Essa disciplina constitui-se de aulas em forma de master class, palestras e recitais de professores de diferentes instrumentos e da área de canto do Departamento de Música e de músicos convidados. As aulas abordarão tópicos musicais e técnicos visando aprimorar as escolhas interpretativas. O foco da disciplina em diferentes instrumentos e no canto tem como finalidade proporcionar a familiaridade com sua linguagem, técnica e sonoridade. A alternância de professores durante o curso permitirá que os alunos tenham contato com diversas abordagens didáticas de aspectos musicais, históricos e estéticos.
1. Master class para alunos matriculados na disciplina que poderão apresentar obras do repertório solo, camerístico ou orquestral. 2. Palestras tratando de assuntos referentes à performance musical.3. Recitais de professores e músicos convidados.
1. Master class para alunos matriculados na disciplina que poderão apresentar obras do repertório solo, camerístico ou orquestral. 2. Palestras tratando de assuntos referentes à performance musical.3. Recitais de professores e músicos convidados.O curso oferecerá master classes, palestras e recitais ministradas pelos professores de instrumento e canto do Departamento de Música e por artistas convidados.
Boretz, Benjamin e Cone, Edward T. (editores).Perspectives on Contemporary Music Theory. Ed. W. W. Norton & Company.1972. Brown, Clive. Classical and Romantic Performing Practice 1750-1900. Oxford University Press. 1999. Chueke, Zélia (organizadora). Leitura, Escuta e Interpretação. Editora UFPR. 2013 Cook, Nicholas. Beyond the Score: Music as Performance. Oxford University Press. 2013. Cook, Nicholas. A Guide To Musical Analysis. Oxford University Press. 1992. DeNora, Tia. Beethoven and the Construction of Genius: Musical Politics in Vienna, 1792-1803. University of California Press. 1997. Donington, Robert. Baroque music, Style and Performance. Norton. 1982. Duffin, Ross W. How Equal Temperament Ruined Harmony (and Why You Should Care). Ed. W. W. Norton & Company. 2008. Harnouncourt, Nikolaus. O diálogo musical - Monteverdi, Bach e Mozart. Ed. Zahar. 1993 Harnouncourt, Nikolaus. O discurso dos sons. Ed. ZAhar. 1988 Haynes, Bruce. The End of Early Music: A Period Performer's History of Music for the Twenty-First Century. Oxford University Press. 2007. Lester, Joel. Analytic Approaches to Twentieth-Century Music. W. W. Norton & Company. 1989. Rink, John (Editor). Musical Performance: A Guide to Understanding. Cambridge University Press. 2002. Rink, John (Editor). The Practice of Performance: Studies in Musical Interpretation. Cambridge University Press. 2005 Ross, Alex. O resto é ruído. Companhia das Letras. 2009. Sacks, Oliver. Alucinações musicais.Companhia das Letras. 2007 Salles, Paulo de Tarso. Villa-Lobos. Processos Composicionais. Unicamp, Artes e Cultura. 2009. Witt, Stephen. Como A Música Ficou Grátis. Ed.Intrinseca. 2015.