Esta disciplina enfoca questões musicais e técnicas referentes ao domínio do instrumento, abordando aspectos históricos, estéticos, estilísticos e analíticos do repertório flautístico. Visa formar intérpretes e professores com alto nível de excelência. Prepará-los para uma atuação crítica e criativa no mercado de trabalho como professores ou membros de grupos de câmara, orquestras sinfônicas e outras formações. Estimular e instrumentalizar os alunos para uma reflexão constante sobre seu trabalho e sua inserção na comunidade.Propiciar o desenvolvimento de uma personalidade artística própria a cada um.
Cabe ao professor avaliar o potencial de cada aluno e orientá-lo na escolha de um repertório de dificuldades técnicas e artísticas progressivas, visando seu aprimoramento enquanto instrumentista. Ao final dos oito semestres previstos para o curso, o aluno deverá ter trabalhado uma variedade de obras que sejam representativas da diversidade de estilos de época, correntes estéticas, gêneros musicais e técnicas de execução e de composição presentes na literatura flautística.Esse repertório será escolhido dentro de um grande programa, abaixo sugerido.
Estudo dos acordes contidos nos campos harmônicos de todas as tonalidades maiores e menores.Estudo de sequências harmônicas e construção de frasesEstudo da história da flauta no Brasil. Seus mestres e personagens ilustres: Joaquim Antonio da Silva Callado Junior, Mathieu A.Reichert, Duque Estrada Meyer, Pattápio Silva, Pixinguinha, Ary Ferreira, João Dias Carrasqueira, Altamiro Carrilho...Música Popular Brasileira:O Melhor de Pixinguinha, Vitale, 1997.Estudo das formas populares brasileiras, como o chôro, o samba, a valsa, o frevo, o baião , a bossa-nova..Bibliografia :Músicas de Callado, Erotides de Campos, Pixinguinha,Dominguinhos, Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Tom Jobim, Jacó Bittencourt, Zequinha de Abreu, E.Nazareth , Marco Pereira.METODOLOGIA:1. Aulas semanais individuais nas quais serão trabalhadas obras pertinentes ao repertório de cada aluno.2. Masterclasses periódicos com docentes do Departamento e convidados.3. Aulas em grupo onde serão trabalhados duos , trios, quartetos, e outras formações. Obs. As aulas são também um espaço aberto para a reflexão e a discussão de qualquer tema proposto pelos alunos.
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