Esta disciplina enfoca questões musicais e técnicas referentes ao domínio e desenvolvimento da execução pianística, incluindo aspectos históricos, estéticos, estilísticos e analíticos que propiciem uma performance profissional do repertório destinado a esse instrumento. Tem como objetivo tornar o aluno de Bacharelado em Instrumento – piano apto a desenvolver atividades profissionais de solista, camerista, professor ou pesquisador, assim como habilitá-lo com ferramentas que permitam um contínuo aprimoramento e incremento do seu repertório depois de graduado.
Cabe ao professor, face ao estágio de desenvolvimento de cada aluno, orientá-lo na escolha de um repertório de demandas técnicas e artísticas progressivas, visando ao seu aprimoramento enquanto instrumentista. Ao final dos oito semestres previstos para o curso, o aluno deverá ter trabalhado uma variedade de obras que sejam representativas da diversidade de estilos de época, correntes estéticas, gêneros musicais e técnicas de execução e de composição que são característicos da literatura pianística.
Ao final dos oito semestres, o aluno deverá ter cumprido um programa mínimo que incluirá, obrigatoriamente: J.S.Bach – 3 obras, sendo 2 delas prelúdios e fugas; uma obra de compositor barroco; Haydn ou Mozart – uma Sonata; Beethoven – uma Sonata; duas obras de compositores do período romântico; duas obras compostas nos séculos XX ou XXI; duas obras de compositores brasileiros; um estudo de Liszt ou Chopin; um estudo de Rachmaninoff, Scriabin, Debussy, Prokofieff, Szymanowski, Bartók, Stravinsky ou Ligeti; dois estudos de livre escolha (autores anteriores ou Czerny - op. 740 ou Moskowsky op. 72); uma obra camerística; um concerto para piano e orquestra. METODOLOGIA: 1. Aulas semanais individuais nas quais serão trabalhadas obras do repertório de cada aluno. 2. Masterclasses periódicas com docentes do Departamento e convidados.
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