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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0675 - Educação Musical e Processos de Criação
Music Education and Creative Processes

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação: 30/01/2023

Objetivos
Enfatizar a importância dos processos de pesquisa e criação musical em todos os estágios e âmbitos da educação musical.
Desenvolver propostas criativas envolvendo improvisação, arranjo e composição.
Conscientizar no aluno o valor da criação no processo de desenvolvimento humano e como importante ferramenta pedagógica.
 
 
 
Programa Resumido
Teoria e prática acerca dos processos criativos no âmbito do fazer musical.
 
 
 
Programa
-Teorias sobre criatividade
-Pesquisas acerca dos processos criativos das crianças e adolescentes
-Pesquisas envolvendo jogos de improvisação e composição
-Educação e criação musical: alianças
 
 
 
Avaliação
     
Método
Leituras, análises, seminários e prática musical com foco na criação.
Critério
Avaliação contínua considerando o envolvimento do aluno no decorrer do processo, nos trabalhos em classe e na produção de textos escritos.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
ABUHSMDEH, Sami, CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. The artistic personality: a systems perspective.In: STERNBERG, Robert J; GRIGORENKO, Elena L.;SINGER, Jerome L. (Ed.) Creativity: from protential to realization. 2nd ed. Washington:American Psychological Association, 2006, p.31-42.
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ALONSO, Chefa – Improvisación Musical
BEINEKE, Viviane. Processos intersubjetivos na composição musical de crianças: um estudo sobre a aprendizagem criativa. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Música UFRGS, 2009.BRITO, Maria Teresa A. de. Por uma educação musical do Pensamento: novas estratégias de comunicação. Tese de Doutorado. COS-PUC/SP, 2007.
BRITO, Teca A. de. Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. SP:Peirópolis, 2003.
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COSTA, Rogerio.
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FONSECA, M. Betânia Parizzi. O desenvolvimento da percepção do tempo em crianças de dois a seis anos: um estudo a partir do canto espontâneo. Tese de Doutorado, Fac. de Medicina da UFMG, 2009
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SALLES, Pedro Paulo. A Reinvenção da Música pela criança: implicações pedagógicas da criação musical. Tese de doutorado. São Paulo: FEUSP, 2002.
SWANWICK, Keith (1988) - Music, mind and education. Londres: Routledge,
(1994) - Musical knowledge: intuition, analysis and music education. Londres: Routledge.
THELEN, Esther e SMITH, Linda B. (1998) – A dynamic systems approach to the development of cognition and action; 3º edition. Cambridge: The MIT Press (A Bradford Book).
 

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