Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0694 - Técnicas para Análise Musical de Obras Pós-tonais
Techniques for Post-Tonal Music Analysis

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 6
Carga Horária Total: 210 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Apresentar técnicas para a análise de obras compostas durante os séculos XX e XXI, com foco na experiência prática da análise musical.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5275239 - Adriana Lopes da Cunha Moreira
 
Programa Resumido
Contextualização histórica das práticas analíticas seguida por focos nas técnicas atualmente voltadas à análise por parâmetros musicais em obras pós-tonais. Durante este processo, análises musicais de obras referenciais serão apresentadas, assim como exercícios práticos serão realizados individual e semanalmente pelos alunos. Ao final do curso, cada aluno redigirá um artigo, acompanhado de apresentação verbal.
 
 
 
Programa
Temas das aulas expositivas, leituras, escutas e exercícios práticos semanais:
(1) A autonomia da análise musical e seu inter-relacionamento com outros campos de estudo;
(2) Segmentação de conjuntos (envolvendo teoria motívica, textura/densidade e contorno);
(3) Teoria neo-shenkeriana (envolvendo audição estrutural, coerência sonora e condução de vozes);
(4) Teoria neo-riemanniana (envolvendo centricidade, simetria, coleções de referência e ciclos intervalares);
(5) Tipologia espectral (envolvendo considerações sobre objetos sonoros e análise de obras musicais que incluem processos eletroacústicos);
(6) Teoria projetiva (envolvendo tempo, ritmo e movimento musical).
Cada tema será precedido pela leitura e resenha de um texto pré-estabelecido no primeiro dia de aula, e seguido pela prática analítica em um trecho de obra musical. No meio do curso, os alunos entregarão uma análise de uma obra curta pré-estabelecida no primeiro dia de aula; ao final do semestre, cada aluno apresentará um seminário individual acompanhado da redação de um artigo sobre uma peça curta de livre escolha, composta ao longo dos séculos XX e XXI e analisada através dos recursos apresentados ao longo do semestre. Serão encorajadas submissões dos artigos a congressos, bem como inclusões das análises realizadas nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) dos alunos, desde que sejam respeitados os direitos autorais dos envolvidos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A metodologia inclui: aulas expositivas; leituras, escutas e exercícios práticos semanais; análises de duas obras completas; redação de um artigo e apresentação de um seminário.
Critério
Média aritmética entre: a somatória das notas adquiridas pela entrega dos exercícios semanais resolvidos em casa e da análise de meio de curso, e a nota conquistada pela apresentação do seminário e redação do artigo.
Norma de Recuperação
Não haverá segunda avaliação.
 
