Informa??es da Disciplina

Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0676 - Metodologia de Ensino de Música com Estágio Supervisionado III
Practicum of Music Teaching Methodology III

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 150 h ( Estágio: 120 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
- Desenvolvimento de estágios supervisionados a partir dos conhecimentos metodológicos adquiridos, enfatizando projetos coletivos voltados à comunidade, especialmente em escolas de ensino público;
- Aprofundar o desenvolvimento de um pensamento metodológico para o ensino de música e aplicá-lo a contextos diversificados através de estágios supervisionados;
- Desenvolver projetos de formação de professores de música junto ao corpo docente das escolas conveniadas para o Estágio.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
58568 - Pedro Paulo Salles
 
Programa Resumido
Desenvolvimento de projetos de estágio supervisionado. Instrumentar o aluno para o exercício do magistério em todos os níveis. Perceber o sentido e a importância da Educação Musical dentro do contexto curricular.
 
 
 
Programa
1 – Atividades teórico práticas voltadas ao aperfeiçoamento de técnicas de ensino de música, envolvendo criação, reflexão e processos tecnológicos (TIC);
2 - Desenvolver projetos de formação de professores de música junto ao corpo docente da escola conveniado para o Estágio;
3 – Avaliação e continuidade dos planos de estágio voltados ao ensino da música, levando-se em conta o caráter criativo, estético, social, cultural, técnico e teórico;
4 – Aperfeiçoar procedimentos didáticos do professor mediador entre a criança e o conhecimento compartilhado;
5 – Discussão e escritura de planos, relatórios e avaliações de estágio de regência (prático, ativo);
6 – Práticas de Gestão Pedagógica nas escolas conveniadas e no Laboratório de Educação Musical – LEM;
7 – Discutir a questão da gravação e apresentação musical de crianças alunas e desenvolver projetos práticos: relação entre processo e produto, crianças e público, apresentação e representação, som ao vivo & som gravado etc.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Introdução teórica, discussões teórico- práticas, planos de estágio, aplicações em campo de estágio. Análise dos relatórios do estágio.
Critério
- Avaliação da participação nas práticas, nas discussões e nos projetos coletivos;
- Avaliação da participação nos locais de estágio;
- Avaliação do Relatório final de estágio, inclusive de sua redação em Língua Portuguesa;
- Autoavaliação.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
BRASIL. Ministério da Educação. Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Arte / Coord. Maria Inês Fini. – São Paulo: SEE, 2008. BRASIL. Ministério da Educação Parâmetros Curriculares Nacionais de 1º a 4º série. Brasilia: MEC, 1997. BRASIL. Ministério da Educação Parâmetros Curriculares Nacionais. Terceiro e Quarto ciclo do Ensino Fundamental. Brasilia: MEC/ SEF.1998. BRASIL. Ministério da Educação Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio. Brasília: MEC, 1999. GAINZA, Violeta - Fundamentos, Materiales Y Técnicos de La Educación Musical, Ricordi, B. Aires, 1973. GOHN, Daniel M. Aspectos tecnológicos da experiência musical. Música Hodie, v. 7, p. 11-27, 2008. GOHN, Daniel M. Tecnofobia na música e na educação: origens e justificativas. Opus (Belo Horizonte. Online), v. 13, p. 161-174, 2007. HOWARD, Walter - A Música e a Criança, Summos Editorial, São Paulo, 1985. KANDINSKY, Wassily - Ponto, Linha e Plano, Martins Fontes, São Paulo, 1970. KRUGER, S. E.; GALIZIA, F. S. A Gestão Administrativa em Educação Musical e a Formação de Educadores Musicais. Revista Música Hodie, Goiânia, V.12 - n.2, 2012, p. 220-232. PAYNTER, Jonn and ASTON, Peter - Sound and Silence: classroom projects is creative music, Cembridge University Press, N.Y. , 1970. PAZ, Ermelinda A. Pedagogia musical brasileira no século XX: metodologias e tendências. Brasília: Musimed, 2000. PIAGET, Jean - A formação do Símbolo da Criança: imitação e jogo, Imagem e Representação, Zahar, Rio de Janeiro, 1971. QUEIROZ, Luis Ricardo Silva ; PENNA, Maura . POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE MÚSICA. Educação (UFSM), v. 37, p. 91-106, 2012. SMALL, Christopher - Música: Sociedad, Educación, Ed. Alianze Música, Madrid, 1981. SCHAFER, R. Murray. O Ouvido Pensante. São Paulo: Unesp, 1991. _________________ A afinação do Mundo. São Paulo: Unesp, 2001.WILLEMS . Edgar - La Preparación Musical de Los mãs Pequaños, Paidós, B. Aires, 1969.OLIVEIRA, ALDA - A Educação Musical no Brasil. Revista da Associação Brasileira de Ed. Musical, Porto Alegre: 1, 35-40,1992. SCHAFER, R.Murray – O ouvido pensante; trad. Marisa Trench de O.Fonterrada, Magda R.Gomes da Silva, Maria Lucia Pascoal, SP; Editora Unesp, 1991. SILVA, Iran J. da. A Gestão do Ensino de Música na Educação Básica: um estudo de caso. Monografia de especialização. Sapucaia do Sul –RS: UFSM, 2011.
 

Clique para consultar os requisitos para CMU0676

Clique para consultar o oferecimento para CMU0676

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP