Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0657 - Tendências Pedagógicas em Educação Musical II
Teaching Trends in Music Education II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
• Pesquisar e analisar criticamente as tendências pedagógico-musicais ao longo da Historia, considerando o fluxo das ideias de música, os contextos sócio-históricos, os objetivos e procedimentos adotados para o ensino de música em momentos distintos, bem como, os múltiplos territórios da educação musical. 
• Estimular o desenvolvimento de pesquisas na área, a leitura e a produção de textos em língua portuguesa, com atenção às normas gramaticais e de estilo.
• Integrar prática e teoria, por meio da vivência de propostas pedagógico-musicais relacionadas aos estudos pedagógico-musicais estudados.
• Desenvolver atividades e propostas pedagógico-musicais voltadas ao ciclo básico de educação, bem como, aos distintos contextos próprios à educação musical. 
• Propiciar o contato com as TICs, por meio da realização de pesquisas, da produção de textos e de atividades pedagógicas diversas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
58568 - Pedro Paulo Salles
 
Programa Resumido
• O pensamento pedagógico musical contemporâneo, a partir da segunda metade do século XX . 
• A educação musical no século XXI
• O percurso da educação musical brasileira, destacando as políticas educacionais, de um lado, e propostas desenvolvidas por educadores musicais, de outro. 
• Leitura e análise de textos pedagógico-musicais.
• Produção de textos e de propostas pedagógico-musicais práticas.
 
 
 
Programa
• A educação musical na segunda metade do século XX e início do século XXI (Paynter, Self, Dennis, Schafer, Delalande, Koellreutter, Gainza, Green; Burnard; Craft, dentre outros)
• O dinamismo das concepções estéticas e a interrelação com o ensino musical; 
• Educação musical e processos criativos
• Os múltiplos territórios da educação musical. Educação e educadores musicais brasileiros.
 
 
 
Avaliação
     
Método
À avaliação continuada, que considera o envolvimento do aluno nas discussões e atividades práticas, integrar-se-á a avaliação dos seminários, a produção de relatórios, textos e propostas práticas, bem como, de monografia no final do curso.
Critério
Observação e análise da participação e da produção do aluno (prática e teórica).
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
ABEM (Assoc.Bras.Educ.Musical). Fundamentos da Educação Musical – 4,1998. 
ABEM – Revistas da ABEM - vários volumes (disponíveis em www.abemeducacaomusical.com.br)
BRITO, Teca Alencar de – Koellreutter educador: o humano como objetivo da educação musical. SP:Ed.Fundação Peirópolis, 2001. 
____. Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. SP:Ed.Peirópolis, 2003. 
____. Por uma educação musical do Pensamento: novas estratégias de comunicação. Tese de Doutorado, PUC-SP, 2007. 
CAMPOS, Moema Craveiro – A educação musical e o novo paradigma, RJ: Enelivros, 2000. 
DELALANDE, François. La musique est un jeu d'enfant. Paris: INA-Buchet/Castel 
DENNIS, Brian. Experimental Musical in Schools: toward a new world of sound. London: Oxford University Press
FERNANDES, José Nunes. Oficinas de Música no Brasil: história e metodologia. Teresina: Fundação Cultural Monsenhor Chaves, 2000.
FONTERRADA, Marisa T.O. - De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. São Paulo: Editora Unesp, 2003.
GAINZA, Violeta H. de - Problemática actual y perspectivas de la educación musical para el siglo XXI. In: NAVAS, Carmen Maria M. y GAINZA, Violeta H. (comp.) - Hacia una educación musical latinoamericana. San José, CR:Comisión Costarricense de Cooperación con la UNESCO, 2004.
__________________. El rescate de la pedagogía musical. Conferencias/escritos/Entrevistas (2000/2012). B.A:Lumen, 2013
IAZZETTA, Fernando. Técnica como meio, processo como fim. In: Volpe, Maria Alice. (Org.). Teoria, Crítica e Música na Atualidade. Rio de Janeiro: UFRJ, 2012, v. 2.
JORDÃO, Gisela, ALUCCI, Renata. A música na escola. SP: Allucci &Associados Comunicações, 2012.
KATER, Carlos (org) - Cadernos de Estudo/Análise Musical  nº 6/7. São Paulo: Atravez.
PAYNTER, John – Hear and Now, universal Edition, Londres, 1972. 
PAZ, Ermelinda A. Pedagogia musical brasileira no século XX: metodologias e tendências. Brasília: Musimed, 2000. 
SCHAEFFER, Pierre. Tratado de los objetos musicales. Tradução espanhola de Araceli Cabezøn de Diego. Madrid: Alianza Música, 1998.
SCHAFER, R.Murray – O ouvido pensante; trad. Marisa Trench de O.Fonterrada, Magda R.Gomes da Silva, Maria Lucia Pascoal, SP; Editora Unesp, 1991.
SIMONOVICH, Alejandro (org.). Apertura, Identidad y Musicalización: bases para una educación musical latinoamericana. B.A: Foro Latinoamericano de Educaciçon Musical - Argentina Asociacion Civil, 2009.
TAJRA, S. F. Informática na Educação. São Paulo: Érica, 2012.
 

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