1.Formar o Bacharel em Instrumento – Violão – apto a desenvolver atividades profissionais como músico atuante – solista e camerista.2.Proporcionar as condições necessárias para encaminhar o aluno às atividades relacionadas ao ensino do instrumento e à pesquisa.3.Habilitar o aluno com as ferramentas que permitam o contínuo aprimoramento de seus conhecimentos e de suas condições técnicas depois de graduação.
1.Mecanismo, técnica e técnica aplicada.2.Repertório amplo abrangendo obras originais e transcrições do séc. XVI ao séc. XXI. Ao final do curso, o aluno deverá ter trabalhado uma variedade de obras que sejam representativas da diversidade de estilos de época, correntes estéticas, gêneros musicais que sejam representativas da literatura violonística.
[Apresentação por ordem de dificuldade] 1. Mecanismo, técnica e técnica aplicada:GIULIANI, Mauro. Studio per la Chitarra, opus 1: 1ª parte - 120 arpegios (1 a 10, 81 a 88, 11 a 17, 25 a 35, 36 a 40, 41 a 45, 46 a 50, 51 a 65).GLOEDEN, Edelton. Estudo de Escalas: maiores, menores (harmônica,oriental, melódica e bachiana) e modos eclesiásticos, seguindo as seguintes etapas: 1- escalas de 1 oitava sem uso de corda solta (o), 2- escalas de 1 oitava em 1 corda iniciando com (o) e com uso de (o) alternado, 3- escalas de 1 oitava em 1 corda iniciando com (o), 4- escalas de 2 oitavas em todas as cordas.CARLEVARO, Abel. Serie Didactica para Guitarra, vol. IV – Exercícios com 1 e 3 dedos fixos.GIULIANI, M. Studio per la Chitarra, opus 1: 120 arpegios (66 a 80, 89 e 90, 91 a 100, 109 a 120 e 18 a 24).CARLEVARO, A. Série Didactica para Guitarra vol. I – Escalas de 2 e 3 oitavas com mudança de posição._______________. Série Didactica para Guitarra vol. III – Estudos de mudanças de posição por substituição, deslocamento e salto._______________. Serie Didactica para Guitarra, vol. IV - Exercícios com1 e 3 dedos Fixos – Extensão e Ligados ascendentes e descendentes. TÁRREGA Francisco. Sämtliche Technische Studien (07, 02, 67 a 71, 04).CARLEVARO, A. Serie Didactica para guitarra vol. II – Arpejos com ação conjunta de polegar – Acordes repetidos – exercícios de independência do polegar. _____________. Série Didactica para Guitarra vol. I – Escalas de 2 e 3 oitavas com mudança de posição._____________. Série Didactica para Guitarra vol. III – Estudos de mudanças de posição por substituição, deslocamento e salto._____________. Serie Didactica para Guitarra, vol. IV - Exercícios com 1, 2 e 3 dedos Fixos – Extensão e Ligados ascendentes e descendentes simples.TÁRREGA F. Sämtliche Technische Studien (08, 05, 10 a 13, 03 e 48).CARLEVARO, A. Serie Didactica para guitarra vol. II – conclusão do conteúdo._______________. Série Didactica para Guitarra vol. I – conclusão do conteúdo._______________. Série Didactica para Guitarra vol. III - conclusão do conteúdo._______________. Serie Didactica para Guitarra, vol. IV – Exercícios com 1, 2 e 3 dedos Fixos, Extensão e Ligados ascendentes, descendentes, mistos e conclusão do conteúdo.GIULIANI, M. Studio per Chitarra Opus. 1 – 2ª Parte (01, 02, 04, 05 e 06).TÁRREGA F. Sämtliche Technische Studien - (01, 06, 63, 64, 09, 49, 45 e 50).CARLEVARO, A. Guitar Masterclasses, vol. I _____________ . Idem, vol. II._____________ . Idem, vol. III.GIULIANI, M. Studio per Chitarra Opus. 1 – 2ª Parte (03, 13, 14, 11, 16 e 15)ISNAOLA, Ricardo. Kitharologus, Heidelberg, Chanterelle.CARLEVARO, A. Guitar Masterclasses, vol. I _______________ . Idem, vol. II._______________ . Idem, vol. III._______________ . Idem, vol. IV.FERNÁNDEZ, Eduardo. Técnica, mecanismo, aprendizaje: Una investigación Sobre