Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0773 - Violino III
Violin III

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 6
Carga Horária Total: 195 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação: 31/12/2021

Objetivos
Esta disciplina visa:
- oferecer ferramentas para o desenvolvimento progressivo dos mecanismos técnicos e interpretativos;
- auxiliar o aluno a adquirir capacidade de desenvolver estudo metódico e eficiente;
- ampliar conhecimento de repertório violinístico, abrangendo obras dos diversos períodos e analisando os aspectos históricos, estéticos, estilísticos e analíticos destas;
- desenvolver a criatividade e ferramentas para explorar a expressão musical;
- tornar o aluno apto a ingressar no mercado de trabalho, podendo desenvolver atividades como músico de orquestra, camerista, solista, professor e pesquisador.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
518095 - Eliane Tokeshi
 
Programa Resumido
O curso consiste no aprimoramento técnico e no estudo do repertório básico abrangendo obras representativas da diversidade de estilos de época, gêneros musicais e diversas técnicas de execução, incluindo peças de autores nacionais e os processos modernos de utilização do instrumento. O conteúdo programático de cada semestre será escolhido pelo docente de acordo com o grau de desenvolvimento e necessidades específicas de cada aluno, procurando preencher lacunas em suas habilidades técnicas e em seus conhecimentos musicais. Será dada ênfase nos aspectos qualitativos e artísticos, buscando a formação de um intérprete profissional.
 
 
 
Programa
PROGRAMA: Ao final dos oito semestres, o aluno deverá cumprir um programa mínimo que inclui, obrigatoriamente:

Repertório
- J.S.BACH – Uma entre as Sonatas ou Partitas para violino solo BWV 1001-1006
- Uma Sonata do período barroco
- Uma Sonata do período clássico
- Uma Sonata do período romântico
- Uma Sonata composta no século XX
- Um obra contemporânea (escrita após 1975)
- Uma Sonata ou peça de compositor brasileiro
- Seis peças características ou virtuosísticas para violino solo ou com acompanhamento de piano
- Três concertos, incluindo um dos concertos de W.A.Mozart e um concerto do período Romântico


Métodos utilizados durante o curso, a escolher pelo professor, de acordo com a necessidade técnica do aluno são:
DONT, Jacob. 24 Etudes and Caprices, Op. 35.
________. 24 Etudes, Op.37.
DOUNIS, D.C. The Artist’s Technique of Violin Playing, Op.12. 
FIORILLO, Federigo. 36 Etudes or Caprices. 
FLESCH, Carl. Scale System.
GALAMIAN, Ivan; NEUMANN, Frederick. Contemporary Violin Technique. 
GAVINIES, Pierre. 24 Etudes. 
KREUTZER, Rodolphe. 42 Studies.
MAZAS, F. Etudes spéciales, Op. 36.
RODE, Pierre. 24 Caprices. 
SCHRADIECK, Henry. The School of Violin Techniques, Book I. 
SEVCIK, Ottakar. School of Bowing Technique, Op. 2 Part 4.
________. 40 Variations, Op. 3. 
________. School of Violin Techniques, Op. 1 Part III.
________. School of Violin Techniques, Op. 1 Part IV.
WHISTLER, Harvey. Developing Double-Stops. 
WIENIAWSKI, Henryk. Études-Caprices, Op. 18. 
YOST, Gaylord. Exercises for Change of Position. 


METODOLOGIA:
1. Aulas semanais individuais nas quais serão trabalhadas estudos de técnica aplicada, études, escalas, arpejos e obras pertinentes ao repertório de cada aluno.
2. Master classes periódicas com docentes do Departamento e convidados.
3. Aulas coletivas onde serão trabalhadas coletivamente as execuções dos alunos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
1. Aulas semanais individuais presenciais nas quais serão trabalhados estudos de técnica aplicada, études, escalas, arpejos e obras pertinentes ao repertório de cada aluno. 2. Realização e avaliação de vídeos das execuções de material estudado com finalidade de desenvolver a prática de gravação e complementar as análises das performances. 3. Master classes periódicas com docentes do Departamento e convidados. 4. Aulas coletivas nas quais serão trabalhadas coletivamente as execuções dos alunos.
Critério
O critério adotado considerará o desenvolvimento técnico e musical realizado durante as aulas, a assiduidade, a dedicação ao estudo diário do instrumento e o desempenho nas provas práticas. Durante as provas será avaliado seu potencial artístico, competência e evolução no domínio técnico do instrumento, adequação estilística, capacidade de concentração. Caberá ao professor, em acordo com o aluno, determinar quais obras do programa mínimo apresentará no semestre.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
BOYDEN, David. The History of Violin Playing from its Origins to 1761: its relationship to the violin and violin music. Oxford: Clarendon, 1990.
CAMPBELL, Margaret. The Great Violinists. London: Granada, 1980.
FISCHER, Simon. Basics. London: Peters, 1997.
________. Practice. London: Peters, 2003. 
FLESCH, Carl. The Art of Violin Playing. Book One. Tradução e edição por Eric Rosenblith. 2 ed. New York: Carl Fischer, 2000.
________. The Art of Violin Playing: Artistic Realization & Instruction. Book Two. New York: Carl Fischer, 1930.
GALAMIAN, Ivan. Principles of Violin Playing and Teaching. 3 ed. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1985. 
GERLE, Robert. The Art of Practising the Violin: with useful hints for all string players. London: Stainer & Bell, 1983.
________. The Art of Bow Practice: the expressive bow technique. London: Stainer & Bell, 1991. 
HAVAS, Kato. A New Approach to Violin Playing. London: Bosworth, 2005. 
________. Stage Fright: its causes and cures. London: Bosworth, 2005. 
HARNONCOURT, Nikolaus. O discurso dos sons: caminhos para uma nova compreensão musical. Tradução por Marcelo Fagerlande. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
HOPPENOT. Dominique. El Violín Interior. Tradução Juan Sanabras. Madrid: Carisch Real Musical, 1991.
KLICKSTEIN, G. The Musician’s Way: A Guide to Practice, Performance, and Wellness. New York: Oxford University Press, 2009.
LELAND, Valborg. The Dounis Principles of Violin Playing: the meaning and practical application. London: The Strad, 1949. 
MARIZ, Vasco, História da Música no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1994.
NEVES, José Maria. Música Contemporânea Brasileira. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1981.
PARNCUTT, R.; MCPHERSON, G. (ed.) The Science and Psychology of Music Performance: creative strategies for teaching and learning. Nova York: Oxford University Press, 2002.
ROLLAND, Paul. Basic Principles Of Violin Playing.  Van Nuys: Alfred Music, 2010.
ROSEN, Charles. The classical style. Edição expandida. Nova York: W. W. Norton, 1997.
SLOBODA, J., LEHMANN, A., WOODY, R. Psychology for Musicians: understanding and acquiring the skills. New York: Oxford University Press, 2007.
STOWELL, Robin. Violin Technique and Performance Practice in the Late Eighteenth and Early Nineteenth Centuries. Cambridge: Cambridge University, 1985.
________(ed). The Cambridge Companion to the Violin. Cambridge: Cambridge University, 1992.
STRANGE, Patricia; STRANGE, Allen. The Contemporary Violin: Extended Performance Techniques. Berkeley: University of California, 2001.
TARLING, J. Baroque String Playing for ingenious learners. London: Corda Music Publications, 2001.
THOMPSON-ROBINOW, Gwen. The Embodied Violinist: Teaching violin with passion and practicality. Victoria: Gwen Thompson-Robinow, 2017.  
WILLIAMON, A. Musical Excellence: Strategies and techniques to enhance performance. New York: Oxford University Press, 2004. 
 

Clique para consultar os requisitos para CMU0773

Clique para consultar o oferecimento para CMU0773

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP