Esta disciplina enfoca questões técnicas referentes ao domínio do instrumento, abordando aspectos históricos, estéticos, estilísticos e analíticos que propiciem uma performance profissional do repertório trompistica. Tem como objetivo tornar o aluno de Bacharelado em Instrumento – trompa apto a desenvolver atividades profissionais de solista, orquestral, camerista, professor e/ou pesquisador, assim como habilitá-lo com ferramentas que permitam um contínuo aprimoramento e incremento do seu repertório, mesmo depois de graduado.
Cabe ao professor, face ao potencial de cada aluno, orientá-lo na escolha de um repertório de dificuldades técnicas e artísticas progressivas, visando seu aprimoramento enquanto instrumentista. Ao final dos oito semestres previstos para o curso, o aluno deverá ter trabalhado uma variedade de obras que sejam representativas da diversidade de estilos de época, correntes estéticas, gêneros musicais e técnicas de execução e de composição que são característicos da literatura trompística. Deve ser mencionado que as indicações do repertório são, até um grande grau, de natureza subjetiva. Cada aluno possui seus próprios problemas técnicos e musicais que devem ser resolvidos ao longo do tempo de acordo com sua própria capacidade. Frequentemente, a lista abaixo sugerida pode ser ajustada em acordo a capacidade de cada aluno para dominar o repertório em questão, neste caso, pode ser necessária dedicar mais ou menos tempo para cada um dos métodos ou solos sugeridos. A palavra-chave é a flexibilidade.
1º ano/semestre IIMétodos:Kopprasch, C., 60 Selected Studies De Grave, F., Etudes for Modern Valve HornBrophy, W., Technical StudiesAlpert, M., Método para TrompaSchantl, J., Grand Theoretical and Practical Method for HornSchuller, G., Studies for Unaccompanied HornSolos:Mozart, W.A., Concerto No. 3 em Mib Concerto No. 1 em RéBeethoven, L.v., Sonata para Trompa e Piano, opus 17METODOLOGIA: Aulas individuais semanais, aplicando o repertório e métodos citados na lista em cima.
ALPERT, M.K., Ensinando e Aprendendo a Trompa. Dissertação de mestrado, São Paulo, Brasil, 2005ALPERT, M.K., A Trompa Natural para o Trompista Moderno. Tese de doutorado, São Paulo, Brasil, 2010BAINES, A.. Brass Instruments: Their History and Development. London, England: FaberLtd., 1976BROPHY, William R.. Technical Studies for Solving Special Problems on the Horn. NewYork: Carl Fischer, 1977DAUPRAT, L. F.. Méthode de Cor-alto et Cor-basse (Paris, 1824). Bloomington:Birdalone Music, s.d.FARKAS, Philip. The Art of Horn Playing. Rochester: Wind Music, Inc., 1956FRANZ, Oscar. Complete Method for the French Horn. New York: Carl Fischer, 1906.MORLEY-PEGGE, R The French Horn. London, England, Ernest Benn Ltd., 1960 (2°edição,1971)ROBINSON, William C.. An Illustrated Advanced Method for French Horn Playing.Bloomington: Wind Music, 1971.ROGERS, Carl, R. Freedom to Learn. New York: Charles E. Merrill Publishing, 1969.SCHULLER, Gunther. Horn Technique. London: Oxford University Press, 1962.WERKE, Froydis, Ree. Thoughts On Playing the Horn Well. Oslo: Froydis Ree Werke,1994.