Apresentar um panorama da produção musical da metade do século XX aos dias de hoje, com ênfase em repertórios derivados de tendências historicamente formadas. Oferecer ao estudante um caminho de apreciação e discussão de parâmetros composicionais contemporâneos, bem como de suas raízes na produção modernista e de vanguarda.
Serialismo integral, Boulez, George Crumb, música minimalista, nova complexidade, Brian Ferneyhough, música estocástica, Xenakis, música espectral, Ligeti, Giacinto Scelsi, Gerard Grisey, música concreta, eletrônica e eletroacústica, nova simplicidade, John Cage e a música experimental americana, grupo Fluxus, Stockhausen, improvisação livre e novas tendências, música pós-moderna, compositores brasileiros contemporâneos.
Barraud, Henry - Para compreender a música de hoje, São Paulo, Perspectiva, 1976.Barrièrre, Jean-Baptiste, Ed. Le timbre, métafore pour la composition. Musique / Passé / Présent. Paris: Christian Bourgois Éditeur / I.R.C.A.M., p.564, Musique / Passé / Présented. 1991.Boulez, Pierre. A Música Hoje. São Paulo: Editora Perspectiva. 1981. 148 p.Boulez, Pierre. Apontamentos de Aprendiz. São Paulo: Editora Perspectiva. 1995. 338 p. (Coleção Signos/Música)Buckinx, Boudewijn. O Pequeno Pomo - ou a história da música do pós-modernismo. São Paulo: Editora Giordano / Ateliê Editorial. 1998. 150 p.Cage, John. De asegunda a um ano. São Paulo: Editora Hucitec. 1985Chadabe, Joel. Electric Sound: The Past and Promisse of Elctronic Music. New Jersey: Prentice Hall. 1997. 370 p.Cope, David. New Directions in Music. Madison: Brown & Benchmark Publishers. 1971. 399 p.Cox, Christoph e Daniel Warner, Eds. Audio Culture: readings in modern music. New York & Londom: Continuum, p.454ed. 2004.Ferneyhough, Brian. Forme, figure, style: une évaluation intermédiaire. Contrechamps, v.septembre, n.3, p.83-90. 1984.Ferneyhough, Brian. Collected writings. 2a ed. University of Edimburg, UK: Harwood Academic Publishers, 1998.Ferraz, Silvio. Música e Repetição. São Paulo: Educ. 1998. 273 p.Griffiths, Paul. A Música Moderna. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. 1986. 206 p.Iazzetta, Fernando. Além da vanguarda musical. In: J. Guinsburg e Ana Mae Barbosa (Ed.). O pós-modernismo. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2005. Além da vanguarda musical, p.225-245Kater, Carlos. Música Viva e H.J.Koellheutter: movimentos em direção à modernidade. São Paulo: Musa Editora: Atravez. 2001. 371 p.Lebrecht, Norman. The complete companion to 20th century music. London: Simon & Schuster Ltd. 2000. 451 p.Lester, Joel. Analytic Approaches to Twentieth-Century Music. New York: W. W. Norton & Company, Inc. 1989. 308 p.Ligeti, Gyorgy. Metamorphoses of Musical Form. Die Reihe, v.7, 1958, p.5-19. 1965.Lochhead, Judy e Joseph Auner, Eds. Postmodern music / postmoder thought. New York & London: Routledge, p.372ed. 2002.Menezes, Flo, Ed. Música Eletroacústica: Histórias e Estéticas. São Paulo: EDUSP, p.279, 1996.Morgan, Robert P., Ed. Modern Times: From World War I to Present. Music and Society. New Jersey: Prentice Hall, p.464, Music and Societyed. 1993.Nyman, Michael. Experimental Music: Cage and Beyond. New York: Schirmer Books. 1974. 154 p.Reich, Steve. Écrits et entretiens sur la musique. Paris: Christian Bourgois Editeur. 1974. 178 p.Russcol, Herbert. The Liberation of the Sound: An Introduction to Electronic Music. Englewood Cliffs, N. J.: Prentice-Hall, Inc. 1972. 315 p.Russolo, Luigi. The Art of Noise. New York: Pendragon Press. 1986 [1913]. 87 p. (Monographs in Musicology, No. 6)Salles, Paulo De Tarso. Abertura e impasses: o pós-modernismo na música e seus reflexos no Brasil - 1970-1980. São Paulo: Editora da Unesp. 2005Schaeffer, Pierre. Traité des Objects Musicaux. Paris: Éditions du Seuil. 1966. 712 p.Schwarts, Elliott e Barney Childs, Eds. Contemporary composers on contemporary music. New York: Da Capo Pressed. 1998.Schwartz, Elliott e Daniel Godfrey. Music Since 1945: Issues, Materials, and Literature. New York: Schrimer Books. 1993. 537 p.Stockhausen, Karlheinz. Stockhausen on music: Lectures and Interviews compiled by Robin Maconie. London, New York: Marion Boyars. 1989. 220p.Stravinsky, Igor. Poética Musical em 6 Lições. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. 1996. 127 p.Strickland, Edward. American Composers: Dialogues on Contemporary Music. Bloomington and Indianapolis: Indiana University Press. 1991. 220 p.Terra, Vera. Acaso e aleatório na música: um estudo da indeterminação nas poéticas de Cage e Boulez. São Paulo: Educ/Fapesp. 1999. 153 p.Toop, Richard. György Ligeti. London: Phaidon Press Limited. 1999. 238 p.Varèse, Edgar. Écrits. Paris: Christian Bourgois Éditeur. 1983. 216 p.Varga, Bálint András. Conversations with Iannis Xenakis. London: Faber and Faber, v.Londres. 1996. 255 p.Vivier, Odile. Varèse. Paris: Éditions du Seuil. 1973. 190 p. (Solfèges)Xenakis, Iannis. Formalized Music. Indiana: Indiana University Press. 1971