Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0684 - Fonética Aplicada ao Canto II
Lyric Diction II

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 15 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
A disciplina tem por objetivo realizar um estudo introdutório da fonética articulatória, de sua produção, percepção, compreensão e aplicação no repertório de canto erudito.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
982218 - Luiz Ricardo Basso Ballestero
 
Programa Resumido
O programa apresenta as bases da fonética articulatória, os fonemas e as principais relações grafema-fonema do português brasileiro, espanhol, italiano, francês e alemão, utilizando-se do Alfabeto Fonético Internacional (AFI). Aborda questões de normas, referências, variantes linguísticas, estilos, junturas e estratégias de dicção para o palco.
 
 
 
Programa
1. Fonética articulatória: delimitação e interesse para a área do canto;
2. Fonemas: possibilidades classificatórias e sua aplicação nos processos de ensino-aprendizagem do canto;
3. Relações grafemas e fonemas;
4. Descrição e percepção dos fonemas (nível segmental); 
5. Junturas, elisões, ligações, cesuras e glottal stop;
6. Aspectos rítmicos nos idiomas;
7. As vogais e os estilos vocais: cor, sustentação e legato;
8. As consoantes e semivogais: aspectos estilísticos; 
9. Formação das vogais e consoantes: implicações acústicas e estilísticas; 
10. Antecipação consonantal;
 
 
 
Avaliação
     
Método
A disciplina abordará o conteúdo programático através da: a) exposição comparativa dos assuntos especificados; b) transcrição fonética de obras vocais, poemas e/ou textos (produção escrita); c) apresentação e apreciação de gravações/vídeos; d) prática da produção declamada e cantada de textos de obras vocais; e) apresentação de mini-seminários.
Critério
O acompanhamento dos processos de aprendizagem será feito semanalmente em classe. A avaliação será baseada nos seguintes critérios e pesos: presença e engajamento em classe (20%); trabalhos (30%) e avaliações (50%).
Norma de Recuperação
Não haverá segunda avaliação.
 
Bibliografia
     
BABINI, Maurizio. Fonética, Fonologia e Ortoépia da Língua Italiana. São Paulo: Annablume, 2002. 
BALLESTERO, Luiz Ricardo Basso. As variantes linguísticas no repertório vocal brasileiro: presença de elementos diferenciadores e recursos no preparo da interpretação. In: Congresso Internacional A Língua Portuguesa em Música, 2., 2012, Lisboa. Anais... Lisboa: Núcleo Caravelas, CESEM, FCSH, 2012, p. 205-13.
CASTEL, Nico. A Singer’s Manual of Spanish Lyric Diction. New York: Excalibur, 1994.
COLORNI, Evelina. Singer’s Italian: A Manual of Diction and Phonetics. New York: Schirmer, 1996. 
SILVA, Thaís Cristófaro. Fonética e fonologia do português: roteiro de estudos e guia de exercícios. São Paulo: Editora Contexto, 2005.
GRUBB, Thomas. Singing in French: A Manual of French Diction and French Vocal Repertoire. New York: Schirmer, 1979. 
KAYAMA, A., et. al. “PB cantado; normas para a pronúncia do português brasileiro no canto erudito”. Opus, No. 13.2, Dezembro, 2007. 
LABOUFF, K. Singing and communicating in English. New York: Oxford University Press, 2007.
MILLER, R. Solutions for Singers. Oxford: Oxford University Press, 2004.
MOUTON, P. G. Lenguas y dialectos de España. Madri: Arco Libros, 1999. 
TENGARRINHA, B.S. Alemão para Cantores. Estoril: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.
 

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