llegar a ser guitarrista. ISNAOLA, Ricardo. Kitharologus, Heidelberg, Chanterelle.2. Estudos: CARCASSI, Matteo. Estudos Op. 60 (02, 03, 13, 16, 19, 04 e 08) CARLEVARO, A. Microestudios (Ej. Prep. 1 a 7, Estudios 1 a 5)BROUWER, Leo. Estudios Sencillos (01, 02, 04, 05 e 08)BROUWER, L.: Estudios Sencillos (12, 06, 09, 10, 07)CARCASSI, M. Estudos Op. 60 (15, 07, 10, 11, 12, 01 e 14)CARLEVARO, A. Microestudios (06 a 10 e 11 a 15)CARCASSI, M.: Estudos Op. 60 (09, 06, 18, 05, 17 e 21)CARLEVARO, A. Microestudios (15 a 20)BROUWER, L. Estudios Sencillos (15, 14, 13, 11 e 16)BROUWER, L. Estudios Sencillos (17, 18, 19, e 20)CARCASSI, M. Estudos Op. 60 ( 24, 22, 20, 23 e 25)CARLEVARO, A. Microestudios (16 a 20)SOR, F. 20 Estudios (Grondona) (02, 03, 05, 04, 01, 06, 07, 08, 09, 10)SOR, F. Estudios (Grondona) (11 ao 20)GNATTALI, Radamés. Estudos (04 e 02)MIGNONE, Francisco. Estudos (02 e 10)VILLA-LOBOS, Heitor. Estudos (04, 06 e 08)SOR, F. Estudios (Grondona e completos)GNATTALI, Radamés. Estudos (05, 01 e 10)MIGNONE, Francisco. Estudos (11 e 09 ) VILLA-LOBOS, Heitor. Estudos (11, 09, 05 e 03)SOR, F. Estudios (completos)Giuliani, M. Complete studiesGNATTALI, Radamés. Estudos (06, 03, 07 e 09)VILLA-LOBOS, Heitor. Estudos (01, 02, 10, 12 e 07)SOR, F. Estúdios (completos) GNATTALI, Radamés. Estudos (06, 03, 07 e 09)VILLA-LOBOS, Heitor. Estudos (01, 02, 10, 12 e 07)3. Estudos complementares sugeridos:GLOEDEN, Edelton. 6 Pequenos estudos GRAMANI, José Eduardo. Viola, Estudos, Estudo em 9 e PinhoZELENKA, Milan & OBROVSKA, Helena. Snadné Etudy I PORTO ALEGRE, Paulo. 10 EstudosCARLEVARO. A. Masterclasses, vol. 1 – Estudios de SorGIULIANI, M. Estudos Op. 48____________. Estudos Op. 100SOR, F. Estudios (completos)AGUADO, Dionisio. Estudos COSTE, Napoleón. 25 Etudes de Genre Op. 38 DODGSON, Stephen. & QUINE, Hector. Studies for Guitar GIULIANI, M. Estudos (completos)CARLEVARO, A. 5 Estudios, Homenage a Villa-Lobos (avulsos) COSTE, Napoleón. 25 Etudes de Genre Op. 38 SEGOVIA, Andrés. EstúdiosREGONDI, Giulio. Studies SEGOVIA, Andrés. Estudio sin luz4. Obras:PONCE, Manuel. Prelúdios cortosPOULENC, F. Sarabande GUERRA PEIXE, C. 10 Lúdicas (05, 02, 01, 04)GUIMARÃES, João Teixeira (João Pernambuco). Chôros nºs. 1 e 2, Sentindo e BrasileirinhoTÁRREGA, Francisco. Lágrima e Malagueña fácilCASTELNUOVO-TEDESCO, Mario. Appunti: Preludi e studi per chitarra – Quaderno primo: gli intervalli GUERRA PEIXE, C. 10 Lúdicas (03, 07, 09)LENDLE, Wolfgang. Impulse (11, 12, 14, 15 e 16)HAUG, Hans. Alba PEDRELL, Carlos. Página románticaTÁRREGA, Francisco. Prelúdio nº 8, Adelita, Vals e Prelúdio nº 9BARRIOS, Agustín. Prelúdio (RS, vol. I, p. 9) e Prelúdio (RS, vol. I, p. 10)BROUWER, L. Pieza sin título nº 2_____________. Pieza sin título nº 3 CARLEVARO, A. Prelúdios Americanos (Tamboriles e Campo)_______________. Idem. Milonga OrientalCASTELNUOVO-TEDESCO, Mario. Appunti: Preludi e studi per chitarra – Quaderno primo: gli intervalli GUERRA-PEIXE, C. Peixinhos da Guiné __________________.Prelúdios (05, 04 e 01)PUJOL, E. Hispanae Citharae Ars Viva Luys de Narváez – Canción del Emperador Luys de Narváez – Diferencias sobre Guardame las Vacas, Tres Diferencias por otra parteRAGOSSNIG, K.: Musik der Renaissance Baruch Bulman – Pavan Santino Garsi da Parma – Gagliarda Manfredina, La ne mente per la gola Dalza, Joan Ambrosio – Calata ala spagnola Jan Pieterszoon Sweelinck – Psalm VPUJOL, E.: Hispanae Citharae Ars Viva Diego Pisador – Pavana muy llana para tañer Enrique de Valderrábano – Soneto I Luys Milan – Fantasía de consonancias y redobles Enrique de Valderrábano – Soneto II Diego Pisador – Villanesca ( La Cortesia) Luys Milan – Fantasía (VIII) del quarto tono RAGOSSNIG, Konrad. Musik der Renaissance Alonso Mudarra – Pavana de Alexandre Robert Johnson – Alman Adrian Le Roy – Passameze, Passameze (plus diminué) Anonymous – Kemp’s Jig Jean-Baptiste Besard – Guillemette, Ballet REIS, Dilermando. Nossa ternura, Sinhazinha, Uma valsa e dois amores e Se ela perguntar.TÁRREGA, F. Prelúdios nºs. 10, 11, Estudio em forma de minueto, Sueño (Mazurka), Prelúdio nº 1, Danza Odalisca e Mazurka en Sol MVILLA-LOBOS, Heitor. Mazurka-chôro, Prelúdio nº 3, Valsa-ChôroALMEIDA PRADO, José Antônio. Poesilúdio nº 1BARRIOS, A. Villancico de la Navidad, Vidala, Estudio del ligado (RS, vol. II, p. 36), Aconquija e Gavota en estilo antiguoBROUWER, L. 2 Temas populares cubanos: Canción de cuna e Ojos BrujosGIULIANI, M. Sonata Op. 15GUERRA PEIXE, C. Suite ________________ C. Prelúdios (02 e 03)LAURO, Antonio. Valses venezolanos nº 1 e 2LLOBET, Miguel. Canciones Populares CatalanasPONCE, M. Dos Canciones, Estrellita y prelúdio, Por ti mi corazónPUJOL, E. Hispanae Citharae Ars Viva Alonso Mudarra – Gallarda, Diferencias sobre Conde ClarosRAGOSSNIG, K. Musik der Renaissance Vicenzo Capirola – Ricercar (I), Ricercar (II) John Dowland – Lachrimae Pavan, The Queen Elizabeth her Galliard, The Earl of Essex his GalliardREIS, Dilermando. Conversa de bahiana, Xodó da bahiana, Serenata, Caboclinho, Dr. Sabe Tudo e DialogandoSOR, F. Sonata Op. 15TÁRREGA, F. Marieta (mazurka), Prelúdio nº 5, Maria (gavota),Prelúdio nº 3VILLA-LOBOS, H. Gavota-chôro, Prelúdio nº 4 e ChorinhoBARRIOS, A. Aire de Zamba, Julia FloridaBROUWER, L. 2 Aires populares cubanos, Pieza sin título nº 3, Prelúdio, Fuga nº 1,Danza característicaCARLEVARO, A. Introdución y CaprichoCRESPO, Jorge Gomes. NorteñaGUERRA-PEIXE, C. SuiteLLOBET, Miguel. Canciones Populares CatalanasPONCE, M. Balletto, Prelúdio em Mi Maior, La Pajarera, La ValentinaPUJOL, E.: Hispanae Citharae Ars VivaLuys de Narváez – Baxa de ContrapuntoAlonso Mudarra – Fantasía XRAGOSSNIG, K.: Musik der RenaissanceAlbert Dlugoraj – Fantasia, Villanella, FinaleJohn Dowland – Sir John Smith his AlmaineValentin Barkfark – Fantasie (I) RODRIGO, Joaquín. Tiento antiguo TANSMAN, Alexandre. Trois pièces____________________. Suite in modo polonicoTÁRREGA, F. Prelúdio nº 2, Danza Mora, Prelúdio nº 4, Alborada e Capricho árabeVILLA-LOBOS, H. Prelúdio nº 5, Schottish-chôro, Prelúdio nº 1AGUADO, D. Complete works for guitar, vol. I a vol. IV.ASENCIO, Vicente. Suite de HomenajesBARRIOS, Agustín. Mazurka apasionata, Vals nº 3, Vals nº 4, Chôro da Saudade, Danza Paraguaia, La Catedral e Una limosna al amor de DiosBENNETT, Richard Rodney. ImpromptusBROUWER, L. Preludios Epigramaticos, Elogio de la Danza, Tres Apuntes, Paisaje cubano con campanas, Canticum, Decameron Negro, Variaciones sobre un tema de Django ReinhardtCASTELNUOVO-TEDESCO, M. Tarantella_____________________________.Variations à travers les siècles_____________________________.Tonadilla Op. 170 nº 5_____________________________.Aranci in fiore COSTE, N. Complete works.FALLA, Manuel de. Homenaje, pour le Tombeau de DebussyGIULIANI, M. Complete worksGNATTALI, R. Pequena suite_____________. Brasiliana nº 13GUASTAVINO, Carlos. Santa Fé para llorar_____________________. Sonatas 1 a 3 LAURO, A. Angostura__________. Carora__________. 