Informa??es da Disciplina

Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0686 - Rítmica
Rhythmics

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
O objetivo da disciplina Rítmica é vivenciar propostas elaboradas por José Eduardo Gramani, que levam a: sensação física do movimento rítmico; percepção do pulso musical como uma linha polifônica que interage com a rítmica de superfície, sem que seja dominante, mas concomitante; familiaridade com a métrica assimétrica e mista; observação de que a inter-relação da rítmica com os demais parâmetros musicais gera fluência e coerência, bem como que o domínio rítmico desprovido de outros parâmetros mantém-se imbuído de tais aspectos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5275239 - Adriana Lopes da Cunha Moreira
5282637 - Ivan Vilela Pinto
 
Programa Resumido
Execução conjunta de leituras rítmicas e elaboração de performances musicais que usem sons não produzidos por instrumentos acústicos, através da execução de exercícios propostos por José Eduardo Gramani nos livros Rítmica e Rítmica Viva.
 
 
 
Programa
Execução conjunta de leituras rítmicas e elaboração de performances musicais que usem sons não produzidos por instrumentos acústicos, através da execução de exercícios propostos por José Eduardo Gramani nos livros Rítmica e Rítmica Viva.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A metodologia inclui: Execução conjunta de leituras rítmicas; elaboração de performances musicais em grupo, que usem sons não produzidos por instrumentos acústicos; avaliações mensais das performances individuais.
Critério
Direcionamento da aquisição diária de conhecimento pelo aluno, através da verificação dos resultados das avaliações mensais.
Norma de Recuperação
Não haverá segunda avaliação.
 
Bibliografia
     
Bibliografia principal: GRAMANI, José Eduardo. Rítmica. SP: Perspectiva, 1999. GRAMANI, José Eduardo. Rítmica viva: A consciência musical do ritmo. SP: Editora da Unicamp, 2008. Bibliografia complementar: FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. O lobo no labirinto: Uma incursão à obra de Murray Schafer. SP: Editora Unesp, 2004. JAQUES-DALCROZE, Émile. Ginnastica ritmica estetica e musicale. Milano: Ulrico Hoepli, 1925. SCHAFER, R. Murray. A afinação do mundo: Uma exploração pioneira pela história passada e pelo atual estado do maisnegligenciado aspecto do nosso ambiente: a paisagem sonora. SP: Fundação Editora da Unesp, 2001. SCHAFER, R. Murray. O ouvido pensante. SP: Fundação Editora da Unesp, 1991.
 

Clique para consultar os requisitos para CMU0686

Clique para consultar o oferecimento para CMU0686

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP