Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0723 - Violoncelo II
Violoncello II

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 6
Carga Horária Total: 195 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Esta disciplina enfoca questões técnicas referentes ao domínio do instrumento, abordando aspectos históricos, estéticos, estilísticos e analíticos que propiciem uma execução profissional do repertório violoncelístico. Tem como objetivo tornar o aluno de Bacharelado em Instrumento – Violoncelo apto a desenvolver atividades profissionais de solista, camerista, professor e/ou pesquisador, assim como habilitá-lo com ferramentas que permitam um contínuo aprimoramento e incremento do seu repertório, mesmo depois de graduado.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
58634 - Robert John Suetholz
 
Programa Resumido
Cabe ao professor, face ao potencial de cada aluno, orientá-lo na escolha de um repertório de dificuldades técnicas e artísticas progressivas, visando seu aprimoramento enquanto instrumentista. Ao final dos oito semestres previstos para o curso, o aluno deverá ter trabalhado uma variedade de obras que sejam representativas da diversidade de estilos de época, correntes estéticas, gêneros musicais e técnicas de execução e de composição que são característicos da literatura violoncelística.
 
 
 
Programa
Ao final dos oito semestres, o aluno deverá ter cumprido um programa mínimo que deverá incluir, obrigatoriamente:

Ao menos 10 das peças a seguir, sendo obrigatórias as peças sinalizadas com *.

Bloch, Ernest - Meditation Hebraique
Bloch, Ernest - Prayer, from Jewish Life
Bloch, Ernest - Supplication, from Jewish Life
Bruch,	Max - Kol Nidrei	
Cassado, Gaspar - Requiebros
Couperin-Bazelaire - Pieces en Concert 
Fauré-Casals - Après un Rêve
*Fauré, Gabriel - Elegy, op.24
Goens, Daniel van - Scherzo, op.12, no.2
*Guarnieri, M. Camargo - Ponteio e Dança 
Hindemith, Paul - Trauermusik
*Oswald, Henrique - Elegia
*Popper, David - Tarantelle, op.33
Popper, David - Rapsódia Húngara, op.68
Ravel-Bazelaire - Habanera
*Saint-Saens, Camille - Allegro Appassionato	
Schumann, Robert - Adagio e Allegro
*Schumann, Robert - Fantasie Stücke, op.73
Schumann, Robert - Cinco Peças em Estilo Folclórico
Tchaikovsky, P.I. - Pezzo Capriccioso
Vicente, J. Guerra - Cenas Cariocas, 1961
Villa-Lobos, Heitor - O Trensinho do Caipira, das Bach. Brasileiras No.2
Villa-Lobos, Heitor - Pequena Suíte

Ao menos 8 das peças a seguir, sendo 2 delas peças de Beethoven e uma de Bach, Telemann ou Vivaldi, além das peças obrigatórias sinalizadas com *.

Bach, J.S. - 3 Sonatas para violoncelo e teclado, BWV 1027-1029
Barber, Samuel - Sonata, op.6
Beethoven, Ludwig van - Sonatas Nos. 1 - 5
Beethoven, Ludwig van - Variações sobre um Tema de Händel 
Beethoven, Ludwig van - Variações sobre um Tema de Mozart em Mi bemol Maior
Beethoven, Ludwig van - Variações sobre um Tema de Mozart em Fá Maior
Boccherini, Luigi - Sonata em Sol Maior
*Boccherini, Luigi - Sonata em Lá Maior 
*Brahms, Johannes - Sonata em mi menor, op.38
Bréval, Jean Baptiste - Sonata em Sol Maior 
Debussy, Maurice - Sonate
Franck, César	 - Sonata
Grieg, Edvard	- Sonata em lá menor
Guarnieri, M. Camargo - Sonata No.1
Kodály, Zoltán - Sonatina
Kodály, Zoltán	 - Sonatina, op.4
Martinú, Bohuslav - Sonatas No.1 e 2
Mendelssohn, Felix - Sonatas No.1, op.45 e No.2, op.58
Prokofieff, Serge - Sonata, op.119
Rachmaninov, Sergei - Sonata, op.19
Schubert, Franz - Sonata em lá menor, “Arpeggione”
Shostakovitch, Dmitri - Sonata, op.40	
Telemann, G.P. - Sonata em Ré Maior
Vivaldi, Antonio - 6 Sonatas

Ao menos 6 das peças para violoncelo solo a seguir, sendo 3 delas das 6 Suítes de J.S. Bach.

Bach, J.S. - 6 Suítes, para violoncelo solo
Bloch, Ernst - 3 Suites
Cassadó, Gaspar - Suite per Violoncello
Crumb, George - Sonata for Solo Violoncello
Ferreira, Aleh	- Suítes para Violoncelo Solo
Ficarelli, Mário - Sonatina, 1986
Hindemith, Paul - Sonata for Cello Solo, op.25, no.3
Hovhaness, Alan - Yakamochi, op.193, no.2, para violoncelo solo
Hovhaness, Alan - Suite, op.193
Khachaturian, Aram - Sonata - Fantasía
Kodály, Zoltán	 - Sonate, op.8
Krenek, Ernst	- Capriccio
Krenek, Ernst	- Suíte, op.84, para violoncelo solo
Miranda, Ronaldo - Etius Melos – Homage à Bach, 2005
Miranda, Ronaldo - Três Momentos para violoncelo solo
Prokofieff-Piatigorsky - March, op.65
Reger, Max - Três Suítes para violoncelo solo, op.131c
Walton, William - Passacaglia, para violoncelo solo
Ysaÿe, Eugène - Sonate para violoncelo solo, op.28

Ao menos 6 das peças para violoncelo e orquestra a seguir, sendo que as obras sinalizadas com * são obrigatórias.

*Bach, Jean-Christian - Concerto 
Bloch, Ernst - Schelomo – Rhapsodie hébraíque
*Boccherini, Luigi - Concerto em Si bemol Maior 
Dohnanyi, Ernst von - Concertpiece, op.12
Dvorák, Antonin - Concerto em si menor, op.104
Elgar, Edward - Concerto, op.85
*Haydn, Joseph - Concerto em Dó Maior
Haydn, Joseph - Concerto em Ré Maior
Kabalevsky, Dmitri - Concerto op.49
Lalo, Edouard	- Concerto em ré menor
*Saint-Saens, Camille - Concerto em lá menor
Schumann, Robert - Concerto, op.129
Shostakiovich, Dmitri - Concerto No.1, op.107
Stamitz, Carl - Concerto No.1 em Sol
Tchaikovsky, Peter - Variations on a theme Rococo, op.33
Vivaldi, Antonio - Concerto em sol menor 
	
METODOLOGIA: Aulas individuais utilizando exercícios diários, escalas, arpejos, estudos, peças com e sem piano, sonatas e concertos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação será semestral e incluirá uma prova prática ao final de cada semestre com banca formada pelo professor de instrumento e mais um docente da instituição.
Critério
O critério adotado considerará o progresso realizado durante as aulas, a assiduidade, a dedicação ao estudo diário do instrumento e o desempenho na prova prática. Durante esta prova será avaliado o potencial artístico do aluno, competência e evolução no domínio técnico do instrumento, adequação estilística, capacidade de concentração, etc. Caberá ao aluno, em conjunto com seu professor, determinar quais obras do programa mínimo apresentará em cada semestre.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
Métodos:

BUNTING, Christopher.  Six String-Crossing Studies.  London: Oxford University Press, 1971. 
COSSMANN, Bernhard.  Studies.  New York: International Music Co.
DOTZAUER. J.J.F.  113 Studies, Vol. 1-4.   Frankfurt: C.F. Peters.
DUPORT, Jean-Louis.  21 Etudes.  New York: International Music Co.
EPPERSON, Gordon.  A Manual of Essential Cello Techniques.  WB Music Corp.
FEUILLARD, Louis R.  Tägliche Übungen.  Schott.
FRANCHOMME, Auguste.  12 Studies, Op.35.  New York: International Music Co., 1979.
GRÜTZMACHER, Friedrich.  Daily Excercises, Op.67.  New York: International Music Co.
JENSEN, Hans Jørgen (ed.).  The Ivan Galamian Scale System for Violoncello – Scale 
and Arpeggio Exercises with Bowing and Rhythm Patterns.  Boston: E.C. Schirmer, 1994.
JENSEN, Hans Jørgen (ed.).  The Ivan Galamian Scale System for Violoncello – Double and Multiple Stops in Scale and Arpeggio Exercises, Volume 2.  Boston: E.C. Schirmer.
JENSEN, Hans Jørgen.  Fun in Thumb Position.  Shar Products Co., 1998.
KUMMER, F.A.  10 Melodische Etüden, Op.57.  Frankfurt: C.F. Peters, 1958.
LEE, Sebastian.  40 Melodic Studies, op.31, 2 Volumes.  New York: International Music Co.
PIATTI, Alfredo.  12 Capricci, Op.25.  Milano: Ricordi, 1988.
POPPER, David.  Intermediate Studies, Op.76.  New York: International Music Co.
POPPER, David	.  High School of Cello Playing, Op.73.  New York: International Music Co.
SEVCIK, Otakar.  40 Variations, Op.3.  Bosworth & Co., 1905.
STARKER, Janos (Bekefi, ed.).  An Organized Method of String Playing – Violoncello Exercises for the left hand.  Peer-Southern Concert Music, 1965. 

Livros:

ALCANTARA, Pedro. Indirect Procedures: A Musician’s Guide to the Alexander Technique. New York: Oxford University Press, 1997.
___________. The Alexander Technique: A Skill for Life. Ramsbury, Marlborough Wiltshire: The Crowood Press, 2007.
ALEXANIAN, Diran.  Complete Cello Technique.  Mineola, NY: Dover Publications, Inc. 2003.
ANDERSON, Bob. Stretching. Revised ed. Bolinas, CA: Shelter Publications, 2000.
BARKER, Sarah (1978). A Técnica de Alexander. Tradução de Denise Bolanho. São Paulo: Summus, 1991.
BISHOP, Dorothy. The Musician as Athlete: Alternative Approaches to Healthy Performance. Calgary, Alberta, Canada: Kava Publications, 1991.
BOND, Mary. The New Rules of Posture: How to Sit, Stand, and Move in the Modern World. Rochester, Vermont: Healing Arts Press, 2007.
BOSANQUET, Caroline, R.  The Secret Life of Cello Strings: Harmonics for Cellists. Cambridge: SJ Music, 1996.
BRUSER, Madaline. The Art of Practicing: A Guide to Making Music from the Heart. New York: Bell Tower, 1999.
BUNTING, Christopher.  Essay on the Craft of ‘Cello Playing.  2 vols.  London: Cambridge University Press, 1982.
CAMPBELL, Margaret. The Great Cellists. North Pomfret, Vermont: Trafalgar Square Publishing, 1989.
CONABLE, Barbara.  What Every Musician Needs to Know About the Body.  Ed. revisada.  Portland: Andover Press, 2000.
COWLING, Elizabeth.  The Cello.  New York: Charles Schribner’s Sons, 1975.
DOURADO, Henrique Autran. O Arco dos Instrumentos de Cordas. São Paulo: Edicon, 1998.
DUPORT, Jean-Louis.   Essay on Fingering the Violoncello and on the Conduct of the Bow.  John Bishop, trad.  London: Robert Cocks & Co., (publicado originariamente em Paris, 1813).
EISENBERG, Maurice. Cello Playing of Today. London: The Strad, 1957.
EPPERSON, Gordon. The Art of Cello Teaching. Revised ed. Fairfax, VA: American String Teachers Association with National School Orchestra Association, 2003.
FELDENKRAIS, Moshe. Awareness through Movement. New York: HarperCollins, 1990.
__________. The Elusive Obvious. Capitola, CA: Meta Publications, 1981.
FRANKLIN, Eric. Relax your Neck, Liberate your Shoulders: The Ultimate Exercise Program for Tension Relief. Translation by Francis Shem Barnett and Arja Laubaucher. Canada: Elysian Editions, 2002.
FREYMUTH, Malva Susanne. Mental Practice and Imagery for Musicians: a practical guide for optimizing practice time, enhancing performance, and preventing injury. Boulder, CO: Integrated Musician’s Press, 1999.
GELB, Michael J. Body Learning. New York: Henry Holt and Company, 1995.
GERLE, Robert.  The Art of Bowing Practice.  Londres: Stainer & Bell Ltd, 2004.
GINSBURG, Lev.  History of the Violoncello.  Axelrod, Herbert, (editor).  Paganiniana Publications, Inc., 1983. 
GREENE, Don, Ph.D. Audition Success: An Olympic Sports Psychologist Teaches Performing Artists How to Win. New York: Routledge, 2001.
GREENE, Don, Ph.D. Performance Success: Performing your Best Under Pressure. New York: Routledge, 2002.
HAMILTON, Joan. Healthy String Playing: Physical Wellness Tips from the Pages of Strings Magazine. String Letter Publishing, 2007.
HAMPTON, Colin.  A Cellist´s Life.  San Anselmo, CA: String Letter Publishing, Inc., 2000.
HAVAS, Kató. Stage Fright: Its Causes and Cures with Special Reference to Violin Playing. London: Bosworth & Co.
HERMÓGENES, José. Yoga Para Nervosos. 42ª ed. revista. Rio de Janeiro: Nova Era, 2008.
HORVATH, Janet.  Playing (less) Hurt – An Injury Prevention Guide for Musicians.  Ed. revisada.  Kearney, NE: Morris Publishing, 2006. 
JOHNSON, Jim. The Multifidus Back Pain Solution: Simple Exercises That Target the Muscles That Count. New Harbinger Publications, 2002.
