Informa??es da Disciplina

Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0658 - Percussão Aplicada
Applied Percussion

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
Aplicar o conhecimento técnico e prático adquirido em Grupo de Percussão I ao contexto da Educação Musical, levando em conta o pensamento da criança e desenvolvendo práticas de criação e ensino musical por meio da percussão, assim como desenvolvendo técnicas de ensino de percussão.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
58568 - Pedro Paulo Salles
 
Programa Resumido
a. Desenvolver práticas e questões voltadas para o ensino da percussão com crianças e adolescentes.
b. Desenvolver práticas e questões voltadas para o uso da percussão como recurso pedagógico no ensino de música, não só na iniciação musical como também no desenvolvimento da performance mais elaborada.
 
 
 
Programa
- Práticas e questões voltadas para o ensino da percussão com crianças e adolescentes;
- Práticas e questões voltadas para o uso da percussão como recurso pedagógico no ensino de música, não só na iniciação musical como também no desenvolvimento da performance mais elaborada;
- Interações instrumentais através da improvisação coletiva, trabalhando: técnicas de diálogos, debates e discussões; a atenção, o olhar auditivo, postura corporal e presença sonora, ação e reação, entendimento e
desentendimento, confirmação e negação, simultaneidade e continuidade, intenção e afirmação;
- O instrumento de percussão e sua importância histórica para a iniciação e a formação musical;
- O instrumental Orff;
- Oficina de construção de instrumento de percussão;
- Através da criação coletiva, desenvolver interações entre a música e a narrativa, trabalhando: histórias sonoras, sons e narratividade, sons e personagens, acontecimento sonoro e contexto narrativo, imagens sonoras, contrastes narrativos, estruturas narrativas aplicadas à música, o pensamento da criança e a história sonora;
- Através da criação coletiva, desenvolver interações entre a música e a imagem, trabalhando: som e cor, som e traço, som e ponto, som e planos visuais, som e textura, som e forma, pinturas sonoras, partituras plásticas, leituras de pinturas (parti-pin-turas).
 
 
 
Avaliação
     
Método
Participação e desenvolvimento em aula.
Critério
Observação e análise da participação e da produção do aluno (prática e teórica).
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
ALLORTO, Ricardo, BERNARDI, Paola P. Gli strumenti a percussione. Milão: Ricordi, 1970
COLEMAN, Satis. The Marimba Book: how to make marimbas and how to play them. New York: John Day Co., 1930.
HAMPTON, Walt. Hot Marimba!: Zimbabwean-style Music for Orff Instruments. Danbur: World Music Press, 1995.
ROCCA, Edgard. Ritmos Brasileiros e seus Instrumentos de Percussão 1. RJ: Escola Brasileira de Música, 1986
STADLER, Werner, PERCHERMEIER Manfred. School for hand drum. Book 1. USA: Musik Inovations, 1981
VELA, David. La marimba.Guatemala:editorial Cultura/Ministerio de Cultura y Deportes, 2006.
ZAPATA, Soledad Fernández. Con la música en las manos. México, D.F: Ediciones Castillo, 2008.
 

Clique para consultar os requisitos para CMU0658

Clique para consultar o oferecimento para CMU0658

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP