Introduzir e aprofundar o conhecimento da retórica como alternativa para uma visão histórica a respeito da música setecentista.Prover ferramentas para a análise e interpretação do repertório barroco e do classicismo segundo o viés historicamente informado.
Serão tratados os seguintes tópicos da Retórica Musical:Aspecto histórico, que abarca desde a inclusão da música no sistema do trivium (artes liberales), no início do século XVII, até o nascimento da idéia de Belas-Artes (e da Estética), no final do século XVIII.Aspecto sistemático: •estágios de produção do discurso; •lugares comuns para a invenção; •gêneros e estilos; partes do discurso; •funções do discurso; •ornatos (figuras musicais); •teoria dos afetosAspecto prático: análises musicais.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Brasília:UNB, 1985ARISTÓTELES. Poética. Madrid: Gredos, 1974ARISTÓTELES. Retórica. Madrid: Gredos, 1991BAUMGARTEN, Alexander Gottlieb. Aesthetica. (Frankfurt an der Oder, 1750). Hildesheim: Georg Olms, 2001. (fac-simile)BATTEUX, Charles. Einschränkung der schönen Künste auf einen einzigen Grundsatz (Leipzig, 1770) [Les Beaux Arts Réduits en un même Príncipe. Paris, 1746].Hildesheim: Georg Olms, 1976 (fac-simile) (tradução de J. A. Schlegel)BURMEISTER, Joachim. Musica Poetica (Rostock, 1601). Laaber: Laaber Verlag, 2004CASTIGLIONE, Baldassare. O Cortesão (Il Libro del Corteggiano. Mantova, 1567). São Paulo: Martins fontes, 1997 CÍCERO, Marco Túlio. Dos Deveres (De Officiis). São Paulo: Martins Fontes, 1999CÍCERO, Marco Tulio. El Orador. Madrid: Alianza, 1991 FORKEL, Johann Nicolaus. Allgemeine Geschichte der Musik. Leipzig: Schwickert, 1788GOTTSCHED, Johann Christoph. Ausführliche Redekunst, nach Anleitung der Griechen und Römer,wie auch der neuern Ausländer; Geistlichen und weltlichen Rednern zu gut. [Leipzig: Bernhardt Christoph Breitkopf, 1736]. Hildesheim: Georg Olms, [199-?]GRACIÁN, Baltasar. Agudeza Y Arte de Ingenio (Madrid, 1642). Madrid: Castalia, 1987KOCH, Heinrich Christoph. Versuch einer Anleitung zur Composition (Rudolstadt, 1782-93). Hildesheim: Georg Olms, 1969 (fac-simile)__________. Musikalisches Lexikon (Frankfurt, 1802). Kassel: Bärenreiter, 2001 (fac-simile)MOZART, Leopold. Gründliche Violinschule (Augsburg, 1756). Kassel: Bärenreiter, 1997MATTHESON, Johann. Kern Melodischer Wissenschaft (Hamburg, 1737). Hildesheim: Georg Olms, 1990 (fac-simile)__________. Der Vollkommene Capellmeister (Hamburg, 1739). Kassel: Bärenreiter, 1954 (fac-simile)__________. Das Neu-eröffnete Orchestre. In: MATTHESON, Johann. Die Drei Orchestre-Schriften. Laaber: Laaber Verlag, 2004QUANTZ, Johann Joachim. Versuch einer Anleitung die Flöte Traversière zu Spielen(Berlin, 1752). Leipzig, VEB, 1983 (fac-simile)QUINTILIANO, Marco Fabio. Insititutio Oratoria. London: Harvard University Press, 1985RIPA, Cesare. Iconologia (Roma, 1618). Milano: Neri Pozza, 2000 (1ª edição 1593)SCHUBART, Friedrich Daniel. Ideen zu einer Aesthetik der Tonkunst (Wien, 1806). Leipzig: Wolkenwanderer Verlag, 1924. 1ª edição: 1784SULZER, Johann Georg. Allgemeine Theorie der Schönen Künste in einzeln, nach alphabetischer Ordnung der Kunstwörter auf einander folgenden Artikeln abgehandelt. Leipzig, (1771-74). Berlin: Digitale Bibliothek.de, 2002. 1 CD-ROMTESAURO, Emanuele. Il Cannocchiale Aristotelico o sia Idea dell´arguta et Ingeniosa Elocutione que serve à tutta l´Arte Oratoria, Lapidaria, et Simbolica Esaminata co´Principij del Divino Aristotele (Torino, 1654). Savigliano: Editrice Artistica Piemontese, 2000 (fac-simile)TÜRK, Johann Georg. Clavierschule oder Anweisung zum Clavierspielen für Lehrer und Lernende (Leipzig und Halle, 1789). Kassel: Bärenreiter, 1997 (fac-simile)2. FONTES SECUNDÁRIASDAMMANN, Rolf. Der Musikbegriff im deutschen Barock. Laaber: Laaber Verlag, 2003SERAUKI, Walter. Die Musikalische NAchahmungsästhetik um Zeitraum von 1700 bis 1850. Münster: Helios, 1929BARTEL, Dietrich. Musica Poetica: Musical Rhetorical Figures in German Baroque Music. Nebraska: University of Nebraska Press, 1998 BONDS, Marc Evans. Wordless Rhetoric. Musical Form and the Metaphor of the Oration. Cambridge: Harvard University Press, 1991CROCKER, Richard. A History of Musical Style. New York: Dover, 1966HANSEN, João Adolfo. O discreto. In: NOVAES, Adauto (org.). Libertinos Libertários.São Paulo: Companhia das letras, 1998, p. 77-103__________. Barroco, Neobarroco e outras Ruínas. In: Teresa – Revista de Literatura Brasileira da USP. São Paulo, n. 2, p. 10-66, 2001HANSEN, J. A. e Alcir Pécora. Glosario de Categorías do Século XVII. São Paulo: [s.n.], 199 -? (material do Projeto Itaú Cultural – caixa de cultura – barroco)Musikbibliothek Peters. Frankfurt am Mainz, n. 38, p. 65-83, 1917-1918 HOSLER, Bellamy. Changing Aesthetic Views of Instrumental Music in the 18th Century Germany. Ann Arbour: Michigan University Research Press, 1981 (Tese de doutorado University of Wisconsin-Maddison, 1978)LAUSBERG, Heinrich. Elementos de Retórica Literária. Madrid: Gredos, 1991PALISCA, Claude. The genesis of Mattheson´s style classification. In: BUELOW, Georg . (org.). New Mattheson Studies. Cambridge: Cambridge University Press, 1983, p. 409-423 ROSENBLUM, Sandra. Performance Practices in Classical Piano Music. Bloomington and Indianapolis: Indiana University Press, 1985STEBLIN, Rita. A History of Key Characteristics in the Eighteenth and Nineteenth Centuries. New York: University of Rochester Press, 1996. 1ª edição: 1981TARLING, Judy. The Weapons of Rhetoric. A guide for musicians and audiences. London: Corda, 2004UEDING, Gert e Bernd Steinbrink. Grundriss der Rhetorik. Stuttgart: Metzler, 1994