KEMPTER, Susan. How Muscles Learn: Teaching the Violin with the Body in Mind. Summy-Birchard Music, 2003.
KRALL, Emil.  The Art of Tone-Production on the Violoncello.  London: “The Strad” Library, 1923.
LIEBERMAN, Julie Lyonn.  You Are Your Instrument: The Definitive Musician’s Guide to Practice and Performance.  New York: Huiksi Music, Third Ed., 1995.
MANTEL, Gerhard.  Cello Technique - Principles & Forms of Movement.  Barbara Haimberger Thiem, trad.. Bloomington: Indiana University Press, 1995.
MARKEVITCH, Dmitry.  Cello Story.  Princeton, NJ: Summy-Birchard Music, 1984.
MARKEVITCH, Dmitry.  The Solo Cello – A Bibliography of the Unaccompanied Violoncello Literature.  Berkeley, CA: Fallen Leaf Press, 1989.
NORRIS, Richard, M.D.  The Musician’s Survival Manual: A Guide to Preventing and Treating Injuries in Instrumentalists.  St. Louis: MMB Music, 1993.
OLSON, Mia. Yoga for Musicians. Boston, MA: Berklee Press, 2009.
PAULL, Barbara e HARRISON, Christine.  The Athletic Musician – A Guide to Playing Without Pain.  London: The Screcrow Press, Inc., 1997.
PIERCE, Alexandra. Deepening Musical Performance through Movement: The Theory and Practice of Embodied Interpretation. Bloomington, Ind.: Indiana University Press, 2010. 
RICKOVER, Robert M. Fitness Without Stress: A Guide to the Alexander Technique. Portland: Metamorphous Press, 1988.
ROETTINGER, Ida.  Head Hand and Heart.  Ann Arbor, MI: Cushing – Malloy, Inc., 2000.
ROLLAND, Paul.  The Teaching of Action in String Playing. Ed. revisada.  New York: Boosey and Hawkes, 1986.
SANTOS, Angela. Postura Corporal: um guia para todos. São Paulo: Summus, 2005.
SAZER, Victor.  New Directions in Cello Playing.  Los Angeles: Ofnote, 1995. 
SCHROEDER, Carl.  Handbook of Violoncello Playing.  London: Augener Ltd., 1889.
STARKER, Janos. The world of Music According to Starker. Bloomington: Indiana University Press.
STOWELL, Robin (Ed.). The Cambridge Companion to the Cello.  UK: Cambridge University Press, 1999.  
STRAETEN, E. van der. Technics of Violoncello Playing.  London: “The Strad” Library, 1898.
SUETHOLZ, Robert J. Técnicas de reeducação corporal e a prática do violoncelo. Curitiba: Editora Prismas, 2015.
VINEYARD, Missy. How You Stand, How You Move, How You Live. New York: Marlow & Company, 2007.
WALDEN, Valerie.  One hundred years of Violoncello – A History of Technique and Performance Practice, 1740 - 1840.  UK: Cambridge University Press, 1998.
WASIELEWSKI, Wilhelm Joseph von.  The Violoncello and its History. New York: Da Capo Press, 1968.
YOUNG, Phyllis. Playing the String Game: Strategies for Teaching Cello and Strings. Ann Arbor, MI: Shar Publications, 2004.

Dissertações e Teses:

ANDERSON, Erik, J. The Cellist’s Right Hand: A Guidebook for Pedagogy and Practice. D.M.A. diss., University of Cincinnati, 2001.
GEETING, Joyce Ann Nordvik. A Comparative Study of Left Hand Technique in Cello Performance and Pedagogy Through Discussions with Artist-Teachers Gordon Epperson, Robert Hladky, Fritz Magg, Gabor Rejto, and Janos Starker. D.M.A. diss., University of Oregon, 1979.
MACIENTE, Meryelle. Aspectos da prática do violoncelo na visão de instrumentistas-educadores. São Paulo, 2008. 212f. Dissertação. Universidade de São Paulo.
SELLA, David. An Application of Selected Body Structure and Postures of the Human Body to the Fundamentals of Cello Technique. Ph.D. Diss., New York University, 1981.
 

Clique para consultar os requisitos para CMU0723

Clique para consultar o oferecimento para CMU0723

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP