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Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0618 - Introdução à Retórica da Música Setecentista
Introduction to Eighteenth-Century Music Rhetoric

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2010 Desativação:

Objetivos
Introduzir e aprofundar o conhecimento da retórica como alternativa para uma visão histórica a respeito da música setecentista.
Prover ferramentas para a análise e interpretação do repertório barroco e do classicismo segundo o viés historicamente informado.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1604221 - Monica Isabel Lucas
 
Programa Resumido
Serão tratados os seguintes tópicos da Retórica Musical:
Aspecto histórico, que abarca desde a inclusão da música no sistema do trivium (artes liberales), no início do século XVII, até o nascimento da idéia de Belas-Artes (e da Estética), no final do século XVIII.
Aspecto sistemático:
•estágios de produção do discurso;
•lugares comuns para a invenção;
•gêneros e estilos; partes do discurso;
•funções do discurso;
•ornatos (figuras musicais);
•teoria dos afetos
Aspecto prático: análises musicais.
 
 
 
Programa
Serão tratados os seguintes tópicos da Retórica Musical:
Aspecto histórico, que abarca desde a inclusão da música no sistema do trivium (artes liberales), no início do século XVII, até o nascimento da idéia de Belas-Artes (e da Estética), no final do século XVIII.
Aspecto sistemático:
•estágios de produção do discurso;
•lugares comuns para a invenção;
•gêneros e estilos; partes do discurso;
•funções do discurso;
•ornatos (figuras musicais);
•teoria dos afetos
Aspecto prático: análises musicais.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Apresentação da retórica musical em seus aspectos históricos e sistemáticos.
Leituras semanais de fontes primárias e secundárias.
Análises musicais segundo preceitos retóricos.
Palestras com professores convidados de outras unidades da USP e externos.
Critério
A avaliação será realizada através de uma monografia abordando uma obra do repertório setecenstista segundo o viés da retórica.
Norma de Recuperação
A recuperação deixará de ser oferecida, por motivos operacionais, de acordo com a Resolução COG-3583, artigo 3º e parágrafo 1º, de 29.09.89
 
Bibliografia
     
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Brasília:UNB, 1985
ARISTÓTELES. Poética. Madrid: Gredos, 1974
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(Leipzig, 1770) [Les Beaux Arts Réduits en un même Príncipe. Paris, 1746].
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2. FONTES SECUNDÁRIAS

DAMMANN, Rolf. Der Musikbegriff im deutschen Barock. Laaber: Laaber Verlag, 2003
SERAUKI, Walter. Die Musikalische NAchahmungsästhetik um Zeitraum von 1700 bis 1850.
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BARTEL, Dietrich. Musica Poetica: Musical Rhetorical Figures in German Baroque
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BONDS, Marc Evans. Wordless Rhetoric. Musical Form and the Metaphor of the Oration.
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HANSEN, João Adolfo. O discreto. In: NOVAES, Adauto (org.). Libertinos
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HANSEN, J. A. e Alcir Pécora. Glosario de Categorías do Século XVII. São Paulo: [s.n.],
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Musikbibliothek Peters. Frankfurt am Mainz, n. 38, p. 65-83, 1917-1918
HOSLER, Bellamy. Changing Aesthetic Views of Instrumental Music in the 18th Century
Germany. Ann Arbour: Michigan University Research Press, 1981 (Tese de
doutorado University of Wisconsin-Maddison, 1978)
LAUSBERG, Heinrich. Elementos de Retórica Literária. Madrid: Gredos, 1991
PALISCA, Claude. The genesis of Mattheson´s style classification. In: BUELOW, Georg .
(org.). New Mattheson Studies. Cambridge: Cambridge University Press, 1983, p.
409-423
ROSENBLUM, Sandra. Performance Practices in Classical Piano Music. Bloomington
and Indianapolis: Indiana University Press, 1985
STEBLIN, Rita. A History of Key Characteristics in the Eighteenth and Nineteenth
Centuries. New York: University of Rochester Press, 1996. 1ª edição: 1981
TARLING, Judy. The Weapons of Rhetoric. A guide for musicians and audiences. London: Corda,
2004
UEDING, Gert e Bernd Steinbrink. Grundriss der Rhetorik. Stuttgart: Metzler, 1994
 

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