUINTILIANO, Marco Fabio. Insititutio Oratoria. London: Harvard University
Press, 1985
RIPA, Cesare. Iconologia (Roma, 1618). Milano: Neri Pozza, 2000 (1ª edição 1593)
SCHUBART, Friedrich Daniel. Ideen zu einer Aesthetik der Tonkunst (Wien, 1806).
Leipzig: Wolkenwanderer Verlag, 1924. 1ª edição: 1784
SULZER, Johann Georg. Allgemeine Theorie der Schönen Künste in einzeln, nach
alphabetischer Ordnung der Kunstwörter auf einander folgenden Artikeln
abgehandelt. Leipzig, (1771-74). Berlin: Digitale Bibliothek.de, 2002. 1 CD-ROM
TESAURO, Emanuele. Il Cannocchiale Aristotelico o sia Idea dell´arguta et Ingeniosa
Elocutione que serve à tutta l´Arte Oratoria, Lapidaria, et Simbolica Esaminata
co´Principij del Divino Aristotele (Torino, 1654). Savigliano: Editrice Artistica
Piemontese, 2000 (fac-simile)
TÜRK, Johann Georg. Clavierschule oder Anweisung zum Clavierspielen für Lehrer und
Lernende (Leipzig und Halle, 1789). Kassel: Bärenreiter, 1997 (fac-simile)


2. FONTES SECUNDÁRIAS

DAMMANN, Rolf. Der Musikbegriff im deutschen Barock. Laaber: Laaber Verlag, 2003
SERAUKI, Walter. Die Musikalische NAchahmungsästhetik um Zeitraum von 1700 bis 1850.
Münster: Helios, 1929
BARTEL, Dietrich. Musica Poetica: Musical Rhetorical Figures in German Baroque
Music. Nebraska: University of Nebraska Press, 1998
BONDS, Marc Evans. Wordless Rhetoric. Musical Form and the Metaphor of the Oration.
Cambridge: Harvard University Press, 1991
CROCKER, Richard. A History of Musical Style. New York: Dover, 1966
HANSEN, João Adolfo. O discreto. In: NOVAES, Adauto (org.). Libertinos
Libertários.São Paulo: Companhia das letras, 1998, p. 77-103
__________. Barroco, Neobarroco e outras Ruínas. In: Teresa – Revista de
Literatura Brasileira da USP. São Paulo, n. 2, p. 10-66, 2001
HANSEN, J. A. e Alcir Pécora. Glosario de Categorías do Século XVII. São Paulo: [s.n.],
199 -? (material do Projeto Itaú Cultural – caixa de cultura – barroco)
Musikbibliothek Peters. Frankfurt am Mainz, n. 38, p. 65-83, 1917-1918
HOSLER, Bellamy. Changing Aesthetic Views of Instrumental Music in the 18th Century
Germany. Ann Arbour: Michigan University Research Press, 1981 (Tese de
doutorado University of Wisconsin-Maddison, 1978)
LAUSBERG, Heinrich. Elementos de Retórica Literária. Madrid: Gredos, 1991
PALISCA, Claude. The genesis of Mattheson´s style classification. In: BUELOW, Georg .
(org.). New Mattheson Studies. Cambridge: Cambridge University Press, 1983, p.
409-423
ROSENBLUM, Sandra. Performance Practices in Classical Piano Music. Bloomington
and Indianapolis: Indiana University Press, 1985
STEBLIN, Rita. A History of Key Characteristics in the Eighteenth and Nineteenth
Centuries. New York: University of Rochester Press, 1996. 1ª edição: 1981
TARLING, Judy. The Weapons of Rhetoric. A guide for musicians and audiences. London: Corda,
2004
UEDING, Gert e Bernd Steinbrink. Grundriss der Rhetorik. Stuttgart: Metzler, 1994
 

Clique para consultar os requisitos para CMU0618

Clique para consultar o oferecimento para CMU0618

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP