1. Estudo da teoria e prática da retórica musical do período barroco. 2. Oferecer subsídios para as atividades práticas do Conjunto de Música Antiga da ECA/USP, grupo de extensão cultural, assim como para demais alunos interessados da pós-graduação.
O curso propiciará a compreensão da música como parte da concepção poético-retórica de arte, cuja finalidade é 'mover as paixões' da audiência e envolverá as ferramentas de retórica na construção da abordagem interpretativa (instrumentos e voz). Os tópicos pertinentes aos diferentes idiomas de instrumentos e voz receberão enfoque específico e serão relacionados à matéria retórica, tomando por base o corpus teórico de Quintiliano até as considerações técnicas de Quantz. Desta forma, a intersecção entre retórica e música propiciará o alargamento da compreensão estilística envolvida nas práticas interpretativas.
- Ferramentas da Retórica - Práticas Interpretativas da Música Poética (instrumentos e voz)- Linguagem e Pulso- Retórica na Performance de Quintiliano a Quantz- Estudo e compreensão de figuras musicais em função de seu significado retórico
KRISTELLER, Paul Oskar. The Modern System of the Arts. In: Renaissance Thought and the Arts. New Jersey: Princeton University Press, 1980, p. 163-227KRISTELLER, Paul Oskar. O Movimento Humanístico/A tradição aristotélica/O platonismo renascentista. In: Tradição Clássica e Pensamento do Renascimento. Lisboa: edições 70, 1995, p. 11-73YEBRA, Valentin García. Sobre la interpretación de Katharsis. In: ARISTÓTELES. Poética. Madrid: Gredos, 1978KLEIN, Robert. O tema do Louco e a Ironia Humanista. In: A Forma e o Inteligível. São Paulo: EDUSP, 1998, p. 417-432KLEIN, Robert. Giudizio e Gusto na Teoria da Arte do Cinquecento. In: A Forma e oInteligível. São Paulo: Edusp, 1998, p. 131-142COPENHAVER, BRIAN e Charles B.Schmitt. The Historical Context of Renaissance Philosophy. In: Renaissance Philosophy. Oxford: Oxford Univerity Press, 1992, p. 1-59BOETHIUS, Ancius manlius Severinus. De Musica Libri V (excertos)RIPA, Cesare. Decoro. In: Iconologia. Madrid: Akal, 1996, p. 249-266STEBLIN, Rita. Catalogue of Characteristics Imputed to Keys. In: A History of Key Characteristics in the Eighteenth and early Nineteenth Centuries. Ann Arbor: Rochester: University of Rochester Press, 1996BUELOW, George . The Loci Topici and Affect in late baroque Music: Heinichen’s practical Demonstration. In: Music Review n. 27 (1966), p. 161-176BARTEL, Dietrich. Luther on Music: a theological basis for german baroque music. In: Musica Poetica: musical-rhetorical figures in german baroque music. Lincoln and London: University of Nebraska Press, 1998, p. 3-28BUELOW, Georg. Rhetoric and Music. In: Grove Music Online. http://ww.oxfordmusiconline.com/subscriber/article/grove/music/43166?q=rhetoric&music.SIDDONS, Henry. Practical illustration of rhetorical gesture and action adapted to the English drama from a work on the subject by M. Engel. London: Sherwood, Neely and Jones, 1822WILSON, Blake Mc Dowell. Ut Oratoria Musica in the writings of renaissance music theorists. In: MATTHIESEN, Thomas J. e Benito Rivera (Eds.). Festa musicologica. Essays in Honour of George G. Buelow. Stuyvesant: Pendragon press, 1995, p. 341-369TARLING, Judy. Baroque violin playing for ingenious learners. London: Corda, 2008The Weapons of Rhetoric. London: Corda, 2007.