4 Valsa venezolanas__________. María Luisa__________. Sonata__________. Suite venezolana__________. Seis por derechoLEGNANI, Luigi. Capriches Op. 20LLOBET, Miguel. Canciones Populares CatalanasMIGNONE, F. 12 valsa brasileiras em forma de estudosMORENO TORROBA, Federico. Aires de la Mancha_____________________________. Burgalesa_____________________________. Castelos de España_____________________________. Piezas características, vol. 1 e 2_____________________________. Madroños_____________________________. Nocturno_____________________________. Serenata burlesca_____________________________. SonatinaOHANA, Maurice. TientoPONCE, M. 24 Preludios__________. Sonata Clásica__________. Sonata mexicana__________. Sonata Romántica__________. Sonata III__________. Sonatina meridional__________. Suite em la__________. Suite em re__________. Thème varié et finale__________. 4 Piezas para guitarraPUJOL, E. Canción de Cuna_________. Cubana_________. Manola de Avapiés_________. Tango_________.Guajira_________.Impromptu_________. Homenaje a Tárrega_________. TonadillaREGONDI, G. Complete worksRODRIGO, J. En los Trigales,____________. Pajaros de primavera____________. Zarabanda lejana____________. Sonata à la españolaRUIZ-PIPÓ, Antonio. Canciónes y danzas nºs 2 y 3SANTÓRSOLA, Guido. Tres arias de corte____________________. Suite a la Antigua____________________. Vals RománticoSMITH BRINDLE, R. El polifemo de oroSOR, F. Complete worksTANSMAN, A. Mazurka_____________. CavatinaTURINA, J. Sevillana__________. Fandanguillo__________. Hommage à Tarrega, __________. Ráfagas__________. SonataTÁRREGA, F. Recuerdos de la AlhambraVILLA-LOBOS, H. Prelúdio nº 2 e Chôros nº 14. Obras sugeridas:GLOEDEN, Edelton. 6 Pequenos estudosGUERRA-PEIXE, César. BrevesSMITH-BRINDLE, Reginald. Guitarcosmos vol. I e IILENDLE, Wolfgang. Impulse (01 a 05)________________. Impulse (06 a 10)GRAMANI, José Eduardo. Viola, Estudos, Estudo em 9 e PinhoGUIMARÃES, João Teixeira (João Pernambuco). Graúna, Dengoso, Sonho de magia, Brejeiro e Saudosa violaSMITH-BRINDLE, R. Guitarcosmos vol. IIIBARTOLONI, Giacomo. Elíptica SARDINHA, Aníbal Augusto (Garoto). Doce lembrançaLENDLE, Wolfgang. Impulse (17, 18, 19, 20, 21, 22 e 13)CARLEVARO, A. Prelúdios Americanos (Evocación, Scherzino e Ronda)GUERRA PEIXE, C. 10 Lúdicas (10, 08 e 06)GUIMARÃES, João Teixeira (João Pernambuco). Sons de Carrilhôes,Reboliço, Gritos d’Alma, Magoado e Pó de micoFARIÑAS, Carlos. CanciónGUIMARÃES, João Teixeira (João Pernambuco). Mimoso, Interrogando, Recordando minha terra e Estudo nº 1MIGNONE, Francisco. Brazilian songREIS, Dilermando. Dois destinos, Ternura, Noite de lua e Flôr de AguapéSARDINHA, Anibal Augusto. Naqueles velhos tempos e Gente humildeFERNANDEZ, Lorenzo. Velha ModinhaMETODOLOGIA:1. Aulas individuais com apresentação dos conteúdos na seguinte ordem:Estudos de mecanismo e técnica e repertório compreendendo estudos e obras consagradas.2. A apresentação dos conteúdos dos estudos de mecanismo, de técnica e do repertório será feita seguindo uma ordem progressiva de dificuldades, conforme as possibilidades de cada aluno, compatível com o conteúdo programático.
Tratados e métodos:AGUADO, Dionisio. Complete works for guitar, vol. I a IV, Chanterelle, 1994. ARTZT, Alice. The Art of Practising, Westport, The Bold Strummer, 1993.BROUWER, Leo & PAOLINI, Paolo. Scale per chitarra: metodologia dello studio, Milano, Ricordi, 1992.CAMERON, Pedro. Estudo programado de violão. Vol. 1, São Paulo, Vitale, 1978. CARLEVARO, Abel. Serie didactica para guitarra – Cuaderno nº 1: escalas diatônicas, Buenos Aires, Barry, 1966._________________. Serie didactica para guitarra – Cuaderno nº 2: técnica de la mano derecha, Buenos Aires, Barry, 196._________________. Serie didactica para guitarra – Cuaderno nº 3: técnica de la mano izquierda, Buenos Aires, Barry, 1969._________________. Serie didactica para guitarra – Cuaderno nº 4: técnica de la mano izquierda (conclusión), Buenos Aires, Barry, 1974._________________. Escuela de la guitarra: Exposición de la teoria instrumental, Buenos Aires, Barry._________________. Clases magistrales: tecnica aplicada, vol. I sobre 10 Estudios de Fernando Sor, Buenos Aires, Barry, _________________. Clases magistrales: tecnica aplicada, vol. II sobre 5 Prelúdios y el Choro nº 1 de H. Villa Lobos, Montevideo, Dacisa, 1986. _________________. Abel Carlevaro guitar masterclasses, vol. I: F.Sor: 10 Studies, Heidelberg, Chanterelle, 1988._________________. Abel Carlevaro guitar masterclasses, vol. II: technique, analysis and interpretation of the guitar works of H. Villa Lobos: 5 Preludes (1940), Choro nº 1 (1920), Heidelberg, Chanterelle, 1988. _________________. Abel Carlevaro guitar masterclasses, vol. III: technique, analysis and interpretation of the guitar works of H. Villa Lobos: 12 Studies (1929), Heidelberg, Chanterelle, 1988._________________. Abel Carlevaro guitar masterclasses, vol. IV: J.S. Bach – Chaconne (BWV 1004), Heidelberg, Chanterelle, 1988.CARULLI, Ferdinando. Méthode Complète pour guitare, Op. 27, Firenze, S.P.E.S., 1981.DUDEQUE, Norton. História do violão, Curitiba, Editora da UFPR.DUNCAN, Charles. The Art of Classical Guitar Playing, New Jersey, Summy-Birchard Inc., 1980.FERNÁNDEZ, Eduardo. Técnica, mecanismo, aprendizaje: Una investigación sobre llegar a ser guitarrista, Montevideo, Art., 2001.GILARDINO, Angelo. La tecnica de la chitarra: fondamenti meccanici. Ancona, Bèrben, 1981.GLOEDEN, Edelton. Técnica da mão esquerda: Escalas, São Paulo, man., 2008.IZNAOLA, Ricardo. Kitharologus: the path to virtuosity, Columbus, Mel Bay, 1997.________________. On practicing: a manual for students of guitar performance, Heidelberg, Chanterelle, 1994.POCCI, Vincenzo. Guitar Reference: guida al repertorio moderno e contemporâneo della chitarra, Roma, VP Music Media, 2004.PRAT, Domingo. Escalas y arpegios de mecanismo tecnico, 7ª edición, Buenos Aires, Ricordi, 1935.______________. La nueva técnica de la guitarra: arpegios, acordes y modulaciones para la práctica de los cinco dedos de la mano derecha, Buenos Aires, Ricordi Americana, 10ª edición, 1951.PUJOL, Emilio. Escuela Razonada de la Guitarra, libro 1º, Ricordi Americana, Buenos Aires, 1956.____________. Escuela Razonada de la Guitarra, libro II, Ricordi Americana, Buenos Aires, 1952.____________. Escuela Razonada de la Guitarra, libro 3º, Ricordi Americana, Buenos Aires, 1954.____________. Escuela Razonada de la Guitarra, libro IV, Ricordi Americana, Buenos Aires, 1971.ROMERO, Pepe. Guitar Style & Technique: a comprehensive study of technique for the classical guitar, New York, Bradley, 1982.ROUSSEL, David. ConsejosSANZ, Gaspar. The complete works of Gaspar Sanz, transcribed and edited by Jerry Willard, vol. 1 and 2, New York, Amsco Publications, 2006. SAVIO, Isaias. Escola Moderna do Violão, vol. I e II, São Paulo, Ricordi Brasileira.SHEARER, Aaron. Classical Guitar Technique, vol. I, 2th edition, New York, Franco Colombo, 1963._______________. Classical Guitar Technique, vol. II, New York, Franco Colombo, 1964._______________. Classical Guitar Technique, supplement I: slur, ornament and reach development exercices, New York, Franco Colombo, 1964._______________. Classical Guitar Technique, supplement / 3: scales pattern studies for guitar, New York, Franco Colombo, 1965._______________. Learning the classical guitar, part one, Pacific, Mel Bay, 1990._______________. ________________________, part two, Pacific, Mel Bay, 1990._______________. Scale patters studies for guitar, supplement /3, Franco Colombo.SLONIMSKY, Nicolas. Thesaurus of scales, and melodic patterns, New York, Amsco Publications, 1975.TÁRREGA Francisco & SCHEIT, Karl (org.). Sämtliche Technische Studien, Wien, Universal.TENNANT, Scott. Pumping Nylon: the classical guitarrist’s technique hand book, Van Nuys, Alfred, 1995.Dissertações:CAMARGO, Guilherme de. A guitarra do século XIX em seus aspectos técnicos e estilístico-históricos a partir da tradução comentada e análise do “Método para Guitarra” de Fernando Sor, Dissertação de mestrado, São Paulo, Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Música, 2005.EID, Dagma Cibele. Miguel Llobet: Canciones catalanas para violão (1899 – 1927), Dissertação de mestrado, São Paulo, Depto. de Música/ECA/USP, 2008.GLOEDEN, Edelton. O Ressurgimento do violão no Séc. XX: Miguel Llobet, Emilio Pujol e Andrés Segovia, Dissertação de mestrado, ECA/USP, São Paulo, 1996.FERNANDES PEREIRA, Marcelo. A escola violonística de Abel Carlevaro, Dissertação de mestrado, São Paulo, Depto. de Música/ECA/USP, 2003.Teses:GLOEDEN, Edelton. As 12 Valsas brasileiras em forma de estudos para violão de Francisco Mignone: Um ciclo revisitado, Tese de doutoramento, ECA/USP, São Paulo, 2002.Partituras:ABLONIZ, Miguel (org.). Antologia per Chitarra, Milano, Ricordi.ASENCIO, Vicente. Suite de Homenajes, Bruxeles, Schott.ALMEIDA PRADO, José Antônio de. Poesilúdio nº 1, Darmstadt, Tonos.BARRIOS, Agustín. (ed. Richard Stover), The complete guitar works of Agustín Barrios Mangoré, vol. I, Melville, Belwin Mills.BARTOLONI, Giacomo. Elíptica, São Paulo, Novas Metas.BENNETT, Richard Rodney. Impromptus. Wien, Universal. BROUWER, Leo. Estudios Sencillos. I-V, VI-X, XII-XV, XVI-XX. Paris, Max Echig.______________. Nuevos estudios sencillos, Montreal, Doberman.______________. Pieza sin títuno nº 1, 2 e 3. Paris, Max Echig.______________. 2 Temas populares cubanos: Canción de cuna e Ojos Brujos, Paris, Max Echig.______________. Prelúdio, Paris, Max Echig.______________. Fuga nº 1, Paris, Max Echig.______________. Danza característica, Paris, Max Echig.______________. L. Preludios Epigramaticos, Paris, Ed. Transatlantiques.______________. Elogio de la Danza, Paris, Max Echig.______________.Tres Apuntes, Paris, Max Echig.______________.Paisaje cubano con campanas, Milano, Ricordi.______________.Canticum, Paris, Max Echig.______________.Decameron Negro, Paris, Ed. Transatlantiques.______________.Variaciones sobre un tema de Django Reinhardt, Paris, Max Echig.CARCASSI, Matteo. 25 Etudes Op.60 (Wynberg). Heidelberg, Chanterelle.CARLEVARO, Abel. Microestudios 1-5, 6-10, 11-15, 16-20. Heidelberg, Chanterelle.________________. Prelúdios Americanos, Barry, Buenos Aires ________________. Milonga oriental. Heidelberg, Chanterelle.________________. Aires de vidalita sobre um tema de Cotelo. Heidelberg, Chanterelle.________________. Introdución y Capriccio. Heidelberg, Chanterelle.________________. Arias y danzas antiguas sobre textos de Gaspar Sanz. Buenos Aires, Barry.________________. 5 Estudios Homenaje a H. Villa-Lobos, Buenos Aires, Barry.CASTELNUOVO-TEDESCO, Mario. Appunti: Preludi e studi per chitarra – Quaderno primo: gli intervalli, Milano, Suvini Zerboni._____________________________.Tarantella, Milano, Ricordi._____________________________.Variations à travers les siècles, Mainz, Schott._____________________________.Tonadilla Op. 170 nº 5, Mainz, Schott._____________________________.Aranci in fiore, Milano, Ricordi. COSTE, Napoleon. 25 Etudes de Genre Op. 38,._______________. Complete works. Heidelberge, Chanterelle. CRESPO, Jorge Gomes. Norteña, Buenos Aires, Ricordi.DODGSON, Stephen & QUINE, Hector. Progressive reading for guitarists. Ricordi, London.________________________________. Studies for Guitar, New York, Ricordi.DOWLAND, John. The Collected Lute Music of John Dowland (Poulton), London, Faber.FALLA, Manuel de. Homenaje, pour le Tombeau de Debussy, Heidelberg, Chanterelle.FARIÑAS, Carlos. Canción. Habana, Ediciones musicales de Cuba.FERNANDEZ, Lorenzo. Velha Modinha, São Paulo, Vitale.GAROTO, ver SARDINHA. Annibal AugustoGIULIANI, Mauro. Studio per la Chitarra, opus 1, London, Tecla, 1984.______________. Complete works, Heidelberg, Chanterelle.GLOEDEN, Edelton. 6 pequenos estudos, Novas Metas, São Paulo, 1979.GNATTALI, Radamés. 10 Estudos, Heidelberg, Chanterelle.__________________. Pequena suite, Paris, Max Echig.__________________. Brasiliana nº 13, Paris, Max Echig.__________________. 3 Concert Studies, Heidelberg, Chanterelle.GRAMANI, José Eduardo. Rítmica Viva: A Consciência Musical do Ritmo, Editora da Unicamp.GUASTAVINO, Carlos. Santa Fé para llorar, Buenos Aires, Ricordi._____________________. Sonatas 1, 2 e 3, Buenos Aires, Ricordi. GUERRA PEIXE, César. Breves, São Paulo, Vitale ____________________. Lúdicas 1 a 10 (avulsas), São Paulo, Vitale.____________________. Prelúdios, São Paulo, Fermata.____________________. Peixinhos da Guiné, man.____________________.Suite, man.GUIMARÃES, João Teixeira, Obras para violão (avulsas com revisões de Jodacil Damasceno, Roberto Paiva T. de Freitas, Henrique Pinto e Turíbio Santos), São Paulo, Ricordi Brasileira.HAUG, Hans. Alba, Ancona, Bèrben.LAURO, Antonio. Angostura, Amsterdam, Broekmas & van Poppel.______________. Carora, Amsterdam, Broekmas & van Poppel.______________. 4 Valsa venezolanas, Amsterdam, Broekmas & van Poppel.______________. María Luisa, Amsterdam, Broekmas & van Poppel.______________. Sonata, Milano, Zanibon.______________. Suite venezolana, Amsterdam, Broekmas & van Poppel.______________. Seis por derecho, Milano, Zanibon.LENDLE, Wolfgang, Impulse, Ricordi.LEGNANI, Luigi. Capriches Op. 20, Milano, Ricordi.LLOBET, Miguel. Canciones Populares Catalanas, Heidelberg, Chanterelle.______________. Complete works, Heidelberg, Chanterelle.MIGNONE, Francisco. Brazilian Song. New York, Guitar Review.__________________.12 Estudos. Washington, Columbia.MORENO TORROBA, Federico. Aires de la Mancha, Madrid, Opera Tres.__________________________. Burgalesa, Mainz, Schott.__________________________. Castillos de España, Opera Tres.__________________________. Piezas características, vol. 1 e 2, Mainz, Schott.__________________________. Madroños, Mainz, Schott.__________________________. Nocturno, Mainz, Schott.__________________________. Serenata burlesca, Mainz, Schott.__________________________. Sonatina, Opera Tres.OHANA, Maurice. Tiento, Paris, Billaudot.PEDRELL, Carlos. Tres piezas, Mainz, Schott.PERNAMBUCO, João. ver em GUIMARÃES, João Teixeira.PONCE, Manuel. Preludios Cortos, New York, Peer International.______________. Dos Canciones, México, Yotlol.______________.Estrellita y prelúdio, México, Yotlol.______________.Por ti mi corazón, (Tres canciones populares mexicanaa), Mainz, Schott.______________. Balletto, México, Conacuta. ______________. Prelúdio em Mi Maior, México, Conacuta. ______________.Tres canciones populares mexicanas, Mainz, Schott._____________. 24 Preludios, London, Tecla._____________. Sonata Clásica, Mainz, Schott._____________. Sonata mexicana, New York, Peer._____________. Sonata Romántica, Mainz, Schott._____________. Sonata III, Mainz, Schott._____________. Sonatina meridional, Mainz, Schott._____________. Suite en la, Paris, Ed. Transatlantiques. _____________. Suite en re, New York, Peer._____________. Thème varié et finale, Mainz, Schott._____________. 4 Piezas para guitarra, Mainz, Schott.PORTO ALEGRE, Paulo. Dez estudos para violão, São Paulo Novas Metas.____________________. Estudos 11 a 20, man. POULENC, F. Sarabande, Milano, Ricordi PUJOL, Emílio. Hispanae Citharae Ars Viva, Mainz, Schott.____________. Canción de Cuna, Paris, Max Echig.____________. Cubana, Paris, Max Echig.____________. Manola de Avapiés, Paris, Max Echig.____________. Tango, Paris, Max Echig.____________. Guajira, Paris, Max Echig.____________. Impromptu, Paris, Max Echig.____________. Homenaje a Tárrega, Mainz, Schott.____________. Tonadilla, Paris, Max Echig.RAGOSSNIG, Konrad. Musik der Renaissance fúr Gitarre. Mainz, Schott.REGONDI, Giulio. Complete works, Heidelberg, Chanterelle.REIS, Dilermando. 19 Grandes Obras, Bandeirante. _______________. Obras para violão (avulsas), Bandeirantes.RODRIGO, Joaquín. Tiento antiguo. Wiesbaden, Bote & Bock.________________. En los Trigales, Madrid, Ed. Joaquín Rodrigo.________________. Pajaros de primavera, Ed. Joaquín Rodrigo.________________. Zarabanda lejana, Paris, Max Echig.________________. Sonata à la española, Paris, Max Echig.RUIZ-PIPÓ, Antonio. Canciónes y danzas nº 1, Madrid, Ediciones Musicales._________________.Canción y danza nº 2, Madrid, UME.SANTÓRSOLA, Guido. Tres arias de corte, Washington, Columbia.___________________. Suite a la Antigua, São Paulo, Ricordi.___________________. Vals Romántico, Ancona, Bérben.SARDINHA, Anibal Augusto. The Guitar Works of Garoto, Vol. I e II, transcrições editados por Paulo Bellinatti, Los Angeles, GSP.SEGOVIA, Andrés. Diary Estudios, Mainz, Schott.SMITH BRINDLE, Reginald. Guitarcosmos, vol. 1, 2 e 3 Mainz, Schott.______________________ . El polifemo de oro, Mainz, Schott.Sor, Fernando. The Complete works for guitar, vol. 1 a 9 London, Tecla____________. The Complete Studies for guitar, Chanterelle, Heidelberg.____________. (Stefano Grondona, org.) 20 Studi, Milano, Ricordi.TANSMAN, Alexandre. Trois pièces, Paris, Max Echig.___________________. Suite in modo polonico, Paris, Max Echig.___________________. Mazurka, Mainz, Schott.___________________. Cavatina, Mainz, Schott.TÁRREGA, Francisco. Sämtliche Technische Studien (Scheit). Universal.__________________. Complete Works, Vol. I, Heidelberg, Chanterelle.__________________. Complete Works, Vol. II, Heidelberg, Chanterelle.TENNANT, Scott. Pumping Nylon, vol. I e II, Van Nuys, Alfred.TURINA, Joaquín. Sevillana, Washington, Columbia._______________. Fandanguillo, Mainz, Schott._______________. Hommage à Tarrega, Mainz, Schott. _______________. Ráfagas, Mainz, Schott._______________. Sonata, Mainz, Schott.VILLA-LOBOS, Heitor. Obras Completas, Paris, Durand/Max Echig.ZELENKA, Milan & OBROVSKA, Jana. Snadné Etudy I, Praga, Supraphon.DVDs:GUITARRA!, THE GUITAR IN SPAIN, JULIAN BREAM. Leipizig, Arthaus Musik, 102 003, RM Arts, 1985. JAN PERCE, MARIAN ANDERSON & ANDRÉS SEGOVIA, HISTORIC FILM FOOTAGE OF THREE LEGENDS. West Long Branch, Kultur, D1103.JOHN WILLIAMS, THE SEVILLE CONCERT FROM THE ALCÁZAR PALACE. West Long Branch, Kultur/Sony&BMG, D4180, 1993.JULIAN BREAM, MY LIFE OF MUSIC. Music from the Earth Productions, MoE 002, 2003.SCOTT TENNANT, PUMPING NYLON, A GUIDE TO CLASSICAL GUITAR TECHNIQUE. Van Nuys, Alfred, TL 20317.STAROBIN PLAYS SOR AND GIULIANI…FILMED IN HISTORIC LONDON, Pacific, Mel Bay Records, MO 63069, 2005.WILLIAM KANENGISER, EFFORTLESS CLASSICAL GUITAR. New York, Hot Licks, HOT130, 2006.