Tem como objetivo habilitar o aluno de Bacharelado em Instrumento – Oboé a desenvolver atividades profissionais como solista, camerista, professor e/ou pesquisador. Esta disciplina enfoca questões musicais e técnicas referentes ao domínio do instrumento, abordando aspectos históricos, estéticos, estilísticos e analíticos que propiciem a execução do repertório para o instrumento.
Analisando o potencial de cada aluno, o professor orientará na escolha de um repertório de dificuldades técnicas e artísticas, visando seu aprimoramento enquanto instrumentista. Ao final dos oito semestres previstos para o curso, o aluno deverá ter trabalhado uma variedade de obras que sejam representativas da diversidade de estilos de época, correntes estéticas, gêneros musicais e técnicas de execução que são característicos da literatura para o oboé.
PROGRAMA: Ao final dos oito semestres, o aluno deverá ter cumprido um programa mínimo que deverá incluir, obrigatoriamente:Johann Sebastian Bach – Sonata em sol menor BWV 1020 para oboé e continuoJohann Sebastian Bach - Partita em sol menor BWV 1013Georg Friedrich Händel – Sonata em dó menor para oboé e continuoGeorg Friedrich Händel – Sonata em Fá Maior para oboé e continuoFrancesco Geminiani - Sonata em mi menor para oboé e continuoAntonio Vivaldi - Sonata em Dó menor para oboé e continuoAntonio Vivaldi - Concerto em Lá menorJoseph Haydn - Concerto em Dó MaiorWolfgang Amadeus Mozart - Concerto em Dó MaiorRichard Strauss - Concerto para oboé e pequena orquestraRobert Schumann - Três Romances para oboé e pianoCarl Nielsen - Duas peçasJohann Kalliwoda - Morceau du salonIsang Yun - Piri para oboé soloIsang Yun - Rufe para oboé e pianoRudolf Kelterborn - Sonatina para oboé e pianoOsvaldo Lacerda Sonata para oboé e pianoJosé Siqueira Sonatina para oboé e pianoHeitor Villa-Lobos TrioHeitor Villa-Lobos quartetoClaudio Santoro Sonata para oboé e pianoBreno Blauth Sonata para oboé e pianoSalviani Estudos volume IIO aluno será incentivado a executar obras do repertório camerístico para complementar sua formação.Noções sobre os instrumentos complementares: corne-inglês e oboé d’amore. METODOLOGIA:1. Aulas semanais individuais nas quais serão trabalhadas obras pertinentes ao repertório de cada aluno.2. Masterclasses periódicos com docentes do Departamento e convidados, conforme disponibilidade.3. Aulas em grupo onde serão trabalhadas coletivamente as execuções dos alunos.
Azevedo, Luiz Heitor Correa de. 150 anos de música no Brasil (1800-1950). Rio de Janeiro: José Olympio, Rio de Janeiro: 1956.Bartolozzi, Bruno.New Sounds for Woodwind. USA:Oxford University Press, 1967.Brown, Clive. Classical and Romantic Performing Practice 1750-1900. USA: Oxford University Press, 2004.Burgess, Geoffrey / Haynes, Bruce. The Oboe (Yale Musical Instrument Series). USA: Yale University Press, 2004.Donington, Robert. The Interpretation of Early Music. USA: W. W. Norton & Company; New Rev edition,1992.Goossens, Leon/ Roxburgh Edwin. Oboe (Yehudi Menuhin Music Guides). USA:Harnoncourt, Nikolaus. Discurso dos sons. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1988 .Harnoncourt, Nikolaus. Dialogo Musical: Monteverdi, Bach e Mozart. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985 .Kahn & Averill Publishers, 2001) Mariz, Vasco, História da Música no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1994.Mozart, Leopold. A Treatise on the Fundamental Principles of Violin Playing (Oxford Early Music Series). USA: Oxford University Press, 1985.Neves, José Maria, Música Contemporânea Brasileira. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1981.Peter, Veale. The Techniques of oboe playing: A compendium with additional remarks on the oboe d'amore and the cor anglais . Alemanha: Bärenreiter; 1994Quantz, Johann Joachim. On Playing the Flute. USA :Northeastern, 2001.