Bibliografia
     
AGAWU, Kofi. How We Got Out of Analysis, and How to Get Back In Again. Music Analysis, v. 23, n. 2-3, p. 267-286, 2004.
AUNER, Joseph. Music in the Twentieth and Twenty-First Centuries. NY: W. W. Norton, 2013.
BARROS, Guilherme Sauerbronn de; GERLING, Cristina Capparelli. Análise schenkeriana e
performance. Opus, Goiânia, v. 13, n. 2, p. 141-160, dez. 2007.
BENT, Ian; POPLE, Anthony. Analysis. In: SADIE, Stanley (Ed.). The New Grove Dictionary of Music and Musicians. v. 1. London: Macmillan, 2001. p. 526-289.
BERRY, Wallace. Structural Functions in Music. NY: Dover, 1987.
BROWN, Matthew. Explaining Tonality: Schenkerian Theory and Beyond. Rochester: Univ. of Rochester Press, 2005.
BURGE, David. Twentieth-Century Piano Music. Maryland: Scarecrow Press, 2004.
CAPLIN, William E.; HEPOKOSKI, James; WEBSTER, James. Musical Form, Forms, Formenlehre: Three Methodological Reflections. Edited by Pieter Bergé. Leuven: Leuven U. Press, 2010.
CHRISTENSEN, Thomas (Ed.). The Cambridge History of Western Music Theory. Cambridge: Cambridge University Press, 2007.
COHN, Richard. Audacious Euphony: Chromaticism and the Triad’s Second Nature. Oxford: Oxford U. Press, 2012.
COHN, Richard. Weitzmann’s Regions, My Cicles, and Douthett’s Dancing Cubes. Music Theory Spectrum, v. 22, n. 1, p. 89-103, 2000.
COHN, Richard. Introduction to Neo Riemannian Theory: A Survey and a Historical Perspective. Journal of Music Theory, v. 42, n. 2, p. 167-180, 1998. 
CONE, Edward. Beyond Analysis. Perspectives of New Music, v. 6, n. 1. p. 33-51, 1967.
COOK, Nicholas. Beyond the Score: Music as Performance. Oxford: Oxford U. Press, 2013.
COOK, Nicholas; POPLE, Anthony. The Cambridge History of Twentieth-Century Music. Cambridge: Cambridge U. Press, 2004.
COPE, David. New Directions in Music. 7. ed. Long Grove: Waveland Press, 2001.
DELALANDE, François. L'analyse des musiques électroacoustiques. Musique en Jeu, v. 8, Paris: Seuil, p. 50-56, 1972.
DOUTHETT, Jack; STEINBACH, Peter. Parsimonious Graphs: A Study in Parsimony, Contextual Transformations, and Modes of Limited Transposition. Journal of Music Theory, v. 42, n. 2, p. 241-263, 1998.
DUNSBY, Jonathan; WHITTALL, Arnold. Análise musical da teoria e na prática. Tradução de Norton Dudeque. Curitiba: Ed. UFPR, 2011.
DUNSBY, Jonathan. Considerations of Texture. Music & Letters, v. 70, n. 1, p. 46-57, 1989.
FERRAZ, Silvio. Deleuze: música, tempo e forças não sonoras. Artefilosofia, n. 9, UFOP, p. 67-76, 2010.
FORTE, Allen. An Octatonic Essay by Webern: No. 1 of the “Six Bagatelles for String Quartet”, Op. 9. Music Theory Spectrum, v. 16, n. 2, p. 171-195, 1994.
FRIEDMANN, Michael L. A Response: My Contour, Their Contour. Journal of Music Theory, v. 31, n. 2, p. 268-74, 1987.
GANDELMAN, Saloméa. 36 compositores brasileiros: obras para piano (1950/1988). RJ: Funarte; Relume Dumará, 1997.
GOLLIN, Edward; REHDING, Alexander. The Oxford Handbook of Neo-Riemannian Music Theories. Oxford: Oxford U. Press, 2011.
GUBERNIKOFF, Carole. Metodologias de análise musical para música eletroacústica. Revista eletrônica de musicologia, v. 11, 2007.
GUCK, Marion A. Analysis as Interpretation: Interaction, Intentionality, Invention. Music Theory Spectrum, v. 28, n. 2, p. 191-209, 2006.
GUIGUE, Didier. Serynade e o mundo sonoro de Helmut Lachenmann. Opus, v. 13, n. 2, p. 93-109, 2007.
HASTY, Christopher F. Meter as Rhythm. NY: Oxford University Press, 1997.
HASTY, Christopher. On Problems of Succession and Continuity in Twentieth-Century Music. Music Theory Spectrum, v. 8, p. 58-74, 1986.
HASTY, Christopher. Segmentation and Process in Post-Tonal Music. Music Theory Spectrum, v. 3, p. 54-73, 1981.
HEALEY, Gareth. Messiaen's Musical Techniques: The Composer's View and Beyond. Hampshire: Ashgate, 2013.
HORLACHER, Gretchen. Building Blocks: Repetition and Continuity in the Music of Stravinsky. Oxford: Oxford University Press, 2011.
KATER, Carlos (Ed.). Cadernos de estudo: análise musical. v. 1-7. SP: Atravez, 1989-1994.
KOSTKA, Stefan. Materials and Techniques of Post-Tonal Music. 4 ed. Boston: Pearson, 2012.
KRAMER, Jonathan (Ed.). Time in Contemporary Musical Thought. NY: Routledge, 1993.
LACHENMANN, Helmut. Écrits et éntretiens. Genève: Contrechamps, 2009.
LATHAM, Edward. Analysis and Performance Studies: A Summary of Current Research. Zeitschrift der Gesellschaft für Musiktheorie, v. 2–3/2, p. 157-162, 2005.
LESTER, Joel. The Rhythms of Tonal Music. NY: Schirmer Books, 1986.
LESTER, Joel. Performance and Analysis: Interaction and Interpretation. In: RINK, John (Ed.). The Practice of Performance: Studies in Musical Interpretation. Cambridge: Cambridge University Press, 2005. p. 197-216.
LESTER, Joel. Analytic approaches to Twentieth Century music. NY: Norton, 1989.
LEWIN, David. Generalized Musical Intervals and Transformations. 1st. ed., 1987. Oxford: Oxford U. Press, 2011.
MARTINS, José Oliveira. Stravinsky's Discontinuities, Harmonic Practice, and the Guidonian Space in the "Hymne" from the "Serenade in A". Theory and Practice, v. 31, p. 39-63, 2006.
MARVIN, Elizabeth West. The Perception of Rhythm in Non-Tonal Music: Rhythmic Contours in the Music of Edgard Varèse. Music Theory Spectrum, v. 13, n. 1, p. 61-78, 1991.
McCLELLAND, Ryan. Performance and Analysis Studies: An Overview and Bibliography. Indiana Theory Review, v. 24, p. 95-106, 2003.
MEEÙS, Nicolas. Análise schenkeriana. Traduzido do francês por Luciane Beduschi. [s.n.]
MESSIAEN, Olivier. The Technique of my Musical Language. Paris: Alphonse Leduc, 1966.
MORGAN, Robert. The Concept of Unity and Musical Analysis. Music Analysis, v. 22, n. 1-2, p. 7-50, 2003.
MOREIRA, Adriana Lopes (Coord. Painel). Três conceitos norteadores dos processos composicionais de Olivier Messiaen. CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, ANPPOM. 25., 2015, Vitória. Anais... Vitória: UFES, ago. 2015. p. 22-31. 
MOREIRA, Adriana Lopes; PAES de BARROS, Daniel; OGATA, Denise Mayumi. Aspectos da Teoria Neo-riemanniana. In: CONGRESSO DA ANPPOM. 25., 2015, Vitória. Anais... Vitória: UFES, ago. 2015.
MOREIRA, Adriana Lopes. Olivier Messiaen: inter-relação entre conjuntos, textura, rítmica e movimento em peças para piano. Tese (Doutorado). Campinas: UNICAMP, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Música, 2008.
MORRIS, Robert. A Few Words on Music Theory, Analysis and about Yours Truly. Intégral, v. 14-15, p. 38-48, 2000-2001.
PALISCA, Claude; BENT, Ian. Theory, Theorists. In: SADIE, Stanley (Ed.). The New Grove Dictionary of Music and Musicians. v. 25. London: Macmillan, 2001. p. 359-385.
PANKHURST, Tom. Schenker Guide: A Brief Handbook and Website for Schenkerian Analysis. NY: Routledge, 2008.
PASCOAL, Maria Lúcia. A Prole do Bebê n. 1 e 2 de Villa-Lobos: estratégias da textura como recurso composicional. Per Musi, n. 11, p. 95-105, 2005.
PEARSALL, Edward. Twentieth-Century Music Theory and Practice. NY: Routledge, 2011.
RINGS, Steven. Tonality and Transformation. Oxford: Oxford University Press, 2014.
RINK, John (Ed.). The Practice of Performance: Studies in Musical Interpretation. Cambridge: Cambridge U. Press, 2005.
ROEDER, John. Constructing Transformational Signification: Gesture and Agency in Bartók’s Scherzo, Op. 14, No. 2, measures 1–32. Music Theory Online, v. 15, n. 1, [s.n.], 2009.
SALLES, Paulo de Tarso. Villa-Lobos: Processos composicionais. Campinas: Ed. UNICAMP, 2009.
SALZER, Felix. Structural hearing. NY: Dover, 1982. 
SCHAEFFER, Pierre; Reibel, Guy. Solfejo do objecto sonoro. Tradução, notas e comentários de António de Sousa Dias. [s.n.]: Paris, 2007 [1966].
SCHMALFELDT, Janet. In the Process of Becoming: Analytic and Philosophical Perspectives on Form in Early Nineteenth-Century Music. Oxford: Oxford U. Press, 2011.
SCHMIDT, Christian Martin. Music Analysis: Not Universal, Not Almighty, But Indispensable. Music Analysis, n. 21, Special Issue, p. 23-27, 2002.
SIMMS, Bryan R. Music of the twentieth-century: Style and structure. NY: Schirmer, 1986.
SMALLEY, Denis. Space-Form and the Acousmatic Image. Organised Sound, v. 12, n. 1, p. 35-58, 2007.
SMALLEY, Denis. Spectro-morphology and Structuring Processes. In: EMMERSON, Simon (Ed.). The Language of Electroacoustic Music. London: Macmillan, p. 61-93, 1986.
SMITH, Kenneth M. The Transformational Energetics of the Tonal Universe: Cohn, Rings and Tymoczko. Music Analysis, v. 33, n. 2, p. 214-256, 2014.
STRAUS, Joseph. Harmony and Voice Leading in the Music of Stravinsky. Music Theory Spectrum, n. 36, p. 1-33, 2014. [Acompanha anexo com análises, de 77 páginas.]
STRAUS, Joseph. Introdução à Teoria Pós-Tonal. 3 ed. Tradução de Ricardo Mazzini Bordini. Salvador: EDUFBA, 2013.
STRAUS, Joseph. Voice Leading in Set-Class Space. Journal of Music Theory, v. 49, n. 1, p. 45-108, 2005.
SUSANNI, Paolo; ANTOKOLETZ, Elliott. Music and Twentieth-Century Tonality: Harmonic Progression Based on Modality and the Interval Cycles. NY: Routledge, 2012.
THORESEN, Lasse; HEDMAN, Andreas. Spectromorphological analysis of sound objects: an adaptation of Pierre Schaeffer’s typomorphology. Organised Sound, v. 12, n. 2, p. 129–141, 2007.
TOORN, Pieter C. van den. What’s in a Motive? Schoenberg and Schenker Reconsidered. The Journal of Musicology, v. 14, n. 3, p. 370-399, 1996.
TYMOCZKO, Dmitri. A Geometry of Music: Harmony and Counterpoint in the Extended Common Practice. Oxford Studies in Music Theory. Oxford: Oxford University Press, 2011.
 

Clique para consultar os requisitos para CMU0694

Clique para consultar o oferecimento para CMU0694

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP