Informa??es da Disciplina

Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0664 - Música de Câmara para Percussão VI
Chamber Music for Percussion VI

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2010 Desativação:

Objetivos
Desenvolver a prática do repertório camerístico escrito para instrumentos de percussão. Isso envolve obras a partir de 2 pessoas podendo ir até peças com 12 percussionistas ou mais. (dependendo da quantidade de alunos inscritos para essa matéria)
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3380891 - Ricardo de Figueiredo Bologna
 
Programa Resumido
Obras para duo, trio, quarteto, quinteto, sexteto e grupo de percussão (7 ou mais músicos)
 
 
 
Programa
Duos: Andy Pape – Ca Dance; Eduardo Álvares – Estudos I e II, Táleas; Giselle Barreau – Tlaloc; Donald Knaack – Reflections; Rolf Wallin – Stonewave; David Friedman – Nyack, Carousel e Sunset Glow; Chester Mais – Some Music for King George; Fernando Iazzetta – Cage; Steve Reich – Nagoya Marimbas; Tim Rescala – A Dois; Paulo Chagas – Bonfim; Hermeto Pascoal – O Galo do Airan; Joannes Strapland – Megaditty; Frederick Andersson – The Loleniness of Santa Claus; Mauricio Kagel – Rrrrr…. .

Trios: John Cage – Amores; Helmutt Lacheman – Trio;

Quartetos: John Cage – 2 e 3 Construções, Richard Trythall – Bolero, Eduardo Guimarães Alvares – Pratileiros Catapimbásticos, Tim Rescala – Bravo; Fernando Iazzetta – Unka.

Quintetos: Christofer House – LumaKabila; Steve Reich – Music for Pieces of Wood; Charles Wuorinen – Fugue.

Sextetos: Rolff Wallin – Stonewave; Fernando Iazzetta – Urbanas III; Iannis Xenakis – Persephassa; Iannis Xenakis – Plêiades; Gardner Read – Los Dioses Aztecas.

Grupo de Percussão (7 ou mais percussionistas): Rolff Wallin – Stonewave; Fernando Iazzetta – Urbanas III; Iannis Xenakis – Persephassa; Iannis Xenakis – Plêiades; Gardner Read – Los Dioses Aztecas.
OBS: Outras obras poderão ser incorporadas durante toda a extensão do curso, incluindo também obras em primeira audição brasileira e mundial, escritas por compositores brasileiros da USP e de outras instituições de ensino, como também obras escritas pelos alunos do curso de composição do CMU/ECA – USP.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação através de recitais no fim de cada semestre.
Critério
Nível de performance nos ensaios e concertos, conhecimento da obra a ser executada e postura disciplinar durante as atividades supra mencionadas.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
Andy Pape – Ca Dance; Eduardo Álvares – Estudos I e II, Táleas; Giselle Barreau – Tlaloc; Donald Knaack – Reflections; Rolf Wallin – Stonewave; David Friedman – Nyack, Carousel e Sunset Glow; Chester Mais – Some Music for King George; Fernando Iazzetta – Cage; Steve Reich – Nagoya Marimbas; Tim Rescala – A Dois; Paulo Chagas – Bonfim; Hermeto Pascoal – O Galo do Airan; Joannes Strapland – Megaditty; Frederick Andersson – The Loleniness of Santa Claus; Mauricio Kagel – Rrrrr…. .; John Cage – Amores; Helmutt Lacheman – Trio; John Cage – 2 e 3 Construções, Richard Trythall – Bolero, Eduardo Guimarães Alvares – Pratileiros Catapimbásticos, Tim Rescala – Bravo; Fernando Iazzetta – Unka; Christofer House – LumaKabila; Steve Reich – Music for Pieces of Wood; Charles Wuorinen – Fugue; Rolff Wallin – Stonewave; Fernando Iazzetta – Urbanas III; Iannis Xenakis – Persephassa; Iannis Xenakis – Plêiades; Gardner Read – Los Dioses Aztecas; Rolff Wallin – Stonewave; Fernando Iazzetta – Urbanas III; Iannis Xenakis – Persephassa; Iannis Xenakis – Plêiades; Gardner Read – Los Dioses Aztecas.
 

Clique para consultar os requisitos para CMU0664

Clique para consultar o oferecimento para CMU0664

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP