Informa??es da Disciplina

Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0681 - Metodologia de Ensino de Música com Estágio Supervisionado I
Music Teaching Methodology with Supervised Traineeship I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 5
Carga Horária Total: 210 h ( Estágio: 170 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
Perceber a realidade educacional do Brasil. - Instrumentar o aluno para o exercício do magistério em todos os níveis. - Refletir sobre o seu próprio processo educacional, sua formação musical e profissional, bem como sobre o papel social da profissão. - Perceber o sentido e a importância da Educação Musical dentro do contexto curricular. - Perceber a criança ou o adolescente como seres capazes , criativos e produtores de cultura.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1869280 - Silvia Maria Pires Cabrera Berg
 
Programa Resumido
Perceber a realidade educacional do Brasil. - Instrumentar o aluno para o exercício do magistério em todos os níveis. - Refletir sobre o seu próprio processo educacional, sua formação musical e profissional, bem como sobre o papel social da profissão. - Perceber o sentido e a importância da Educação Musical dentro do contexto curricular. - Perceber a criança ou o adolescente como seres capazes , criativos e produtores de cultura.
 
 
 
Programa
O processo individual na apresdizagem formal e não formal da música: gênese, síntese e sentido. - Breve histórico da Educação Musical. - O ensino da percepção e do grafosmo dos sons. - Notação Musical: do mito ao processo histórico. - A visão de Música e a pedagógica. - Didática e ideologia. - O trauma e a frustação no aprendizado da música. - Teorias da Educação aplicadas à música. - O encontro de diferentes metodologias e técnicas de ensino de música: Willems, Paunter, Orff e Steiner. - O ensino do instrumento e da análise musical.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricaas ( com leituras, debates e seminários ). - Aulas práticas ( com experiências pedagógicas e composições musicais). - Palestras, entrevistas e debates com artistas educadores. - Análise dos relatórios do estágio.
Critério
Avaliação do trabalho de estágio. - Avaliação dos trabalhos práticos. - Avaliação dos relatórios de leitura. - Auto-avaliação e participação na aula.
Norma de Recuperação
A recuperação será feita através de prova ou trabalho no prazo estipulado pela Resolução COG-3583, Artigo 1º de 19.09.89.
 
Bibliografia
     
BRASTZER, H. - El Método Orff - introdución, Ricordi, B, Aires, 1973. GASPERIMI, Guido - Storia della Semiografia Musical, Ed. Libraio delle Real Casa, Milano, 1905. - PAYNTER, John - Hear and Now, universal Edition, Londres, 1972. -PIAGET, Jean - A formação do Símbolo da Criança: imitação e jogo, Imagem e Representação, Zahar, Rio de Janeiro, 1971. - SMALL, Christopher - Música: Sociedad, Educación, Ed. Alianze Música, Madrid, 1981. - SCHAFER, R. Murray - El Nuevo Braisage Sonoro, Ed. Ricordi, B. Aires, 1969. - El Rinoceronte en el Aula, Ed. Ricordi, B. Aires, 1975. - YARGAS, Mechtild - Plano de Ensino Musical da Escole Rudolf, Steiner (waldorlf). Ed. Antroposófica, São Paulo, 1983.
 

Clique para consultar os requisitos para CMU0681

Clique para consultar o oferecimento para CMU0681

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP