Informa??es da Disciplina

Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0786 - Violão VIII
Guitar VIII

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 6
Carga Horária Total: 195 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
1. Formar o Bacharel em Instrumento – Violão – apto a desenvolver atividades profissionais como músico atuante – solista e camerista.
2. Proporcionar as condições necessárias para encaminhar o aluno às atividades relacionadas ao ensino do instrumento e à pesquisa.
3. Habilitar o aluno com as ferramentas que permitam o contínuo aprimoramento de seus conhecimentos e de suas condições técnicas depois de graduação.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
89006 - Edelton Gloeden
 
Programa Resumido
1. Mecanismo, técnica e técnica aplicada.
2. Repertório amplo abrangendo obras originais e transcrições do séc. XVI ao séc. XXI. Ao final do curso, o aluno deverá ter trabalhado uma variedade de obras que sejam representativas da diversidade de estilos de época, correntes estéticas, gêneros musicais que sejam representativas da literatura violonística.
 
 
 
Programa
[Apresentação por ordem de dificuldade]

1. Mecanismo, técnica e técnica aplicada:

GIULIANI, Mauro. Studio per la Chitarra, opus 1: 1ª parte - 120 arpegios (1 a 10, 81 a 88, 11 a 17, 25 a 35, 36 a 40, 41 a 45, 46 a 50, 51 a 65).
GLOEDEN, Edelton. Estudo de Escalas: maiores, menores (harmônica,oriental, melódica e bachiana) e modos eclesiásticos, seguindo as seguintes etapas:
1- escalas de 1 oitava sem uso de corda solta (o),
2- escalas de 1 oitava em 1 corda iniciando com
(o) e com uso de (o) alternado,
3- escalas de 1 oitava em 1 corda iniciando com (o),
4- escalas de 2 oitavas em todas as cordas.
CARLEVARO, Abel. Serie Didactica para Guitarra, vol. IV – Exercícios com 1 e 3 dedos fixos.
GIULIANI, M. Studio per la Chitarra, opus 1: 120 arpegios (66 a 80, 89 e 90, 91 a 100, 109 a 120 e 18 a 24).
CARLEVARO, A. Série Didactica para Guitarra vol. I – Escalas de 2 e 3 oitavas com mudança de posição.
_______________. Série Didactica para Guitarra vol. III – Estudos de mudanças de posição por substituição, deslocamento e salto.
_______________. Serie Didactica para Guitarra, vol. IV - Exercícios com1 e 3 dedos Fixos – Extensão e Ligados ascendentes e descendentes.
TÁRREGA Francisco. Sämtliche Technische Studien (07, 02, 67 a 71, 04).
CARLEVARO, A. Serie Didactica para guitarra vol. II – Arpejos com ação conjunta de polegar – Acordes repetidos – exercícios de independência do polegar.
_____________. Série Didactica para Guitarra vol. I – Escalas de 2 e 3 oitavas com mudança de posição.
_____________. Série Didactica para Guitarra vol. III – Estudos de mudanças de posição por substituição, deslocamento e salto.
_____________. Serie Didactica para Guitarra, vol. IV - Exercícios com 1, 2 e 3 dedos Fixos – Extensão e Ligados ascendentes e descendentes simples.
TÁRREGA F. Sämtliche Technische Studien (08, 05, 10 a 13, 03 e 48).
CARLEVARO, A. Serie Didactica para guitarra vol. II – conclusão do conteúdo.
_______________. Série Didactica para Guitarra vol. I – conclusão do conteúdo.
_______________. Série Didactica para Guitarra vol. III - conclusão do conteúdo.
_______________. Serie Didactica para Guitarra, vol. IV – Exercícios com 1, 2 e 3 dedos Fixos, Extensão e Ligados ascendentes, descendentes, mistos e conclusão do conteúdo.
GIULIANI, M. Studio per Chitarra Opus. 1 – 2ª Parte (01, 02, 04, 05 e 06).
TÁRREGA F. Sämtliche Technische Studien - (01, 06, 63, 64, 09, 49, 45 e 50).
CARLEVARO, A. Guitar Masterclasses, vol. I
_____________ . Idem, vol. II.
_____________ . Idem, vol. III.
GIULIANI, M. Studio per Chitarra Opus. 1 – 2ª Parte (03, 13, 14, 11, 16 e 15)
ISNAOLA, Ricardo. Kitharologus, Heidelberg, Chanterelle.
CARLEVARO, A. Guitar Masterclasses, vol. I
_______________ . Idem, vol. II.
_______________ . Idem, vol. III.
_______________ . Idem, vol. IV.
FERNÁNDEZ, Eduardo. Técnica, mecanismo, aprendizaje: Una investigación Sobre llegar a ser guitarrista.
ISNAOLA, Ricardo. Kitharologus, Heidelberg, Chanterelle.

2. Estudos:

CARCASSI, Matteo. Estudos Op. 60 (02, 03, 13, 16, 19, 04 e 08)
CARLEVARO, A. Microestudios (Ej. Prep. 1 a 7, Estudios 1 a 5)
BROUWER, Leo. Estudios Sencillos (01, 02, 04, 05 e 08)
BROUWER, L.: Estudios Sencillos (12, 06, 09, 10, 07)
CARCASSI, M. Estudos Op. 60 (15, 07, 10, 11, 12, 01 e 14)
CARLEVARO, A. Microestudios (06 a 10 e 11 a 15)
CARCASSI, M.: Estudos Op. 60 (09, 06, 18, 05, 17 e 21)
CARLEVARO, A. Microestudios (15 a 20)
BROUWER, L. Estudios Sencillos (15, 14, 13, 11 e 16)
BROUWER, L. Estudios Sencillos (17, 18, 19, e 20)
CARCASSI, M. Estudos Op. 60 ( 24, 22, 20, 23 e 25)
CARLEVARO, A. Microestudios (16 a 20)
SOR, F. 20 Estudios (Grondona) (02, 03, 05, 04, 01, 06, 07, 08, 09, 10)
SOR, F. Estudios (Grondona) (11 ao 20)
GNATTALI, Radamés. Estudos (04 e 02)
MIGNONE, Francisco. Estudos (02 e 10)
VILLA-LOBOS, Heitor. Estudos (04, 06 e 08)
SOR, F. Estudios (Grondona e completos)
GNATTALI, Radamés. Estudos (05, 01 e 10)
MIGNONE, Francisco. Estudos (11 e 09 )
VILLA-LOBOS, Heitor. Estudos (11, 09, 05 e 03)
SOR, F. Estudios (completos)
Giuliani, M. Complete studies
GNATTALI, Radamés. Estudos (06, 03, 07 e 09)
VILLA-LOBOS, Heitor. Estudos (01, 02, 10, 12 e 07)
SOR, F. Estúdios (completos)
GNATTALI, Radamés. Estudos (06, 03, 07 e 09)
VILLA-LOBOS, Heitor. Estudos (01, 02, 10, 12 e 07)

3. Estudos complementares sugeridos:

GLOEDEN, Edelton. 6 Pequenos estudos
GRAMANI, José Eduardo. Viola, Estudos, Estudo em 9 e Pinho
ZELENKA, Milan & OBROVSKA, Helena. Snadné Etudy I
PORTO ALEGRE, Paulo. 10 Estudos
CARLEVARO. A. Masterclasses, vol. 1 – Estudios de Sor
GIULIANI, M. Estudos Op. 48
____________. Estudos Op. 100
SOR, F. Estudios (completos)
AGUADO, Dionisio. Estudos
COSTE, Napoleón. 25 Etudes de Genre Op. 38
DODGSON, Stephen. & QUINE, Hector. Studies for Guitar
GIULIANI, M. Estudos (completos)
CARLEVARO, A. 5 Estudios, Homenage a Villa-Lobos (avulsos)
COSTE, Napoleón. 25 Etudes de Genre Op. 38
SEGOVIA, Andrés. Estúdios
REGONDI, Giulio. Studies
SEGOVIA, Andrés. Estudio sin luz

4. Obras:

PONCE, Manuel. Prelúdios cortos
POULENC, F. Sarabande
GUERRA PEIXE, C. 10 Lúdicas (05, 02, 01, 04)
GUIMARÃES, João Teixeira (João Pernambuco). Chôros nºs. 1 e 2, Sentindo e Brasileirinho
TÁRREGA, Francisco. Lágrima e Malagueña fácil
CASTELNUOVO-TEDESCO, Mario. Appunti: Preludi e studi per chitarra – Quaderno primo: gli intervalli
GUERRA PEIXE, C. 10 Lúdicas (03, 07, 09)
LENDLE, Wolfgang. Impulse (11, 12, 14, 15 e 16)
HAUG, Hans. Alba
PEDRELL, Carlos. Página romántica
TÁRREGA, Francisco. Prelúdio nº 8, Adelita, Vals e Prelúdio nº 9
BARRIOS, Agustín. Prelúdio (RS, vol. I, p. 9) e Prelúdio (RS, vol. I, p. 10)
BROUWER, L. Pieza sin título nº 2
_____________. Pieza sin título nº 3
CARLEVARO, A. Prelúdios Americanos (Tamboriles e Campo)
_______________. Idem. Milonga Oriental
CASTELNUOVO-TEDESCO, Mario. Appunti: Preludi e studi per chitarra – Quaderno primo: gli intervalli
GUERRA-PEIXE, C. Peixinhos da Guiné
__________________.Prelúdios (05, 04 e 01)
PUJOL, E. Hispanae Citharae Ars Viva
Luys de Narváez – Canción del Emperador
Luys de Narváez – Diferencias sobre Guardame las Vacas,
Tres Diferencias por otra parte
RAGOSSNIG, K.: Musik der Renaissance
Baruch Bulman – Pavan
Santino Garsi da Parma – Gagliarda Manfredina,
La ne mente per la gola
Dalza, Joan Ambrosio – Calata ala spagnola
Jan Pieterszoon Sweelinck – Psalm V
PUJOL, E.: Hispanae Citharae Ars Viva
Diego Pisador – Pavana muy llana para tañer
Enrique de Valderrábano – Soneto I
Luys Milan – Fantasía de consonancias y redobles
Enrique de Valderrábano – Soneto II
Diego Pisador – Villanesca ( La Cortesia)
Luys Milan – Fantasía (VIII) del quarto tono
RAGOSSNIG, Konrad. Musik der Renaissance
Alonso Mudarra – Pavana de Alexandre
Robert Johnson – Alman
Adrian Le Roy – Passameze, Passameze (plus diminué)
Anonymous – Kemp’s Jig
Jean-Baptiste Besard – Guillemette, Ballet
REIS, Dilermando. Nossa ternura, Sinhazinha, Uma valsa e dois amores e Se ela perguntar.
TÁRREGA, F. Prelúdios nºs. 10, 11, Estudio em forma de minueto,
Sueño (Mazurka), Prelúdio nº 1, Danza Odalisca e Mazurka en Sol M
VILLA-LOBOS, Heitor. Mazurka-chôro, Prelúdio nº 3, Valsa-Chôro
ALMEIDA PRADO, José Antônio. Poesilúdio nº 1
BARRIOS, A. Villancico de la Navidad, Vidala, Estudio del ligado (RS, vol. II, p. 36),
Aconquija e Gavota en estilo antiguo
BROUWER, L. 2 Temas populares cubanos: Canción de cuna e Ojos Brujos
GIULIANI, M. Sonata Op. 15
GUERRA PEIXE, C. Suite
________________ C. Prelúdios (02 e 03)
LAURO, Antonio. Valses venezolanos nº 1 e 2
LLOBET, Miguel. Canciones Populares Catalanas
PONCE, M. Dos Canciones, Estrellita y prelúdio, Por ti mi corazón
PUJOL, E. Hispanae Citharae Ars Viva
Alonso Mudarra – Gallarda, Diferencias sobre Conde Claros
RAGOSSNIG, K. Musik der Renaissance
Vicenzo Capirola – Ricercar (I), Ricercar (II)
John Dowland – Lachrimae Pavan,
The Queen Elizabeth her Galliard,
The Earl of Essex his Galliard
REIS, Dilermando. Conversa de bahiana, Xodó da bahiana, Serenata, Caboclinho, Dr. Sabe Tudo e Dialogando
SOR, F. Sonata Op. 15
TÁRREGA, F. Marieta (mazurka), Prelúdio nº 5, Maria (gavota),Prelúdio nº 3
VILLA-LOBOS, H. Gavota-chôro, Prelúdio nº 4 e Chorinho
BARRIOS, A. Aire de Zamba, Julia Florida
BROUWER, L. 2 Aires populares cubanos, Pieza sin título nº 3, Prelúdio, Fuga nº 1,Danza característica
CARLEVARO, A. Introdución y Capricho
CRESPO, Jorge Gomes. Norteña
GUERRA-PEIXE, C. Suite
LLOBET, Miguel. Canciones Populares Catalanas
PONCE, M. Balletto, Prelúdio em Mi Maior, La Pajarera, La Valentina
PUJOL, E.: Hispanae Citharae Ars Viva
Luys de Narváez – Baxa de Contrapunto
Alonso Mudarra – Fantasía X
RAGOSSNIG, K.: Musik der Renaissance
Albert Dlugoraj – Fantasia, Villanella, Finale
John Dowland – Sir John Smith his Almaine
Valentin Barkfark – Fantasie (I)
RODRIGO, Joaquín. Tiento antiguo
TANSMAN, Alexandre. Trois pièces
____________________. Suite in modo polonico
TÁRREGA, F. Prelúdio nº 2, Danza Mora, Prelúdio nº 4, Alborada e Capricho árabe
VILLA-LOBOS, H. Prelúdio nº 5, Schottish-chôro, Prelúdio nº 1
AGUADO, D. Complete works for guitar, vol. I a vol. IV.
ASENCIO, Vicente. Suite de Homenajes
BARRIOS, Agustín. Mazurka apasionata, Vals nº 3, Vals nº 4,
Chôro da Saudade, Danza Paraguaia, La Catedral e
Una limosna al amor de Dios
BENNETT, Richard Rodney. Impromptus
BROUWER, L. Preludios Epigramaticos, Elogio de la Danza, Tres Apuntes,
Paisaje cubano con campanas, Canticum, Decameron Negro,
Variaciones sobre un tema de Django Reinhardt
CASTELNUOVO-TEDESCO, M. Tarantella
_____________________________.Variations à travers les siècles
_____________________________.Tonadilla Op. 170 nº 5
_____________________________.Aranci in fiore
COSTE, N. Complete works.
FALLA, Manuel de. Homenaje, pour le Tombeau de Debussy
GIULIANI, M. Complete works
GNATTALI, R. Pequena suite
_____________. Brasiliana nº 13
GUASTAVINO, Carlos. Santa Fé para llorar
_____________________. Sonatas 1 a 3
LAURO, A. Angostura
__________. Carora
__________. 4 Valsa venezolanas
__________. María Luisa
__________. Sonata
__________. Suite venezolana
__________. Seis por derecho
LEGNANI, Luigi. Capriches Op. 20
LLOBET, Miguel. Canciones Populares Catalanas
MIGNONE, F. 12 valsa brasileiras em forma de estudos
MORENO TORROBA, Federico. Aires de la Mancha
_____________________________. Burgalesa
_____________________________. Castelos de España
_____________________________. Piezas características, vol. 1 e 2
_____________________________. Madroños
_____________________________. Nocturno
_____________________________. Serenata burlesca
_____________________________. Sonatina
OHANA, Maurice. Tiento
PONCE, M. 24 Preludios
__________. Sonata Clásica
__________. Sonata mexicana
__________. Sonata Romántica
__________. Sonata III
__________. Sonatina meridional
__________. Suite em la
__________. Suite em re
__________. Thème varié et finale
__________. 4 Piezas para guitarra
PUJOL, E. Canción de Cuna
_________. Cubana
_________. Manola de Avapiés
_________. Tango
_________.Guajira
_________.Impromptu
_________. Homenaje a Tárrega
_________. Tonadilla
REGONDI, G. Complete works
RODRIGO, J. En los Trigales,
____________. Pajaros de primavera
____________. Zarabanda lejana
____________. Sonata à la española
RUIZ-PIPÓ, Antonio. Canciónes y danzas nºs 2 y 3
SANTÓRSOLA, Guido. Tres arias de corte
____________________. Suite a la Antigua
____________________. Vals Romántico
SMITH BRINDLE, R. El polifemo de oro
SOR, F. Complete works
TANSMAN, A. Mazurka
_____________. Cavatina
TURINA, J. Sevillana
__________. Fandanguillo
__________. Hommage à Tarrega,
__________. Ráfagas
__________. Sonata
TÁRREGA, F. Recuerdos de la Alhambra
VILLA-LOBOS, H. Prelúdio nº 2 e Chôros nº 1


4. Obras sugeridas:

GLOEDEN, Edelton. 6 Pequenos estudos
GUERRA-PEIXE, César. Breves
SMITH-BRINDLE, Reginald. Guitarcosmos vol. I e II
LENDLE, Wolfgang. Impulse (01 a 05)
________________. Impulse (06 a 10)
GRAMANI, José Eduardo. Viola, Estudos, Estudo em 9 e Pinho

GUIMARÃES, João Teixeira (João Pernambuco). Graúna, Dengoso, Sonho de magia, Brejeiro e Saudosa viola
SMITH-BRINDLE, R. Guitarcosmos vol. III
BARTOLONI, Giacomo. Elíptica
SARDINHA, Aníbal Augusto (Garoto). Doce lembrança
LENDLE, Wolfgang. Impulse (17, 18, 19, 20, 21, 22 e 13)
CARLEVARO, A. Prelúdios Americanos (Evocación, Scherzino e Ronda)
GUERRA PEIXE, C. 10 Lúdicas (10, 08 e 06)
GUIMARÃES, João Teixeira (João Pernambuco). Sons de Carrilhôes,Reboliço, Gritos d’Alma, Magoado e Pó de mico
FARIÑAS, Carlos. Canción
GUIMARÃES, João Teixeira (João Pernambuco). Mimoso, Interrogando, Recordando minha terra e Estudo nº 1
MIGNONE, Francisco. Brazilian song
REIS, Dilermando. Dois destinos, Ternura, Noite de lua e Flôr de Aguapé
SARDINHA, Anibal Augusto. Naqueles velhos tempos e Gente humilde
FERNANDEZ, Lorenzo. Velha Modinha

METODOLOGIA:
1. Aulas individuais com apresentação dos conteúdos na seguinte ordem:
Estudos de mecanismo e técnica e repertório compreendendo estudos e obras consagradas.
2. A apresentação dos conteúdos dos estudos de mecanismo, de técnica e do repertório será feita seguindo uma ordem progressiva de dificuldades, conforme as possibilidades de cada aluno, compatível com o conteúdo programático.
 
 
 
Avaliação
     
Método
1. Avaliação semestral compreendendo:
a. Prova prática com banca formada pelo professor orientador mais um docente da instituição. O professor orientador apresenta o conteúdo trabalhado no semestre à banca que por sua vez fará as escolhas. O conteúdo mínimo por semestre é de 04 estudos e 03 obras.
b. Avaliação do professor orientador do trabalho desenvolvido durante o semestre compreendendo: nível técnico e artístico, assiduidade e disciplina.

A nota final do semestre será a média aritmética dos itens citados acima.
Critério
O critério adotado considerará o progresso realizado durante as aulas, a assiduidade, a dedicação ao estudo diário ao instrumento e o desempenho na prova prática. Durante esta prova será avaliado seu potencial artístico, competência e evolução no domínio técnico do instrumento, adequação estilística, capacidade de concentração. Caberá ao aluno, em conjunto com seu professor, determinar quais obras do programa mínimo apresentará em cada semestre.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
Tratados e métodos:

AGUADO, Dionisio. Complete works for guitar, vol. I a IV, Chanterelle, 1994.

ARTZT, Alice. The Art of Practising, Westport, The Bold Strummer, 1993.

BROUWER, Leo & PAOLINI, Paolo. Scale per chitarra: metodologia dello studio,
Milano, Ricordi, 1992.

CAMERON, Pedro. Estudo programado de violão. Vol. 1, São Paulo, Vitale, 1978.

CARLEVARO, Abel. Serie didactica para guitarra – Cuaderno nº 1:
escalas diatônicas, Buenos Aires, Barry, 1966.
_________________. Serie didactica para guitarra – Cuaderno nº 2:
técnica de la mano derecha, Buenos Aires, Barry, 196.
_________________. Serie didactica para guitarra – Cuaderno nº 3:
técnica de la mano izquierda, Buenos Aires, Barry, 1969.
_________________. Serie didactica para guitarra – Cuaderno nº 4: técnica de la
mano izquierda (conclusión), Buenos Aires, Barry, 1974.
_________________. Escuela de la guitarra: Exposición de la teoria instrumental,
Buenos Aires, Barry.
_________________. Clases magistrales: tecnica aplicada, vol. I
sobre 10 Estudios de Fernando Sor, Buenos Aires, Barry,
_________________. Clases magistrales: tecnica aplicada, vol. II sobre
5 Prelúdios y el Choro nº 1 de H. Villa Lobos, Montevideo,
Dacisa, 1986.
_________________. Abel Carlevaro guitar masterclasses, vol. I:
F.Sor: 10 Studies, Heidelberg, Chanterelle, 1988.
_________________. Abel Carlevaro guitar masterclasses, vol. II:
technique, analysis and interpretation of the guitar works of
H. Villa Lobos: 5 Preludes (1940), Choro nº 1 (1920),
Heidelberg, Chanterelle, 1988.
_________________. Abel Carlevaro guitar masterclasses, vol. III:
technique, analysis and interpretation of the guitar works of
H. Villa Lobos: 12 Studies (1929), Heidelberg, Chanterelle,
1988.
_________________. Abel Carlevaro guitar masterclasses, vol. IV: J.S. Bach –
Chaconne (BWV 1004), Heidelberg, Chanterelle, 1988.

CARULLI, Ferdinando. Méthode Complète pour guitare, Op. 27, Firenze, S.P.E.S.,
1981.

DUDEQUE, Norton. História do violão, Curitiba, Editora da UFPR.

DUNCAN, Charles. The Art of Classical Guitar Playing, New Jersey,
Summy-Birchard Inc., 1980.

FERNÁNDEZ, Eduardo. Técnica, mecanismo, aprendizaje:
Una investigación sobre llegar a ser guitarrista,
Montevideo, Art., 2001.

GILARDINO, Angelo. La tecnica de la chitarra: fondamenti meccanici. Ancona,
Bèrben, 1981.

GLOEDEN, Edelton. Técnica da mão esquerda: Escalas, São Paulo, man., 2008.

IZNAOLA, Ricardo. Kitharologus: the path to virtuosity, Columbus, Mel Bay,
1997.
________________. On practicing: a manual for students of guitar performance,
Heidelberg, Chanterelle, 1994.

POCCI, Vincenzo. Guitar Reference: guida al repertorio moderno e
contemporâneo della chitarra, Roma, VP Music Media, 2004.

PRAT, Domingo. Escalas y arpegios de mecanismo tecnico, 7ª edición,
Buenos Aires, Ricordi, 1935.
______________. La nueva técnica de la guitarra:
arpegios, acordes y modulaciones para la práctica de los cinco
dedos de la mano derecha, Buenos Aires,
Ricordi Americana, 10ª edición, 1951.

PUJOL, Emilio. Escuela Razonada de la Guitarra, libro 1º, Ricordi Americana,
Buenos Aires, 1956.
____________. Escuela Razonada de la Guitarra, libro II, Ricordi Americana,
Buenos Aires, 1952.
____________. Escuela Razonada de la Guitarra, libro 3º, Ricordi Americana,
Buenos Aires, 1954.
____________. Escuela Razonada de la Guitarra, libro IV, Ricordi Americana,
Buenos Aires, 1971.

ROMERO, Pepe. Guitar Style & Technique: a comprehensive study of technique
for the classical guitar, New York, Bradley, 1982.

ROUSSEL, David. Consejos

SANZ, Gaspar. The complete works of Gaspar Sanz, transcribed and edited by
Jerry Willard, vol. 1 and 2, New York, Amsco Publications, 2006.

SAVIO, Isaias. Escola Moderna do Violão, vol. I e II, São Paulo, Ricordi Brasileira.

SHEARER, Aaron. Classical Guitar Technique, vol. I, 2th edition, New York,
Franco Colombo, 1963.
_______________. Classical Guitar Technique, vol. II, New York,
Franco Colombo, 1964.
_______________. Classical Guitar Technique, supplement I:
slur, ornament and reach development exercices, New York,
Franco Colombo, 1964.
_______________. Classical Guitar Technique, supplement / 3:
scales pattern studies for guitar, New York, Franco Colombo,
1965.
_______________. Learning the classical guitar, part one, Pacific, Mel Bay, 1990.
_______________. ________________________, part two, Pacific, Mel Bay, 1990.
_______________. Scale patters studies for guitar, supplement /3,
Franco Colombo.

SLONIMSKY, Nicolas. Thesaurus of scales, and melodic patterns, New York,
Amsco Publications, 1975.

TÁRREGA Francisco & SCHEIT, Karl (org.). Sämtliche Technische Studien, Wien,
Universal.

TENNANT, Scott. Pumping Nylon: the classical guitarrist’s technique hand book,
Van Nuys, Alfred, 1995.

Dissertações:

CAMARGO, Guilherme de. A guitarra do século XIX em seus aspectos técnicos e
estilístico-históricos a partir da tradução comentada e
análise do “Método para Guitarra” de Fernando Sor,
Dissertação de mestrado, São Paulo,
Universidade de São Paulo,
Escola de Comunicações e Artes,
Departamento de Música, 2005.

EID, Dagma Cibele. Miguel Llobet: Canciones catalanas para violão
(1899 – 1927), Dissertação de mestrado, São Paulo,
Depto. de Música/ECA/USP, 2008.

GLOEDEN, Edelton. O Ressurgimento do violão no Séc. XX: Miguel Llobet,
Emilio Pujol e Andrés Segovia, Dissertação de mestrado,
ECA/USP, São Paulo, 1996.

FERNANDES PEREIRA, Marcelo. A escola violonística de Abel Carlevaro,
Dissertação de mestrado, São Paulo,
Depto. de Música/ECA/USP, 2003.

Teses:

GLOEDEN, Edelton. As 12 Valsas brasileiras em forma de estudos para violão de
Francisco Mignone: Um ciclo revisitado,
Tese de doutoramento, ECA/USP, São Paulo, 2002.

Partituras:

ABLONIZ, Miguel (org.). Antologia per Chitarra, Milano, Ricordi.
ASENCIO, Vicente. Suite de Homenajes, Bruxeles, Schott.
ALMEIDA PRADO, José Antônio de. Poesilúdio nº 1, Darmstadt, Tonos.
BARRIOS, Agustín. (ed. Richard Stover), The complete guitar works of
Agustín Barrios Mangoré, vol. I, Melville, Belwin Mills.
BARTOLONI, Giacomo. Elíptica, São Paulo, Novas Metas.
BENNETT, Richard Rodney. Impromptus. Wien, Universal.
BROUWER, Leo. Estudios Sencillos. I-V, VI-X, XII-XV, XVI-XX. Paris, Max Echig.
______________. Nuevos estudios sencillos, Montreal, Doberman.
______________. Pieza sin títuno nº 1, 2 e 3. Paris, Max Echig.
______________. 2 Temas populares cubanos: Canción de cuna e Ojos Brujos,
Paris, Max Echig.
______________. Prelúdio, Paris, Max Echig.
______________. Fuga nº 1, Paris, Max Echig.
______________. Danza característica, Paris, Max Echig.
______________. L. Preludios Epigramaticos, Paris, Ed. Transatlantiques.
______________. Elogio de la Danza, Paris, Max Echig.
______________.Tres Apuntes, Paris, Max Echig.
______________.Paisaje cubano con campanas, Milano, Ricordi.
______________.Canticum, Paris, Max Echig.
______________.Decameron Negro, Paris, Ed. Transatlantiques.
______________.Variaciones sobre un tema de Django Reinhardt, Paris,
Max Echig.
CARCASSI, Matteo. 25 Etudes Op.60 (Wynberg). Heidelberg, Chanterelle.
CARLEVARO, Abel. Microestudios 1-5, 6-10, 11-15, 16-20. Heidelberg,
Chanterelle.
________________. Prelúdios Americanos, Barry, Buenos Aires
________________. Milonga oriental. Heidelberg, Chanterelle.
________________. Aires de vidalita sobre um tema de Cotelo. Heidelberg,
Chanterelle.
________________. Introdución y Capriccio. Heidelberg, Chanterelle.
________________. Arias y danzas antiguas sobre textos de Gaspar Sanz.
Buenos Aires, Barry.
________________. 5 Estudios Homenaje a H. Villa-Lobos, Buenos Aires, Barry.
CASTELNUOVO-TEDESCO, Mario. Appunti: Preludi e studi per chitarra –
Quaderno primo: gli intervalli, Milano,
Suvini Zerboni.
_____________________________.Tarantella, Milano, Ricordi.
_____________________________.Variations à travers les siècles, Mainz,
Schott.
_____________________________.Tonadilla Op. 170 nº 5, Mainz, Schott.
_____________________________.Aranci in fiore, Milano, Ricordi.

COSTE, Napoleon. 25 Etudes de Genre Op. 38,.
_______________. Complete works. Heidelberge, Chanterelle.
CRESPO, Jorge Gomes. Norteña, Buenos Aires, Ricordi.
DODGSON, Stephen & QUINE, Hector. Progressive reading for guitarists.
Ricordi, London.
________________________________. Studies for Guitar, New York, Ricordi.
DOWLAND, John. The Collected Lute Music of John Dowland (Poulton),
London, Faber.
FALLA, Manuel de. Homenaje, pour le Tombeau de Debussy, Heidelberg,
Chanterelle.
FARIÑAS, Carlos. Canción. Habana, Ediciones musicales de Cuba.
FERNANDEZ, Lorenzo. Velha Modinha, São Paulo, Vitale.

GAROTO, ver SARDINHA. Annibal Augusto
GIULIANI, Mauro. Studio per la Chitarra, opus 1, London, Tecla, 1984.
______________. Complete works, Heidelberg, Chanterelle.

GLOEDEN, Edelton. 6 pequenos estudos, Novas Metas, São Paulo, 1979.
GNATTALI, Radamés. 10 Estudos, Heidelberg, Chanterelle.
__________________. Pequena suite, Paris, Max Echig.
__________________. Brasiliana nº 13, Paris, Max Echig.
__________________. 3 Concert Studies, Heidelberg, Chanterelle.

GRAMANI, José Eduardo. Rítmica Viva: A Consciência Musical do Ritmo,
Editora da Unicamp.
GUASTAVINO, Carlos. Santa Fé para llorar, Buenos Aires, Ricordi.
_____________________. Sonatas 1, 2 e 3, Buenos Aires, Ricordi.
GUERRA PEIXE, César. Breves, São Paulo, Vitale
____________________. Lúdicas 1 a 10 (avulsas), São Paulo, Vitale.
____________________. Prelúdios, São Paulo, Fermata.
____________________. Peixinhos da Guiné, man.
____________________.Suite, man.
GUIMARÃES, João Teixeira, Obras para violão (avulsas com revisões de
Jodacil Damasceno, Roberto Paiva T. de Freitas,
Henrique Pinto e Turíbio Santos), São Paulo,
Ricordi Brasileira.
HAUG, Hans. Alba, Ancona, Bèrben.
LAURO, Antonio. Angostura, Amsterdam, Broekmas & van Poppel.
______________. Carora, Amsterdam, Broekmas & van Poppel.
______________. 4 Valsa venezolanas, Amsterdam, Broekmas & van Poppel.
______________. María Luisa, Amsterdam, Broekmas & van Poppel.
______________. Sonata, Milano, Zanibon.
______________. Suite venezolana, Amsterdam, Broekmas & van Poppel.
______________. Seis por derecho, Milano, Zanibon.

LENDLE, Wolfgang, Impulse, Ricordi.
LEGNANI, Luigi. Capriches Op. 20, Milano, Ricordi.

LLOBET, Miguel. Canciones Populares Catalanas, Heidelberg, Chanterelle.
______________. Complete works, Heidelberg, Chanterelle.

MIGNONE, Francisco. Brazilian Song. New York, Guitar Review.
__________________.12 Estudos. Washington, Columbia.
MORENO TORROBA, Federico. Aires de la Mancha, Madrid, Opera Tres.
__________________________. Burgalesa, Mainz, Schott.
__________________________. Castillos de España, Opera Tres.
__________________________. Piezas características, vol. 1 e 2, Mainz,
Schott.
__________________________. Madroños, Mainz, Schott.
__________________________. Nocturno, Mainz, Schott.
__________________________. Serenata burlesca, Mainz, Schott.
__________________________. Sonatina, Opera Tres.
OHANA, Maurice. Tiento, Paris, Billaudot.
PEDRELL, Carlos. Tres piezas, Mainz, Schott.
PERNAMBUCO, João. ver em GUIMARÃES, João Teixeira.
PONCE, Manuel. Preludios Cortos, New York, Peer International.
______________. Dos Canciones, México, Yotlol.
______________.Estrellita y prelúdio, México, Yotlol.
______________.Por ti mi corazón, (Tres canciones populares mexicanaa),
Mainz, Schott.
______________. Balletto, México, Conacuta.
______________. Prelúdio em Mi Maior, México, Conacuta.
______________.Tres canciones populares mexicanas, Mainz, Schott.
_____________. 24 Preludios, London, Tecla.
_____________. Sonata Clásica, Mainz, Schott.
_____________. Sonata mexicana, New York, Peer.
_____________. Sonata Romántica, Mainz, Schott.
_____________. Sonata III, Mainz, Schott.
_____________. Sonatina meridional, Mainz, Schott.
_____________. Suite en la, Paris, Ed. Transatlantiques.
_____________. Suite en re, New York, Peer.
_____________. Thème varié et finale, Mainz, Schott.
_____________. 4 Piezas para guitarra, Mainz, Schott.
PORTO ALEGRE, Paulo. Dez estudos para violão, São Paulo Novas Metas.
____________________. Estudos 11 a 20, man.
POULENC, F. Sarabande, Milano, Ricordi
PUJOL, Emílio. Hispanae Citharae Ars Viva, Mainz, Schott.
____________. Canción de Cuna, Paris, Max Echig.
____________. Cubana, Paris, Max Echig.
____________. Manola de Avapiés, Paris, Max Echig.
____________. Tango, Paris, Max Echig.
____________. Guajira, Paris, Max Echig.
____________. Impromptu, Paris, Max Echig.
____________. Homenaje a Tárrega, Mainz, Schott.
____________. Tonadilla, Paris, Max Echig.

RAGOSSNIG, Konrad. Musik der Renaissance fúr Gitarre. Mainz, Schott.
REGONDI, Giulio. Complete works, Heidelberg, Chanterelle.
REIS, Dilermando. 19 Grandes Obras, Bandeirante.
_______________. Obras para violão (avulsas), Bandeirantes.
RODRIGO, Joaquín. Tiento antiguo. Wiesbaden, Bote & Bock.
________________. En los Trigales, Madrid, Ed. Joaquín Rodrigo.
________________. Pajaros de primavera, Ed. Joaquín Rodrigo.
________________. Zarabanda lejana, Paris, Max Echig.
________________. Sonata à la española, Paris, Max Echig.
RUIZ-PIPÓ, Antonio. Canciónes y danzas nº 1, Madrid, Ediciones Musicales.
_________________.Canción y danza nº 2, Madrid, UME.
SANTÓRSOLA, Guido. Tres arias de corte, Washington, Columbia.
___________________. Suite a la Antigua, São Paulo, Ricordi.
___________________. Vals Romántico, Ancona, Bérben.
SARDINHA, Anibal Augusto. The Guitar Works of Garoto, Vol. I e II, transcrições
editados por Paulo Bellinatti, Los Angeles, GSP.
SEGOVIA, Andrés. Diary Estudios, Mainz, Schott.
SMITH BRINDLE, Reginald. Guitarcosmos, vol. 1, 2 e 3 Mainz, Schott.
______________________ . El polifemo de oro, Mainz, Schott.
Sor, Fernando. The Complete works for guitar, vol. 1 a 9 London, Tecla
____________. The Complete Studies for guitar, Chanterelle, Heidelberg.
____________. (Stefano Grondona, org.) 20 Studi, Milano, Ricordi.
TANSMAN, Alexandre. Trois pièces, Paris, Max Echig.
___________________. Suite in modo polonico, Paris, Max Echig.
___________________. Mazurka, Mainz, Schott.
___________________. Cavatina, Mainz, Schott.
TÁRREGA, Francisco. Sämtliche Technische Studien (Scheit). Universal.
__________________. Complete Works, Vol. I, Heidelberg, Chanterelle.
__________________. Complete Works, Vol. II, Heidelberg, Chanterelle.
TENNANT, Scott. Pumping Nylon, vol. I e II, Van Nuys, Alfred.
TURINA, Joaquín. Sevillana, Washington, Columbia.
_______________. Fandanguillo, Mainz, Schott.
_______________. Hommage à Tarrega, Mainz, Schott.
_______________. Ráfagas, Mainz, Schott.
_______________. Sonata, Mainz, Schott.
VILLA-LOBOS, Heitor. Obras Completas, Paris, Durand/Max Echig.
ZELENKA, Milan & OBROVSKA, Jana. Snadné Etudy I, Praga, Supraphon.

DVDs:

GUITARRA!, THE GUITAR IN SPAIN, JULIAN BREAM. Leipizig, Arthaus Musik, 102 003, RM Arts, 1985.

JAN PERCE, MARIAN ANDERSON & ANDRÉS SEGOVIA, HISTORIC FILM FOOTAGE OF THREE LEGENDS. West Long Branch, Kultur, D1103.

JOHN WILLIAMS, THE SEVILLE CONCERT FROM THE ALCÁZAR PALACE. West Long Branch, Kultur/Sony&BMG, D4180, 1993.

JULIAN BREAM, MY LIFE OF MUSIC. Music from the Earth Productions, MoE 002, 2003.

SCOTT TENNANT, PUMPING NYLON, A GUIDE TO CLASSICAL GUITAR TECHNIQUE. Van Nuys, Alfred, TL 20317.

STAROBIN PLAYS SOR AND GIULIANI…FILMED IN HISTORIC LONDON, Pacific, Mel Bay Records, MO 63069, 2005.

WILLIAM KANENGISER, EFFORTLESS CLASSICAL GUITAR. New York, Hot Licks, HOT130, 2006.
 

Clique para consultar os requisitos para CMU0786

Clique para consultar o oferecimento para CMU0786

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP