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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0667 - Aspectos da Música Popular Brasileira I
Aspects of Brazilian Popular Music I

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
Ampliar o conhecimento sobre alguns aspectos da Música Popular Brasileira. Linguagens, gêneros, movimentos, influências, transformações, inovações.
A partir da escuta atenta, da apreciação, o aluno aprofundará seus conhecimentos acerca do tema estudado. Ouvindo as músicas pretende-se que o aluno: verta-a para o papel, localize e analise aspectos harmônicos, estilísticos, estéticos que atestem a singularidade da obra em questão.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5282637 - Ivan Vilela Pinto
 
Programa Resumido
O curso focará um movimento ou um artista ou uma linguagem específica utilizada na Música Popular Brasileira.
 
 
 
Programa
Escuta e análise de repertório.
Estudo de alguns dos movimentos da MPB.
Estudo da obra de um artista específico.
Estudo de uma linguagem, ou técnica ou forma ou estilo recorrente na MPB.
Leitura de textos (caso existam) sobre o tema estudado.
O curso focará um movimento ou um artista ou uma linguagem específica utilizada na Música Popular Brasileira.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Trabalhos sobre o tema estudado.
Critério
Participação em aula, elaboração de trabalho teórico e desempenho na prática de conjunto.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
A discografia existente na Música Popular Brasileira.

ALVARENGA Oneyda (1982) MÚSICA POPULAR BRASILEIRA, São Paulo, Livraria
BAHIANA, Ana Maria (1979), ANOS 70, Rio de Janeiro, Europa Editora.
___________ (1980), NADA SERÁ COMO ANTES, Rio de Janeiro, Civilização Brasileira.
BARBOSA, Orestes (1978), SAMBA, Rio de Janeiro, Funarte.Duas Cidades.
BORGES, Márcio (1999). OS SONHOS NÃO ENVELHECEM , São Paulo, Geração editorial.
CAMPOS, Augusto (1978) O BALANÇO DA BOSSA E OUTRAS BOSSAS, São Paulo, Editora Perspectiva.
CANCLINI, Nestor García (2003) CULTURAS HÍBRIDAS, São Paulo, Edusp.
CARNEIRO, Edison (1961), SAMBA DE UMBIGADA, Rio de Janeiro, MEC.
CORRÊA, Tupã Gomes, (1989), ROCK, NOS PASSOS DA MODA, Campinas, Papirus.
EFEGÊ, Jota (1980), FIGURAS E COISAS DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA, Rio de Janeiro, Funarte.
FAVARETTO, Celso (1996), TROPICÁLIA, ALEGORIA, ALEGRIA, São Paulo, Ateliê, GAVA, José Estevam (2002), A LINGUAGEM HARMÔNICA DA BOSSA NOVA, São Paulo, Editora da Unesp.Editorial.
HOLANDA, Nestor de (1969), MEMÓRIAS DO CAFÉ NICE, Rio de Janeiro, Conquista.
JAMBEIRO, Othon (1975), CANÇÃO DE MASSA, São Paulo, Livraria Pioneira Editora.
LIPPARD, Lucy R. (1976), A ARTE POP, São Paulo, Ed. Verbo – Edusp.
MAMMI, Lorenzo (2004) TRÊS CANÇÕES DE JOBIM, São Paulo, Cosac Naif.
MEDAGLIA, Julio, (1988), MÚSICA IMPOPULAR, São Paulo, Global Editora.
MORELLI, Rita C.L. (1991), INDÚSTRIA FONOGRÁFICA, Campinas, Editora da Unicamp.
MOURA, Roberto (1983), TIA CIATA E A PEQUENA ÁFRICA NO RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro, Funarte.
MUKUNA, Kazadi Wa ( ), CONTRIBUIÇÃO BANTU NA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA, São Paulo, Global Editora.
NAPOLITANO, Marcos (2006), CULTURA BRASILEIRA UTOPIA E MASSIFICAÇÃO (1959-1980), São Paulo, Editora Contexto.
NAPOLITANO, Marcos (2007), A SÍNCOPE DAS IDÉIAS, São Paulo, Editora Fundação Perseu Abramo.
NOVAES, Iris Costa (1986), BRINCANDO DE RODA, São Paulo, Livraria Agir Editora.
RIBEIRO, José Hamilton (2006), MÚSICA CAIPIRA, São Paulo, Globo Editora.
SANDRONI, Carlos ( ), FEITIÇO DECENTE, Rio de Janeiro, Zahar Editora.
SANT’ANNA, Affonso Romano de (1978), MÚSICA POPULAR E MODERNA POESIA BRASILEIRA, Petrópolis, Editora Vozes.
SANT’ANNA, Romildo (2000), A MODA É VIOLA. São Paulo, Arte e Ciência.
SEVERIANO, Jairo e HOMEM DE MELLO, Zuza (2006), A CANÇÃO NO TEMPO VOLS. I e II, São Paulo, Editora 34.
SIQUEIRA, Baptista (1979), MODINHAS DO BRASIL, Rio de Janeiro, Biblioteca SODRÉ, Muniz (1979), SAMBA O DONO DO CORPO, Rio de Janeiro, Editora Codecri.
Nacional.
SOLER, Luis (1995) ORIGENS ÁRABES NO FOLCLORE DO SERTÃO BRASILEIRO, Florianópolis, editora da UFSC.
SOUZA,Tárik (1979), ROSTOS E GOSTOS DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA, Porto Alegre, L&PM Editores.
___________ (2003), TEM MAIS SAMBA: DAS RAÍZES À ELETRÔNICA, Sào Paulo, Editora 34.
¬¬¬¬¬¬¬¬___________(1976), O SOM DO PASQUIM, Rio de janeiro, Editora Codecri.
TATIT, Luiz (2002), O CANCIONISTA: COMPOSIÇÃO DE CANÇÕES NO BRASIL, São Paulo, Edusp.
TINHORÃO, José Ramos (1972), MÚSICA POPULAR DE ÍNDIOS NEGROS E MESTIÇOS, Petrópolis, Editora Vozes
TINHORÃO, José Ramos (1981), MÚSICA POPULAR DO GRAMOFONE AO RÁDIO E TV, São Paulo, Editora Ática.
___________ (1990), HISTÓRIA SOCIAL DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA, Lisboa, Editorial Caminho.
TRAVASSOS, Elizabeth, MATOS, Cláudia Neiva de, MEDEIROS, Fernanda Teixeira de – ORG. (2008), PALAVRA CANTANDA: ENSAIOS SOBRE POESIA, MÚSICA E VOZ, Rio de Janeiro, Viveiros de Castro Editora.
VELOSO, Caetano (1999), VERDADE TROPICAL, São Paulo, Companhia das Letras.
VIDOSSICH, Edoardo (1975), SINCRETISMOS NA MÚSICA AFRO-AMERICANA, São Paulo, Edições Quíron Ltda.
VIVEIROS, Bruno (2009), SOM IMAGINÁRIO: A REINVENÇÃO DA CIDADE NAS CANÇÕES DO CLUBE DA ESQUINA Belo Horizonte, Edtora da UFMG.
XIDIEH, Oswaldo Elias (1993) NARRATIVAS PIAS POPULARES, São Paulo, Edusp.
 

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