Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0689 - Seminário de Execução Musical I
Seminary of Musical Performance I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação: 31/12/2019

Objetivos
Essa disciplina constitui-se de aulas em forma de master class, palestras e recitais de professores de diferentes instrumentos e da área de canto do Departamento de Música e de músicos convidados. As aulas abordarão tópicos musicais e técnicos visando aprimorar as escolhas interpretativas. O foco da disciplina em diferentes instrumentos e no canto tem como finalidade proporcionar a familiaridade com sua linguagem, técnica e sonoridade. A alternância de professores durante o curso permitirá que os alunos tenham contato com diversas abordagens didáticas de aspectos musicais, históricos e estéticos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3383921 - Alexandre Fontainha Ficarelli
 
Programa Resumido
1. Master class para alunos matriculados na disciplina que poderão apresentar obras do repertório solo, camerístico ou orquestral. 
2. Palestras tratando de assuntos referentes à performance musical.
3. Recitais de professores e músicos convidados.
 
 
 
Programa
1. Master class para alunos matriculados na disciplina que poderão apresentar obras do repertório solo, camerístico ou orquestral. 
2. Palestras tratando de assuntos referentes à performance musical.
3. Recitais de professores e músicos convidados.
O curso oferecerá master classes, palestras e recitais ministradas pelos professores de instrumento e canto do Departamento de Música e por artistas convidados.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação semestral é baseada na freqüência e em relatório elaborado pelo aluno com apreciação das atividades desenvolvidas no curso. Participação em masterclass e debates em salas de aula.
Critério
Os critérios adotados para a avaliação do relatório incluem abrangência de assuntos abordados e qualidade de reflexão, assim como participação ativa em sala de aula e em masterclasses.
Norma de Recuperação
Não haverá segunda avaliação.
 
Bibliografia
     
Boretz, Benjamin e Cone, Edward T. (editores).Perspectives on Contemporary Music Theory. Ed. W. W. Norton & Company.1972.
Brown, Clive. Classical and Romantic Performing Practice 1750-1900. Oxford University Press. 1999.
Chueke, Zélia (organizadora). Leitura, Escuta e Interpretação. Editora UFPR. 2013
Cook, Nicholas. Beyond the Score: Music as Performance. Oxford University Press. 2013.
Cook, Nicholas.  A Guide To Musical Analysis. Oxford University Press. 1992.
DeNora, Tia. Beethoven and the Construction of Genius: Musical Politics in Vienna, 1792-1803. University of California Press. 1997.
Donington, Robert. Baroque music, Style and Performance. Norton. 1982.
Duffin, Ross W. How Equal Temperament Ruined Harmony (and Why You Should Care). Ed. W. W. Norton & Company. 2008.
Harnouncourt, Nikolaus. O diálogo musical - Monteverdi, Bach e Mozart.  Ed. Zahar. 1993
Harnouncourt, Nikolaus. O discurso dos sons.  Ed. ZAhar. 1988
Haynes, Bruce. The End of Early Music: A Period Performer's History of Music for the Twenty-First Century. Oxford University Press. 2007.
Lester, Joel. Analytic Approaches to Twentieth-Century Music. W. W. Norton & Company. 1989.
Rink, John (Editor). Musical Performance: A Guide to Understanding. Cambridge University Press. 2002.
Rink, John (Editor). The Practice of Performance: Studies in Musical Interpretation. Cambridge University Press. 2005
Ross, Alex. O resto é ruído. Companhia das Letras. 2009.
Sacks, Oliver. Alucinações musicais.Companhia das Letras. 2007
Salles, Paulo de Tarso. Villa-Lobos. Processos Composicionais. Unicamp, Artes e Cultura. 2009.
Witt, Stephen. Como A Música Ficou Grátis.  Ed.Intrinseca. 2015.
 

Clique para consultar os requisitos para CMU0689

Clique para consultar o oferecimento para CMU0689

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP