Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0752 - Oboé VI
Oboe VI

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 6
Carga Horária Total: 195 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
Tem como objetivo habilitar o aluno de Bacharelado em Instrumento – Oboé a desenvolver atividades profissionais como solista, camerista, professor e/ou pesquisador. Esta disciplina enfoca questões musicais e técnicas referentes ao domínio do instrumento, abordando aspectos históricos, estéticos, estilísticos e analíticos que propiciem a execução do repertório para o instrumento.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3383921 - Alexandre Fontainha Ficarelli
 
Programa Resumido
Analisando o potencial de cada aluno, o professor orientará na escolha de um repertório de dificuldades técnicas e artísticas, visando seu aprimoramento enquanto instrumentista. Ao final dos oito semestres previstos para o curso, o aluno deverá ter trabalhado uma variedade de obras que sejam representativas da diversidade de estilos de época, correntes estéticas, gêneros musicais e técnicas de execução que são característicos da literatura para o oboé.
 
 
 
Programa
Ao final dos oito semestres, o aluno deverá ter cumprido um programa mínimo que deverá incluir, obrigatoriamente:

Johann Sebastian Bach – Sonata em sol menor BWV 1020 para oboé e continuo
Johann Sebastian Bach - Partita em sol menor BWV 1013
Georg Friedrich Händel – Sonata em dó menor para oboé e continuo
Georg Friedrich Händel – Sonata em Fá Maior para oboé e continuo
Francesco Geminiani - Sonata em mi menor para oboé e continuo
Antonio Vivaldi - Sonata em Dó menor para oboé e continuo
Antonio Vivaldi - Concerto em Lá menor
Joseph Haydn - Concerto em Dó Maior
Wolfgang Amadeus Mozart - Concerto em Dó Maior
Richard Strauss - Concerto para oboé e pequena orquestra
Robert Schumann - Três Romances para oboé e piano
Carl Nielsen - Duas peças
Johann Kalliwoda - Morceau du salon
Isang Yun - Piri para oboé solo
Isang Yun - Rufe para oboé e piano
Rudolf Kelterborn - Sonatina para oboé e piano
Osvaldo Lacerda Sonata para oboé e piano
José Siqueira Sonatina para oboé e piano
Heitor Villa-Lobos Trio
Heitor Villa-Lobos quarteto
Claudio Santoro Sonata para oboé e piano
Breno Blauth Sonata para oboé e piano
Salviani Estudos volume II
O aluno será incentivado a executar obras do repertório camerístico para complementar sua formação.
Noções sobre os instrumentos complementares: corne-inglês e oboé d’amore.

METODOLOGIA:
1. Aulas semanais individuais nas quais serão trabalhadas obras pertinentes ao repertório de cada aluno.
2. Masterclasses periódicos com docentes do Departamento e convidados, conforme disponibilidade.
3. Aulas em grupo onde serão trabalhadas coletivamente as execuções dos alunos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação será semestral e incluirá uma prova prática ao final de cada semestre com banca formada pelo professor de instrumento e outro (s) docente (s) da instituição.A avaliação será semestral e incluirá uma prova prática ao final de cada semestre com banca formada pelo professor de instrumento e outro (s) docente (s) da instituição.
Critério
Os critérios adotados levarão em consideração o progresso realizado durante as aulas, a assiduidade, a dedicação ao estudo diário do instrumento e o desempenho na prova prática. Durante esta prova será avaliado seu potencial artístico, competência e evolução no domínio técnico do instrumento, adequação estilística, capacidade de concentração. Caberá ao professor, em conjunto com o aluno, determinar qual (is) obra(s) do programa mínimo apresentará em cada semestre.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
Azevedo, Luiz Heitor Correa de. 150 anos de música no Brasil (1800-1950). Rio de Janeiro: José Olympio, Rio de Janeiro: 1956.
Bartolozzi, Bruno.New Sounds for Woodwind. USA:Oxford University Press, 1967.
Brown, Clive. Classical and Romantic Performing Practice 1750-1900. USA: Oxford University Press, 2004.
Burgess, Geoffrey / Haynes, Bruce. The Oboe (Yale Musical Instrument Series). USA: Yale University Press, 2004.
Donington, Robert. The Interpretation of Early Music. USA: W. W. Norton & Company; New Rev edition,1992.
Goossens, Leon/ Roxburgh Edwin. Oboe (Yehudi Menuhin Music Guides). USA:
Harnoncourt, Nikolaus. Discurso dos sons. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1988 .
Harnoncourt, Nikolaus. Dialogo Musical: Monteverdi, Bach e Mozart. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985 .Kahn & Averill Publishers, 2001)
Mariz, Vasco, História da Música no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1994.
Mozart, Leopold. A Treatise on the Fundamental Principles of Violin Playing (Oxford Early Music Series). USA: Oxford University Press, 1985.
Neves, José Maria, Música Contemporânea Brasileira. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1981.
Peter, Veale. The Techniques of oboe playing: A compendium with additional remarks on the oboe d'amore and the cor anglais . Alemanha: Bärenreiter; 1994
Quantz, Johann Joachim. On Playing the Flute. USA :Northeastern, 2001.
 

Clique para consultar os requisitos para CMU0752

Clique para consultar o oferecimento para CMU0752

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP